in

É tarde demais para comprar Ethereum em 2022?

Esqueça as ações de alta tecnologia. O Ethereum (CRYPTO:ETH),a segunda criptomoeda mais valiosa do mundo, atrás do Bitcoin ( CRYPTO:BTC),disparou quase 30.000% nos últimos cinco anos. Isso significa que um investimento de US$ 1.000 no Ethereum feito em janeiro de 2017 valeria cerca de US$ 300.000 hoje.

Então, é tarde demais para comprar? Você estaria apenas perseguindo retornos neste momento? Eu não acho. Mesmo após o enorme ganho de preço, comprar o Ethereum em 2022 ainda pode ser um investimento lucrativo.

Atividade de desenvolvedor em ascensão

O Ethereum é uma blockchain programável de camada base que permite o uso de contratos inteligentes, ou software de auto-execução. Neste, sua blockchain difere da do Bitcoin, que é simplesmente uma rede de pagamentos descentralizada que não tem muita funcionalidade.

Pode ser útil ver o Ethereum como um computador gigantesco e mundial que está aberto para todos verem e mexerem. Essa abertura convidou uma tonelada de atividades de desenvolvedores. De acordo com um relatório da empresa de risco Electric Capital, o Ethereum neste momento tem mais de 4.000 desenvolvedores ativos mensais trabalhando nele, significativamente mais do que em 2020. Esta é uma grande vantagem quando se trata de impulsionar a tecnologia para a frente.

O fato de alguns dos melhores e mais brilhantes do setor estarem trabalhando em projetos ethereum é um argumento otimista para o valor do token Ether. Essa atividade gera um efeito de rede, onde atrair mais desenvolvedores leva a mais inovação e melhores projetos, o que leva a um maior utilitário e, em última instância, a uma maior capitalização de mercado do Ethereum.

O crescimento de aplicações descentralizadas

Os desenvolvedores acima mencionados estão construindo aplicativos descentralizados extremamente interessantes (dApps) em cima da blockchain Ethereum. Existem 2.900 dApps agora operando na rede, com casos de uso que vão desde jogos e mídias sociais até finanças e segurança.

Aplicativos de finanças descentralizados como Aave e Compound permitem que os usuários emprestem e emprestem cripto sem a necessidade de intermediários. Outra tendência é a crescente popularidade de tokens não fungíveis (NFTs), certificados baseados em blockchain que representam a propriedade de um ativo digital ou do mundo real. OpenSea é o principal mercado peer-to-peer para NFTs.

À medida que os usuários encontram utilidade nesses dApps, o Ethereum se beneficia. Uma vez que o Ether (token nativo do Ethereum) é frequentemente convertido em uma determinada moeda de aplicativo, a demanda por ele deve aumentar ao longo do tempo à medida que o número de projetos criados no Ethereum continua a crescer. Portanto, toda a rede deve se tornar mais valiosa. E como eu aludi anteriormente, esse efeito de rede atrairá um maior número de desenvolvedores em um ciclo virtuoso.

Um catalisador de curto prazo

O atual mecanismo de consenso do Ethereum – a maneira como processa e valida transações – é algo chamado de prova de trabalho. O poder de computação pesado é necessário para resolver problemas matemáticos complexos, a fim de obter o direito de adicionar uma transação ao blockchain. Ao fornecê-lo, os mineradores de criptomoedas ganham novos tokens. É assim que o Bitcoin funciona também.

O problema com esse processo é que ele é lento e intensivo em energia. E para todos os traços positivos do Ethereum, o blockchain só pode processar cerca de 15 transações por segundo hoje. Este é um grande obstáculo para a expansão da rede, e resulta em altos custos para os usuários. Como o Ethereum deve ganhar uma adoção generalizada se não pode corrigir esse problema e aumentar seu rendimento?

Bem, há uma solução para isso, um upgrade chamado ETH2. A segunda fase, prevista para ser lançada este ano, permitirá um mecanismo de consenso de prova de participação — no qual os proprietários de tokens participantes validam transações — para toda a rede. E em 2023, as cadeias de fragmentos serão introduzidas com a capacidade de processar mais de 100.000 transações por segundo. Claro, essas atualizações podem ser adiadas, mas é um bom sinal que eles estão no oleoduto.

Investir em criptomoedas não é sem seus riscos. Mas o Ethereum, com sua enorme rede de desenvolvedores, biblioteca inovadora de dApps e conversão pendente para um mecanismo de prova de participação, é uma das blockchains mais promissoras em que as pessoas podem investir hoje. Essa criptomoeda pode ter aumentado de valor nos últimos anos, mas ainda parece uma compra sólida em 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

bio 00016

Michael Savage: biografia, família, salário e bens

crypto 00048

Previsões de preços Stellar Lumens 2025