in

Phil Knight: biografia, família, salário e bens

Patrimônio líquido: $ 55 bilhões
Data de nascimento: 24 de fevereiro de 1938 (83 anos)
Gênero: Masculino
Profissão: Empreendedor, Empresário
Nacionalidade: Estados Unidos da America

Phil Knight Net Worth:

$ 55 bilhões

Phil Knight Net Worth: Phil Knight é um empresário americano, fã de esportes e filantropo que tem um patrimônio líquido de $ 55 bilhões. Phil Knight ganhou seu patrimônio líquido como fundador e maior acionista individual da Nike Inc.

Juventude: Philip Hampson Knight nasceu em Portland, Oregon, em 24 de fevereiro de 1938.

Seus pais são Lota Knight (nascida Hatfield) e Bill Knight, foi advogado e posteriormente editor de jornal. Knight foi criado no bairro de Portland em Eastmoreland e se formou na Cleveland High School. Ele então continuou seus estudos na Universidade de Oregon, onde era membro da fraternidade Phi Gamma Delta, trabalhou como repórter esportivo para o Oregon Daily Emerald e era um corredor de meia distância. Ele se formou na faculdade em 1959 em jornalismo.

Carreira: Após sua graduação na Universidade de Oregon, Knight alistou-se no Exército dos Estados Unidos, servindo um ano na ativa e depois sete anos na Reserva do Exército. Após o fim da ativa, Knight matriculou-se na Standard Graduate School of Business, graduando-se em 1962 com mestrado em administração de empresas. Ele então partiu para uma viagem de formatura que incluiu uma parada em Kobe, no Japão, onde descobriu os tênis de corrida da marca Tiger, fabricados pela Onitsuka Co. em Kobe. Ele ficou muito impressionado com a qualidade dos sapatos e seu baixo custo, e conseguiu marcar uma reunião entre ele e o Sr. Onitsuka. Foi assim que ele garantiu os direitos de distribuição do Tiger no oeste dos Estados Unidos.

Enquanto esperava que as primeiras amostras do Tiger fossem enviadas para Portland, um processo que demorou mais de um ano, ele conseguiu um emprego como Contador Público Certificado (CPA) na Coopers & Lybrand, depois na Price Waterhouse. Ele também lecionou como professor de contabilidade na Portland State University (PSU). Depois de receber os tênis de corrida Tiger, ele enviou amostras para Bill Bowerman, seu antigo treinador de atletismo na Universidade de Oregon. Não apenas Bowerman realmente fez um pedido dos sapatos, mas também propôs a Knight que se tornasse seu parceiro de negócios. Assim, em 25 de janeiro de 1964, foi fundada a Blue Ribbon Sports (BRS); esta é a empresa que mais tarde se tornaria a Nike.

Posteriormente, Knight começou a vender os sapatos Tiger de seu carro, um Plymouth Valiant verde, em várias competições de pista no noroeste do Pacífico. Em 1969, ele estava ganhando dinheiro suficiente com essas vendas para deixar seu emprego de contador e trabalhar em tempo integral na Blue Ribbon Sports. A empresa foi renomeada para Nike, em homenagem à deusa alada grega da vitória, por sugestão de seu primeiro funcionário, Jeff Johnson. Eles obtiveram seu logotipo icônico “swoosh” da estudante de design gráfico Carolyn Davidson em 1971, pagando a ela US $ 35 pela comissão. Mais tarde, ela recebeu uma quantidade não revelada de ações da Nike. Nas quatro décadas seguintes, a Knight transformou a Nike de uma pequena empresa iniciante de calçados para uma das maiores e mais famosas marcas de todos os tempos. Em novembro de 2004, ele renunciou ao cargo de CEO da Nike, mas permaneceu na empresa como presidente do conselho. Em junho de 2015,

Além de seu trabalho na Nike, Knight também participou do sucesso do estúdio de animação Laika. The Will Vinton Studios, uma empresa de animação, havia procurado investidores externos devido ao rápido crescimento no final da década de 1990. Knight adquiriu uma participação de 15 por cento na empresa em 1998, e seu filho Travis ingressou na empresa como animador. Por fim, Knight comprou o Will Vinton Studios e, em 2003, colocou a marca da empresa sob o novo nome de Laika. O primeiro longa-metragem de Laika foi o filme de animação stop motion “Coraline” (2009). Travis knight foi promovido a CEO e presidente da Laika.

Outro trabalho e filantropia: Em abril de 2016, Simon & Schuster publicou as memórias de Knight, “Shoe Dog”. Knight doou mais de US $ 1 bilhão para instituições de caridade, incluindo uma doação de US $ 500 milhões para o centro de câncer de saúde e ciência da Universidade de Oregon; US $ 400 milhões para a Universidade de Stanford para iniciar o programa de educação de pós-graduação Knight-Hennessy Scholarship inspirado na bolsa de estudos Rhodes; e US $ 105 milhões para a Standford Graduate School of Business.

Vida pessoal: Em 1963, Phil Knight se casou com Penelope “Penny” Parks e eles tiveram três filhos adultos, Matthew, Travis e Christina. O casal se conheceu quando ele trabalhava na Portland State University. Em 2004, infelizmente, Matthew faleceu enquanto mergulhava em El Salvador devido a um defeito cardíaco congênito não detectado. Phil e sua esposa Penelope agora moram em Beaverton, Oregon. Phil e Penny, há muito tempo contribuem e apóiam o fundo esportivo da Universidade de Oregon e foram homenageados várias vezes pela escola. A escola até deu à biblioteca o nome de sua mãe e o nome de seu pai na faculdade de direito, e a Matthew Knight Arena foi nomeada em homenagem a seu filho falecido em 2011. Por causa de todas as contribuições que Phil Knight deu aos esportes, ele foi nomeado no Oregon Sports Hall of Fame.

Detalhes do patrimônio líquido: Phil Knight controla 24% da maior empresa mundial de calçados esportivos e roupas esportivas, a Nike. Ele detém ações da Classe A e Classe B por meio de uma holding com sede em Delaware, apropriadamente chamada de “Swoosh”. O filho de Knight, Travis, possui 10 por cento da Swoosh, embora ainda sejam creditados a Phil. A Nike teve receita de US $ 32 bilhões em 2016 e é dona das marcas Converse e Jordan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

32

Previsão de preço EQ 2022, 2023, 2024, 2025

crypto 00062

Previsão de preço OpenDAO 2022, 2025