in

Previsões ousadas para a Crypto em 2023

Em dezembro de 2020, a SEC acusou a Ripple e dois de seus executivos de vender o que alegou ser e é uma ação não registrada, a XRP. Desde então, os dois lados estão envolvidos em uma batalha legal, que observadores experientes sugerem que deve ser concluída até março deste ano.

Quando terminar, há uma boa chance de a Ripple obter uma classificação favorável, que rejeita a acusação da SEC de que o XRP é um título não registrado, permitindo assim que as exchanges de criptomoedas dentro da jurisdição da SEC (por exemplo, exchanges americanas) relistem a altcoin.

Em apoio a esse otimismo, vale a pena apontar uma série de pequenas vitórias que a Ripple alcançou a caminho da provável conclusão do caso em março.

Por exemplo, em outubro de 2021, a juíza Sarah Netburn desafiou a SEC a mostrar que a Ripple criou explicitamente uma expectativa de lucro (de manter o XRP). Então, em janeiro de 2022, o mesmo juiz também confirmou a moção da Ripple para visualizar e-mails e documentos relacionados a um grande discurso de 2018 de William Hinman, no qual o então presidente da SEC declarou que o Ethereum (assim como o Bitcoin) não era um título. Este discurso e seus documentos relacionados provavelmente têm um impacto significativo sobre como o regulador de valores mobiliários via o XRP naquela época.

Juntamente com outras críticas positivas, isso sugere que o Ripple tem mais do que uma boa chance de prevalecer, algo que aumentaria não apenas o XRP, mas o mercado mais amplo. Por outro lado, deve-se lembrar que LBRY perdeu um processo semelhante contra a SEC em novembro, aumentando a possibilidade de que a Ripple também possa perder.

Twitter integra pagamentos com criptomoedas e Dogecoin

Um dos maiores eventos de 2022 foi a conclusão de Elon Musk de sua oferta pública de aquisição do Twitter de US $ 44 bilhões. Dado o seu apoiador de longa data do Bitcoin e do Dogecoin, isso foi compreensivelmente considerado um desenvolvimento altamente otimista para criptomoedas.

Bem, não há dúvida de que
o Twitter está trabalhando em algum tipo de integração de criptomoedas, já que a empresa de mídia social tem uma unidade de criptomoeda dedicada que vem trabalhando no NFT e tombando há vários meses. Curiosamente, a Binance foi co-investidora na oferta pública de aquisição de Musk, com a maior bolsa do mundo ajudando o Twitter a desenvolver estratégias relacionadas a como poderia trabalhar com criptomoedas.

Portanto, não há dúvida de que o Twitter fará mais com a criptografia em algum momento, com os principais tokens, como bitcoin, ethereum e dogecoin, provavelmente sendo os principais beneficiários. No entanto, as últimas semanas levaram à especulação – com base em vazamentos – de que a rede social poderia estar trabalhando em sua própria moeda, o que pode ou não remover a necessidade de complementar as criptomoedas existentes.

Domínio do Bitcoin aumenta

O mercado de baixa em curso provavelmente continuará até 2023. Isso se deve em grande parte ao fato de que a guerra na Ucrânia ainda não mostra sinais óbvios de terminar no futuro próximo, algo que impede a economia global de se recuperar totalmente.

Por esta razão, o domínio do bitcoin – sua participação – no mercado de criptomoedas (ou seja, sua capitalização de mercado como porcentagem do limite total do mercado) provavelmente aumentará nos próximos meses. De fato, já aumentou nos últimos dois meses, passando de 37,6% no início de setembro para 40% no momento em que escrevo.

Isso ocorre porque, em
um período de instabilidade, os investidores tendem a gravitar em direção à opção “mais segura”, e na criptomoeda essa opção é invariavelmente o bitcoin, a criptomoeda mais antiga com a rede mais segura. Isso também significa que, quando o mercado se tornar mais otimista, o bitcoin quase certamente liderará a carga, como fez com todos os mercados em alta anteriores.

Solana “morre”, minerando outras camadas e aumentando o Ethereum

Além de deprimir o mercado em geral, o crash da FTX também teve o efeito notável de enfraquecer severamente Solana, e talvez fatalmente.

No início de novembro, o preço do SOL era de US $ 38, mas o desaparecimento do FTX causou uma queda para pouco menos de US $ 13 em questão de dias e, na verdade, caiu abaixo de US $ 9 no final de dezembro. Isso se deve em grande parte ao fato de que a FTX e seu CEO Sam Bankman-Fried foram um grande apoiador da Solana e de seu ecossistema, com a própria Fundação Solana tendo cerca de US $ 200 milhões em criptomoedas na bolsa quando entrou em colapso.

De fato, o ecossistema DeFi da Solana está praticamente morto em comparação com seus níveis anteriores, com apenas US $ 211 milhões em valor total bloqueado (acima dos US $ 10 bilhões no início de novembro). Combinado com uma série de interrupções de alto perfil nos últimos meses, apenas um investidor muito “corajoso” apostaria em Solana como rival da Ethereum.

Acontece que o desaparecimento de Solana provavelmente prejudica o caso de outros “assassinos Ethereum” semelhantes, como Avalance, Polkadot e Cardano. E com a Ethereum completando sua fusão histórica no ano passado, está no caminho certo para ir de força em força e mais forte.

Os Estados Unidos introduzem uma legislação abrangente sobre criptomoedas

2023 provavelmente será o ano em que, depois de muitas idas e vindas, os EUA finalmente aprovarão um pacote legislativo abrangente para o mercado e a indústria de criptomoedas. Isso é apoiado pelo número de projetos de lei introduzidos no Congresso no ano passado, incluindo a Lei de Inovação Financeira Responsável Lummis-Gillibrand e a Lei de Proteção ao Consumidor de Commodities Digitais Stabenow-Boozman.

O último ato classificaria a grande maioria das criptomoedas como commodities sob a lei dos EUA, salvando-as das garras da SEC (muitas vezes excessivamente zelosa). Isso seria um grande ganho para a indústria de criptomoedas e, combinado com os movimentos regulatórios na UE e no Reino Unido, parece que 2023 fornecerá a certeza e a clareza que o mercado precisa para entrar em outra fase de alta e expansão.

Como sempre, o mercado de criptomoedas é imprevisível e este artigo representa apenas alguns dos nossos melhores palpites sobre onde as coisas poderiam ir em 2023.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels burak the weekender 186464

Previsão da IOTX 2023, 2025 e 2030

pexels sora shimazaki 5668858 1

Transferências bancárias instantâneas e custos