in

John Lithgow: biografia, família, salário e bens

Patrimônio líquido: $ 50 milhões
Data de nascimento: 19 de outubro de 1945 (75 anos)
Gênero: Masculino
Altura: 1,93 m (6 pés 3 pol.)
Profissão: Ator, Poeta, Músico, Autor, Ator de Voz, Produtor de Cinema
Nacionalidade: Estados Unidos da America

Patrimônio líquido de John Lithgow:

$ 50 milhões

Qual é o patrimônio líquido de John Lithgow?

John Lithgow é um ator, autor e músico americano que apareceu em uma ampla variedade de filmes, programas de televisão e produções teatrais.

John Lithgow tem um patrimônio líquido de $ 50 milhões. Na telinha, ele é conhecido por seus papéis premiados na sitcom “3rd Rock from the Sun” e no drama histórico da Netflix “The Crown”. Os créditos cinematográficos de Lithgow incluem “O mundo de acordo com Garp”, “Footloose” e “Love is Strange”, enquanto seu trabalho no palco inclui performances vencedoras do Tony em “The Changing Room” e “The Sweet Smell of Success”.

Infância e educação

John Lithgow nasceu em 1945 em Rochester, Nova York, filho de Sarah, uma atriz aposentada, e Arthur, um produtor e diretor teatral. Ele tem ascendência europeu-americana e é descendente de oito passageiros do Mayflower. Devido ao trabalho de seu pai, Lithgow frequentemente se mudava pelo país com sua família, fixando-se por um tempo em Yellow Springs, Ohio. Lá, ele e seus irmãos foram babá da ativista Coretta Scott King. Quando era um jovem adolescente, Lithgow morou em Akron e Lakewood, Ohio. Ele então se mudou para Princeton, New Jersey, onde foi para a Princeton High School. Depois disso, ele frequentou a Harvard College, graduando-se magna cum laude em 1967 com uma licenciatura em história e literatura. Após sua graduação, Lithgow recebeu uma bolsa Fulbright para estudar na London Academy of Music and Dramatic Art.

Carreira Teatral

Em 1973, Lithgow começou sua estimada carreira de ator na Broadway. Um sucesso imediato, ele ganhou um prêmio Tony por sua atuação de estreia em “The Changing Room”, de David Storey. No ano seguinte, Lithgow estrelou a comédia “My Fat Friend”, contracenando com Lynn Redgrave. Mais tarde, em 1976, ele estrelou ao lado de Meryl Streep e Tom Hulce em “A Memory of Two Mondays”, de Arthur Miller. Outros créditos de Lithgow durante a década incluem “Serviço Secreto”, “Comediantes”, “Anna Christie” e “Uma vez na vida”. No início dos anos 80, ele estava em “Salt Lake City Skyline” e “Division Street”. Lithgow então apareceu em “Kaufman at Large”, “Beyond Therapy” e “Requiem for a Heavyweight” de Rod Serling. No final dos anos 80, ele estrelou em ” The Front Page “e” M. de David Henry Hwang Borboleta.”

Após um hiato de 12 anos no palco, Lithgow voltou a ser aclamado na adaptação musical de 2002 de “Sweet Smell of Success”. Por sua atuação como JJ Hunsecker, ele ganhou o prêmio Tony de Melhor Ator Principal em Musical. Outra indicação ao Tony veio em 2005 pela atuação de Lithgow no musical “Dirty Rotten Scoundrels”; no entanto, ele perdeu para seu costar Norbert Leo Butz. Alguns anos depois, Lithgow fez sua estreia na Royal Shakespeare Company na produção de “Twelfth Night”. Ele continuou a estrelar na Broadway, aparecendo em peças aclamadas como “A Delicate Balance” e “Hillary e Clinton”.

Carreira Cinematográfica

Lithgow fez sua estréia no cinema em 1972 em “Dealing: Or the Forty-Brick-Bag Blues de Berkeley-to-Boston”. Mais tarde na década, ele teve papéis significativos no thriller psicológico de Brian De Palma “Obsession”, na comédia política “The Big Fix” e no musical de Bob Fosse “All That Jazz”. Lithgow continuou a florescer na tela grande nos anos 80. Depois de aparecer em “Blow Out” e “Estou dançando o mais rápido que posso”, ele teve um papel aclamado pela crítica como a ex-jogadora de futebol transgênero Roberta Muldoon em “O Mundo de acordo com Garp”. Por sua atuação, Lithgow recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele ganhou outra indicação na mesma categoria no ano seguinte por sua atuação em “Termos de Ternura”. Entre Lithgow ‘

No início dos anos 90, Lithgow estrelou o thriller de ação e crime “Ricochet”, contracenando com Denzel Washington. Ele também interpretou a missionária Leslie Huben na adaptação literária “Brincando nos Campos do Senhor” e estrelou como um homem com transtorno de personalidade múltipla em “Raising Cain”, de Brian De Palma. Outros papéis importantes nos anos 90 vieram em “The Wrong Man”, “The Pelican Brief”, “Love, Cheat & Steal”, “Cliffhanger”, “Hollow Point”, “Homegrown” e “A Civil Action”. Na década de 2000, os créditos notáveis ​​de Lithgow incluem “Kinsey”, “Dreamgirls” e “Shrek”, neste último caso ele dublou o personagem de Lord Farquaad. Mais tarde, na década de 2010, Lithgow ganhou reconhecimento por suas atuações no drama romântico LGBTQ ”

Carreira na televisão

No início de sua carreira na televisão, Lithgow recebeu uma indicação ao Emmy pelo filme para televisão de 1983 “The Day After”. Ele passou a receber mais indicações por suas atuações na série antológica “Amazing Stories” e no filme para televisão “Resting Place”.

Nos anos 90, Lithgow começou seu maior e mais famoso papel na televisão no sitcom da NBC “3rd Rock from the Sun”, estrelando como o alienígena Alto Comandante Dick Solomon. O ator recebeu seis indicações consecutivas ao Emmy por seu desempenho, vencendo três vezes. Mais tarde, Lithgow foi aclamado por seus papéis recorrentes em programas como “Dexter”, “How I Met Your Mother” e “Once Upon a Time in Wonderland”. Ele atraiu ainda mais atenção por sua interpretação de Winston Churchill no drama histórico da Netflix “The Crown”, ganhando mais um Emmy.

Outros projetos

Além de atuar, Lithgow criou vários livros infantis, incluindo “Marsupial Sue”, “Carnival of the Animals” e “I Got Two Dogs”. Ele também gravou álbuns para crianças, como “Singin ‘in the Bathtub” e “Farkle and Friends”.

Como autor satírico, Lithgow publicou a coleção de poesia “Dumpty: The Age of Trump in Verse” em 2019. Um livro subsequente, “Trumpty Dumpty Wanted a Crown”, foi lançado no ano seguinte.

Vida pessoal

Em 1966, Lithgow se casou com sua primeira esposa, a professora Jean Taynton. Eles tiveram um filho chamado Ian, e se divorciaram em 1980 após o caso de Lithgow com a atriz Liv Ullmann. Posteriormente, Lithgow se casou com a professora de história da UCLA, Mary Yeager, com quem tem dois filhos: Nathan e Phoebe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crypto 00025

Melhores aplicativos e exchanges de criptomoedas para 2022

bio 00022

Shepard Smith: biografia, família, salário e bens