in

WYSIWYG: o que é e como funciona

O que você vê é o que você obtém, mas o que isso significa? Quando se trata de processamento de texto ou design de site, WYSIWYG pode simplificar um processo complicado.

Parte da mágica do desenvolvimento de software ocorre quando as linhas de código são alquimizadas em mais do que a soma de suas partes. Você descobrirá que precisa de alguma quantidade de visualização criativa ao tentar construir abstratamente dessa forma.

Isso pode ser verdade para processamento de texto ou web design, assim como para programação.

WYSIWYG significa o que você vê é o que você obtém. A sigla é literal: uma ferramenta WYSIWYG exibe o conteúdo para edição em um formato que se aproxima de sua aparência final. Não seria a primeira escolha de um desenvolvedor para codificação, mas um editor WYSIWYG é perfeito para o leigo que deseja construir um site ou projetar uma apresentação.

O que é uma linguagem de marcação?

O código descritivo, também conhecido como linguagem de marcação, formata os elementos de um documento quando é processado por algum tipo de interpretador. As tags descritivas aplicam significado ou formatação a um bloco de texto usando uma biblioteca de conceitos predefinidos, como texto em negrito, listas com marcadores ou mesmo um hiperlink.

Uma linguagem de marcação de documento é algo com o qual você provavelmente já está familiarizado – é o mesmo tipo de linguagem que diz a um computador para exibir o texto da página da web em negrito quando cercado por tags.

Quando você usa algo como o Word, no entanto, o texto fica em negrito quando você clica no botão. Onde estão as tags escondidas? Eles ainda existem nessas circunstâncias?

Existe, objetivamente, algo que diz ao computador para exibir o texto em negrito. No entanto, não há marcas visíveis porque sua função – colocar o texto em negrito – se aplica da mesma forma que um arquivo PDF exibe sua formatação.

Editores WYSIWYG são ótimos para usuários que têm ideias, mas não conhecem HTML ou qualquer outro tipo de linguagem de marcação. Com esses tipos de processadores de texto e outros editores de rich text, você pode se concentrar no que está tentando escrever, sem Ph.D. obrigatório.

O que é um editor WYSIWYG?

A Xerox projetou e usou os primeiros sistemas WYSIWYG. Eles usaram essas interfaces para conversão de documentos, em antecipação à impressão ou duplicação física. Eles eram primitivos e não muito confiáveis, mas estabeleceram um precedente valioso.

Se você usou o Google Docs para trabalhar com um documento, você já está familiarizado com um editor WYSIWYG. Você pode começar a colocar o texto em itálico e o aplicativo irá formatá-lo conforme você digita. Se não fosse um editor WYSIWYG, uma fonte em itálico não pareceria ser. Você veria as palavras e frases relevantes, em formatação simples, e também as tags <i>.

Para efeito de comparação, pense em um serviço de construção de sites como o Wix ou o Squarespace. Usando qualquer um desses serviços de construção de sites, você pode projetar um site sem escrever uma única linha de código.

Seu estilo de edição WYSIWYG é um pouco mais profundo do que o Google Docs, mas o princípio continua de pé. Você é capaz de arrastar e soltar elementos visuais, populando o corpo da página conforme o aplicativo a expõe diante de você com coisas como mídia, reprodutores de áudio e lojas online. Não há uma ponte para cruzar com nenhum desses serviços; você é uma criança brincando com Legos. É uma sensação muito diferente de programar um site do zero.

Alguns editores WYSIWYG de marcação, como o Typora, permitem adicionar código de marcação ao corpo WYSIWYG conforme você digita. Esses editores de rich text exibem seus comandos HTML e convertem a saída em uma exibição WYSIWYG assim que você os insere. No Typora, você pode voltar ao que escreveu clicando no texto novamente depois que as marcas ao redor dele desaparecerem.

Wiz-Ee-Wig: Ver para Crer

Poucas coisas são mais reconfortantes do que ver sua criação funcionando na tela, em tempo real. Como um artista no estúdio, ajustar isso ou aquilo é fácil quando você tem uma representação individual de seu site ou outro projeto na sua frente.

Os monitores WYSIWYG são convenientes e fáceis de usar. Eles acabam com a desordem de trabalhar com linhas de código ou tags de marcação, liberando você para prestar atenção em outro lugar. Se você é um escritor ou designer de coração, não precisa de toda essa confusão. Um editor WYSIWYG é mais do que capaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

34

MetaHero: o que é e como funciona

bio 45

Reed Hastings: biografia, família, salário e bens