in

Você deve investir no ELSS sob o novo regime tributário?

Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.

Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.

O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.

Você deve investir no ELSS sob o novo regime tributário?

O novo regime fiscal em vigor a partir de 1 de abril de 2020 oferece aos particulares e aos contribuintes da HUF a possibilidade de escolherem entre taxas de imposto mais baixas, renunciando a certas isenções e taxas de imposto mais elevadas, recorrendo simultaneamente a isenções (antigo regime fiscal). O novo regime fiscal pode não ser adequado para todos. Os contribuintes devem avaliar as poupanças fiscais feitas ao abrigo dos antigos e novos regimes para atender a uma chamada.

Para os contribuintes que têm empréstimos para casa ou educação, apólices de seguro de vida dedutíveis de impostos, um salário acima de 15lakh maior, ou que podem economizar muito através de isenções, o regime mais antigo pode ser mais adequado. Portanto, esses contribuintes podem considerar investir no ELSS para economizar impostos sob o antigo regime tributário. O novo regime definitivamente poupa você de muita papelada no final do ano em termos de apresentação de evidências de investimento em comparação com o antigo regime tributário, mas o antigo regime também ajuda você a tomar algumas decisões importantes de investimento e poupança. Isso força você a fazer esses investimentos ou economias todos os anos, seja ELSS, plano de aposentadoria ou PPF. Alguns contribuintes podem já ter SIPs no ELSS. Devem avaliar o benefício fiscal em ambos os regimes antes de interromperem os seus SIP.

Qual regime tributário vai te ajudar a economizar mais em impostos vai depender inteiramente da sua estrutura de renda e salário? Você deve consultar um consultor fiscal se não conseguir calcular sua responsabilidade fiscal em ambos os regimes fiscais. Essa comparação só pode guiá-lo com sua decisão de continuar investindo no ELSS, o que não apenas ajuda a economizar impostos, mas também oferece o potencial de crescimento das ações. Mesmo que o novo regime tributário seja mais adequado para você, você ainda pode considerar investir no ELSS de uma perspectiva de criação de riqueza. Se você é alguém que tende a recuar durante mercados voláteis, o período de bloqueio ajudará você a ficar de pé e superar a volatilidade de curto prazo. Como os fundos ELSS têm um período de bloqueio de 3 anos, se você investir hoje, só poderá retirar seu dinheiro após 3 anos no caso de um investimento de montante fixo. O período de bloqueio também é aplicável a cada pagamento SIP. Se você quiser retirar o valor total investido em 12 meses, você terá que esperar até que a última parcela do SIP tenha completado 3 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels cottonbro 3943748

Como encontrar o histórico de um fundo mútuo?

pexels oleksandr pidvalnyi 12944672

Qual é a diferença entre fundos de média e pequena capitalização?