in

Qual é a diferença entre os fundos Multi Cap e Flexi Cap?

Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.

Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.

O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.

Qual é a diferença entre os fundos Multi Cap e Flexi Cap?

Se você se perguntou o que são fundos multi cap e flexi cap, você pode consultar a circular de categorização de produtos SEBI emitida em outubro de 2017, que entrou em vigor em junho de 2018. Essa circular permitiu que os fundos multicap investissem 65% de seus ativos em ações e instrumentos relacionados a ações em ações de grande, média e pequena capitalização. Em setembro de 2020, a SEBI determinou que os fundos multicap mantivessem uma exposição de pelo menos 25% cada em ações de grande, média e pequena capitalização, com o objetivo de proporcionar maior diversificação aos investidores de fundos multicapitalização. No entanto, isso limita a capacidade do fundo de aproveitar as oportunidades com base em suas perspectivas, porque às vezes pode ser necessário subestimar um segmento específico que se espera que prejudique, o que significaria violar o mandato mínimo de alocação de 25%.

Então, em novembro de 2020, a SEBI introduziu fundos Flexi Cap que são semelhantes aos fundos Multi Cap, mas seguem um mandato de investimento flexível. A principal diferença entre o fundo multicap e o flexicap é a flexibilidade que este último tem em alterar a alocação entre grandes limites, médios e pequenos limites, garantindo ao mesmo tempo que 65% dos seus ativos são alocados a instrumentos de capital próprio e de capital próprio. Por exemplo, se o gestor do fundo sentir a necessidade de reduzir a exposição às small caps durante a incerteza económica, pode reduzir a dotação para zero e aumentar a dotação para as grandes capitalizações/médias capitalizações. Mas um fundo multi-cap não pode gerenciar seu portfólio de forma tão dinâmica.

Os investidores que encontram conforto em permanecer investidos em todas as capitalizações de mercado, independentemente dos ciclos de mercado, com uma alocação fixa para empresas de pequena, média e grande capitalização, podem escolher fundos multicapitalização. Aqueles que preferem uma estratégia de investimento flexível que pode aumentar / diminuir a exposição entre os mercados, dependendo das perspectivas do mercado, podem optar por fundos de capitalização Flexi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels cup of couple 6633607

Como investir em planos diretos

pexels alesia kozik 6771900

Por que você deve investir em fundos mútuos?