in

Qual é a diferença entre fundos de média e pequena capitalização?

Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.

Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.

O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.

Qual é a diferença entre fundos de média e pequena capitalização?

Se você se
perguntou se os fundos de média e pequena capitalização são a mesma coisa, você deve definitivamente se referir à circular de categorização de produtos SEBI emitida em outubro de 2017, que entrou em vigor em junho de 2018. Estes são dois tipos diferentes de fundos de investimento em ações que investem em diferentes tipos de empresas, conforme definido pelo seu tamanho de mercado e, portanto, têm diferentes perfis de risco-retorno.

Existem muitas empresas listadas na bolsa de valores em várias bolsas de valores na Índia. Mid-cap refere-se à 101ª a 250ª empresa em termos de capitalização de mercado (capitalização de mercado = número de ações listadas na bolsa de valores * preço de cada ação), enquanto a 251ª empresa em diante em termos de capitalização de mercado é chamada de small caps.

Um fundo de média capitalização
investe em empresas de média capitalização que têm alto potencial de crescimento, mas não mostram o risco associado a pequenas capitais, pois essas empresas já atingiram uma certa escala e estabilidade. 

Um fundo de pequena capitalização
investe em empresas de pequena capitalização que atualmente estão experimentando um crescimento de alto potencial, mas são igualmente arriscadas. Ao contrário das ações de grande capitalização mais estáveis, as ações de pequena capitalização podem ser muito mais voláteis.
Portanto, os fundos de média capitalização têm o potencial de oferecer retornos mais altos do que os de grande capitalização sem serem muito arriscados como a categoria de fundos de pequena capitalização. Mas eles ainda têm algum elemento de risco que é maior do que o dos fundos de grande capitalização.

Dado o tipo de ações em que investem, os fundos de média e pequena capitalização são arriscados a curto e médio prazo. Esses fundos são adequados para jovens investidores, caso desejem planejar seus objetivos de longo prazo, como aposentadoria, educação infantil, etc., uma vez que podem se dar ao luxo de suportar a volatilidade desses fundos no horizonte de 5 a 7 anos. A razão para essa volatilidade é que, ao contrário das ações bluechip, as ações na carteira desses fundos ainda estão na fase inicial de crescimento e não atingiram a fase de crescimento estável das ações bluechip.

Mas isso não significa que todos os jovens investidores em seus 20 ou 30 anos devam ter esses fundos em sua carteira. Um jovem investidor com aversão ao risco moderado a alto deve evitá-los e, em vez disso, aderir a fundos de grande capitalização mais estáveis ou explorar fundos multicap que tenham exposição a grandes capital, médias e pequenas capitalizações na mesma proporção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels alesia kozik 6781008

Você deve investir no ELSS sob o novo regime tributário?

pexels fauxels 3184292

Com que idade você deve começar a investir?