in

O que são NFTs e por que eles têm valor

Os NFTs são a classe especial de ativos digitais que estão dominando a Internet. Se a internet está ficando louca por tokens NFT, então vale a pena entender o que eles são e por que são valiosos.

Este artigo fornecerá uma compreensão profunda do que são NFTs, como você pode se beneficiar do mercado e as desvantagens de negociá-los.

O que é NFT Art?

NFT, abreviação de token não fungível, é uma representação digital de qualquer item, incluindo cartões de esportes colecionáveis, terras virtuais e peças de arte digital.

A arte NFT refere-se a ativos digitais que representam várias obras de arte, como vídeos, música, gifs, jogos, texto e memes. É um registro da propriedade de uma obra de arte específica na rede de razão descentralizada – tecnologia blockchain.

Esses tokens são únicos, com cada um contendo informações distintas que os tornam diferentes de outros NFTs semelhantes, mas facilmente verificáveis ​​no blockchain.

Recentemente, porém, as artes NFT estão se tornando muito populares, com celebridades e figuras influentes aderindo à tendência.

O que há de tão especial neles e o que os valoriza?

Por que eles têm valor?

Como qualquer outro mercado especulativo, o valor dos NFTs é amplamente afetado pelas forças da demanda e da oferta. A emoção de obter uma cobiçada peça de arte digital aumenta o valor da peça.

A escassez e o grau de exclusividade de um token NFT específico aumentam sua demanda por colecionadores e investidores que geralmente estão dispostos a pagar muito dinheiro para comprá-lo.

Agora, vimos o que dá valor aos NFTs. No entanto, o que as pessoas ganham quando compram esses tokens?

O que exatamente você ganha ao comprar um NFT?

A questão sobre o que você está realmente comprando quando se trata de NFTs é uma das maiores dúvidas dos investidores em relação aos tokens não fungíveis.

Enquanto alguns argumentam que você está comprando um item que representa a sensação da Internet em um momento, outros afirmam que você está obtendo os direitos de propriedade sobre o item.

No entanto, a verdade é que você não está comprando apenas aquela peça de arte digital nem os direitos autorais da obra de arte.

Surpreso? Não sinta.

Por um lado, quando você compra um NFT, não está apenas comprando aquela peça de arte digital. As artes NFT existem como itens visuais ou audiovisuais.

Nesse caso, qualquer pessoa na internet pode visualizá-los a qualquer momento e até baixá-los em seus aparelhos eletrônicos gratuitamente.

Portanto, se você está comprando apenas aquela imagem ou vídeo de uma obra de arte criptográfica, não faz sentido porque outra pessoa em outro lugar pode simplesmente salvar a imagem ou vídeo gratuitamente.

Em seguida, você também não está comprando os direitos autorais do item. Chocante, nem todos os NFTs são autênticos. Alguns são apenas reimpressões da obra de arte original. Só porque você mantém esse pedaço de NFT, não significa que não haja outras versões dele em outro lugar.

Para tornar ainda mais difícil, não há como diferenciar visualmente entre uma criptoarte original e a versão copiada dela.

O que então você está comprando?

Simplificando, você está comprando um código que lhe dá os direitos de propriedade sobre o NFT. Sim, o que você está comprando não é uma imagem ou um vídeo, mas um código único que o identifica como o legítimo proprietário da arte digital, independentemente de quantas versões existam.

O token tem um código de barras exclusivo no blockchain no qual foi criado e, uma vez adicionado ao blockchain, a propriedade do token é pública e transparente.

Portanto, ao comprar um NFT, lembre-se de que está comprando um certificado de autenticidade, um código de barras que pode provar que você possui direitos exclusivos sobre uma versão exclusiva do token de arte digital.

Como ganhar dinheiro com tokens não fungíveis

Como os NFTs não podem ser trocados diretamente entre si, como outros tokens fungíveis como bitcoin, os métodos de ganhar dinheiro com eles são muito exclusivos.

Esses NFTs são armazenados na tecnologia blockchain subjacente, tornando a prova de propriedade muito transparente. Os NFTs são negociados em vários mercados criados para a venda de tais tokens.

Existem duas maneiras principais de ganhar dinheiro ao negociar NFTs. Eles são:

1. Os criadores / artistas

Os criadores de NFT estão no topo da cadeia. Sem criadores, não haveria nada para comprar ou vender. Esses artistas criam os NFTs usando características de escolha.

Embora seja verdade que os artistas convencionais muitas vezes não ganham mais com seus trabalhos, mesmo quando o valor é apreciado, os criadores do NFT têm o privilégio de ganhar dinheiro com sua criptoarte em revendas vitalícias.

Uma maneira de os criadores de arte digital ganharem dinheiro com tokens não fungíveis é programando royalties em sua criptoarte. Esses royalties permitem que eles recebam certas porcentagens do lucro das vendas sempre que suas obras de arte forem revendidas.

As porcentagens, que normalmente são definidas entre 2,5% a 15%, garantem que o criador receba parte dos juros das vendas enquanto o NFT existir.

Além disso, os criadores ficam com a maior parte do dinheiro obtido com a venda de suas obras. Eles não precisam depender de casas de leilão e galerias de arte para vender sua arte digital, pois o mercado atende a um público global.

No entanto, a maioria das plataformas exige que os criadores gastem algum dinheiro para listar suas obras de arte à venda. Portanto, é muito importante criar arte digital de qualidade que gerasse muitas vendas, senão você mesmo acabaria perdendo dinheiro.

2. Colecionadores / Comerciantes

Esse conjunto de indivíduos no mercado é a razão do atual boom do NFT. Sem colecionadores ou compradores, os criadores de arte não podem vender suas obras.

Esses colecionadores criam carteiras de fichas colecionáveis ​​de que gostam ou sentem que o preço aumentará no futuro. Eles têm o objetivo de obter lucros com a venda desses tokens que acumulam.

Colecionadores / negociantes podem obter os NFTs desejados no mercado ponto a ponto e vender em breve ou optar por mantê-los na esperança de que seu valor aumente com o tempo.

Às vezes, as vendas de NFT podem enlouquecer e fazer com que as especulações já existentes no mercado aumentem. Vamos dar uma olhada em apenas alguns dos drops de NFT mais populares.

Os quedas NFT mais populares

Para provar sua autenticidade, ‘Everydays – The First 5000 Days’ apresenta o que é conhecido como um token não fungível que anexa digitalmente a assinatura do artista a ele e não pode ser alterado, disse a Christie’s [Christie’s Images Ltd via Reuters]
A casa de leilões Christie’s, de 254 anos, realizou recentemente seu primeiro leilão de arte exclusivamente digital. O leilão de uma colagem de arte digital feita pelo artista Mike Winklemann, popularmente conhecido como Beeple, durou duas semanas.

A arte digital é uma coleção da criptoarte individual de Beeple durante os primeiros 5.000 dias (13 anos) de sua carreira como artista.

No final do leilão, o trabalho de Beeple foi vendido por mais de $ 69 milhões , colocando o artista entre os três artistas vivos mais valiosos.

O co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, também listou alguns de seus primeiros tweets como NFTs à venda na plataforma de venda de tweets. As ofertas pela Dorsey’s já estão chegando a US $ 2,5 milhões .

Além disso, a plataforma de cartas esportivas colecionáveis, NBA Top Shot, também está testemunhando uma quantidade absurda de vendas. O mercado NFT para a venda de cobiçados destaques da NBA, conhecidos como “Momentos”, está ganhando números rapidamente.

Em menos de um ano desde seu lançamento, o mercado de NFT ponto a ponto acumulou mais de US $ 230 milhões em vendas. O pacote mais recente foi vendido por um recorde de US $ 1,05 milhão.

O futuro dos NFTs

Desde o lançamento do primeiro conjunto de NFTs baseados em Ethereum em 2017, os CryptoPunks, todo o mercado de artes digitais continuou a mostrar um crescimento consistente.

Com mais de $ 300 milhões em ativos vendidos, o mercado está definido para perturbar várias outras indústrias além da arte, à medida que mais e mais pessoas estão se conscientizando de seu potencial.

Como muitos outros criadores reconhecem os benefícios que têm a ganhar se tokenizar seus trabalhos, então, é justo dizer que os NFTs se tornariam o paraíso digital para colecionadores.

Os NFTs estão gradualmente progredindo a um ponto em que se tornariam o padrão para colecionáveis ​​do mundo real.

Vantagens e desvantagens do NFT

Por que as pessoas estão tão entusiasmadas com os NFTs? Quais são as desvantagens disso? Veremos agora algumas das coisas que atraem muitas pessoas ao cenário NFT, bem como coisas que o tornam desagradável para os outros.

Vantagens de NFTs

Vários recursos tornam os tokens não fungíveis atraentes para investidores e criadores. Eles incluem

  • Autenticidade: a tecnologia Blockchain cria uma validação que não está presente em itens físicos colecionáveis. É impossível criar réplicas inautênticas de arte criptográfica no blockchain.Além disso, os direitos de propriedade ou a prova de propriedade não podem ser alterados, independentemente de quantas vezes o criptomoeda colecionável seja vendido, uma vez que é adicionado ao livro-razão descentralizado imutável e permanente.
  • Facilmente transferível: os NFTs podem ser facilmente transferidos para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. O mercado ponto a ponto possibilita que compradores e vendedores de diferentes partes do mundo encontrem e realizem negociações.
  • Único e limitado: a exclusividade de certos NFTs é talvez a qualidade mais atraente que ele possui. O grau de escassez de um cripto colecionável particular é um dos principais propulsores de seu valor.

Desvantagens de NFTs

Embora seja verdade que os NFTs tenham várias qualidades atraentes, eles também têm suas desvantagens. As desvantagens incluem

  • Impacto ambiental: A explosão da cunhagem de NFT por meio de cadeias de blocos de prova de trabalho como o Ethereum pode afetar negativamente o meio ambiente. Grande poder de computação é necessário para operar o blockchain subjacente sobre o qual vários NFTs são construídos.Embora haja planos para impedir que o blockchain Ethereum consuma muita energia, uma única transação atualmente consome mais energia do que a quantidade necessária para o uso doméstico médio em um único dia.
  • Indivisível: Ao contrário dos tokens fungíveis, a maioria dos NFTs não pode ser dividida em unidades menores. Embora isso seja favorável para algumas pessoas, especialmente colecionadores de arte, é desfavorável para outros.Não promove a inclusão, pois quem não tem dinheiro para comprar o token completo não pode participar do mercado. Também permite que aqueles que o possuem inflacionem o preço o quanto quiserem.
  • Altamente especulativo: O frenesi atual no mercado de NFT levou alguns analistas a concluir que pode ser apenas mais uma bolha especulativa que está prestes a estourar quando o entusiasmo diminuir. Se isso acontecer, muitas pessoas perderão seus fundos.
  • Exploração: A capacidade de criar NFTs à vontade, especialmente em plataformas de autoatendimento gratuitas e públicas, levou muitas pessoas a explorar alguns artistas futuros. O anonimato que existe no blockchain torna impossível detectar se o criador da arte digital é o proprietário real da obra de arte.

Conclusão

Embora o mercado de NFT ainda não esteja estabilizado, está gradualmente se tornando uma ramificação bastante interessante da indústria de criptografia e blockchain. Com o nível de interesse que está recebendo atualmente de investidores e colecionadores, pode muito bem estar a caminho de uma adoção massiva.

No entanto, no final, teremos que esperar para ver se os NFTs correspondem ao hype e, subsequentemente, se tornam uma parte significativa do futuro mercado de colecionáveis. Eles têm potencial para crescer, portanto, seu crescimento e desenvolvimento seria muito emocionante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NTF 2021

5 melhores carteiras NFT 2021

35

O Bitcoin atingirá US $ 160.000 (ou mais) “nos próximos meses”?