in

Crypto FUD: o que é e como funciona

Como mencionado acima, o termo FUD é um popular bordão pejorativo que muitas vezes é jogado em círculos cripto. Na maioria dos casos, um “FUDster” será a pessoa que usa desinformação ou manipula fatos para criar dúvidas e explorar uma posição de investimento contra outros comerciantes.

Em conversas casuais, geralmente significa ter medo da volatilidade da criptomoeda e da possibilidade de o valor de um projeto cair para zero. No entanto, o FUD pode ter uma conotação mais perigosa no espaço da criptomoeda.

Por exemplo, o FUD tem sido usado como uma estratégia de marketing eficaz para alguns projetos ou indivíduos com intenções maliciosas que estão tentando sabotar a comunidade de outra moeda assustando seus apoiadores.

Então, como funciona exatamente? Bem, vamos olhar para alguns exemplos.

Quais são os exemplos de FUD nos mercados de criptomoedas?

Um dos exemplos mais infames ocorreu no final de 2017, quando o preço do bitcoin atingiu quase US $ 20.000 por moeda.

No entanto, assim que atingiu US $ 19.500, uma onda tão forte de FUD atingiu os mercados fazendo com que o preço do Bitcoin despencasse de suas altas para mínimas de quase US $ 6 mil por moeda em apenas alguns dias.

Alguns atribuíram esse colapso repentino aos reguladores nos EUA impondo enormes ganhos de capital aos detentores de Bitcoin e outros culparam-no pela introdução da negociação de futuros de Bitcoin que deu lugar à manipulação do mercado.

Exemplos recentes de FUD no mercado de criptomoedas incluem o tweet de Elon Musk sobre o consumo de energia do Bitcoin, que foi associado a notícias da proibição da China na negociação de criptomoedas e mineração de criptomoedas em seu país.

Com mais de 50% das plataformas de mineração de Bitcoin localizadas na China, a notícia da proibição chinesa trouxe FUD ao mercado.

O endosso anterior de Elon Musk ao Bitcoin também trouxe consigo empolgação no mercado de criptomoedas, mas mais tarde ela recorreu ao FUD com um tweet do CEO sobre a mudança da Tesla para não aceitar mais bitcoin devido ao consumo excessivo de energia da rede.

Ambos os eventos fizeram com que o bitcoin caísse quase 50% em relação à alta anterior de US$ 60.000. Mas em ambos os casos o preço do Bitcoin se recuperaria, o que significava que todos que vendiam por causa do FUD perderam um valor sério.

Qual é a diferença entre FUD e preocupações legítimas?

Grande parte da
confusão nesse sentido tem a ver com a separação do FUD das reais preocupações do mercado. Por exemplo, preocupações legítimas seriam falar sobre os problemas de escalabilidade do Bitcoin e como ele afeta as taxas de transação.

Muitos investidores consideram essas preocupações do mercado sobre fatores que poderiam impedir que o bitcoin se tornasse uma forma dominante de pagamento na internet. Embora as preocupações reais sejam baseadas em pontos válidos, o FUD usa preocupações ilegítimas que muitas vezes são destinadas apenas a afetar o preço das criptomoedas.

A maioria das criptomoedas FUD é usada em campanhas de marketing e espalhada por indivíduos com intenções maliciosas que a usam como uma maneira de manipular uma posição de investimento contra outros traders. Isso pode ser devastador especialmente para os preços de moedas menores porque faz com que os investidores saiam rapidamente de suas posições, o que reduz ainda mais o preço.

O que você deve fazer quando fud levanta sua cabeça feia?

Como um novo investidor no mercado de criptomoedas, você precisa entender que ninguém está imune ao FUD, e aprender a navegar por ele é uma parte importante de ser um trader e investidor “bom”.

Primeiro, é importante lembrar que você nunca deve entrar em pânico simplesmente por causa de notícias “negativas” que geram FUD. Antes de entrar em pânico, lembre-se de fazer sua due diligence e coletar informações de várias fontes enquanto assiste as notícias objetivamente. Isso ajudará você a reconhecer bandeiras vermelhas quando elas parecem evitar um potencial ataque aos seus investimentos.

Quais são os efeitos a longo prazo do FUD?

Embora o FUD possa ser prejudicial no curto prazo, oscilações voláteis de preços e correções repentinas no mercado são uma parte fundamental de um mercado de criptomoedas saudável. Na maioria dos casos, o FUD morre e o mercado retoma sua trajetória normal.

O Bitcoin, por exemplo, teve oponentes que o declararam morto mais de 400 vezes, mas continua a crescer a uma taxa de tirar o fôlego. Além disso, desde o FUD de maio, o Bitcoin retomou sua alta anterior de todos os tempos de US $ 60.000.

É uma boa estratégia para comprar quando há muito FUD?

Embora seja verdade que o FUD traz muita atenção negativa para uma criptomoeda, em alguns casos, comprar durante períodos de notícias negativas e medo desenfreado no mercado pode ser benéfico.

Isso pode lhe dar um local de entrada decente. No entanto, é importante notar que algumas notícias e eventos fud podem ser devastadores para uma criptomoeda levando a uma queda de preço de 80% ou mais. Por isso, é importante ter em mente que nem todos os FUDs são criados de forma igualitária e que as estratégias devem ser implementadas em conformidade.

A FUD existe em finanças tradicionais como o mercado de ações?

Sim, há FUD nas finanças tradicionais.

A principal diferença entre finanças tradicionais e cripto é que o FUD no mercado de ações pode teoricamente ser detectado com mais facilidade e seu impacto é significativamente reduzido graças aos órgãos reguladores que supervisionam os mercados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nft 00007

Como cunhar NFTs (tokens não fungíveis)

nft 00004

ETFs de Bitcoin: o que é e como funciona