in

O que é Dollar-Cost Averaging (DCA)?

A média do custo em dólar é uma estratégia de investimento que envolve a distribuição das compras em intervalos predefinidos, independentemente dos preços. Pode ajudar a remover o fator emocional no investimento – mas pode ser aplicado ao mercado de criptografia?

Quando se trata de investir, há uma infinidade de estratégias com vários graus de risco. Uma dessas estratégias é a média do custo em dólar, também conhecida como DCA, que é projetada para construir riqueza ao longo do tempo.

Esta é uma abordagem de investimento em que compras periódicas de ativos, em última análise, eliminam a necessidade de mercados de tempo. Parece confuso? Continue lendo para saber mais sobre essa estratégia e como usá-la efetivamente em sua estratégia de investimento em criptografia.

O que é Dollar-Cost Averaging (DCA)?

A média do custo do dólar (DCA) é um plano de investimento menos medido que ajuda os investidores a eliminar decisões baseadas em emoções. Aqui, o investidor busca mitigar o efeito da volatilidade dos preços distribuindo as compras em intervalos predefinidos. Em vez de investir um montante fixo em uma classe de ativos, o investidor opta por investir um montante fixo semanal, mensal ou bimestralmente. Isso é feito independentemente das mudanças nos preços.

Pense na média de custo em dólar como um meio viável de navegar em um mercado volátil sem ter que avaliar o melhor ponto de entrada. Como o capital é distribuído em intervalos predefinidos, a estratégia tende a suavizar seus preços de compra ao longo da duração do investimento. Isso é muito melhor do que investir uma quantia fixa a um preço de pico.

Em essência, podemos dizer que a média do custo em dólar é uma estratégia de investimento adequada para iniciantes ou indivíduos que não querem se sobrecarregar com o aspecto técnico da análise de mercado.

Quem deve usar DCA?

A média do custo em dólar é ideal para investidores de longo prazo.

O objetivo é seguir um ciclo de investimento em que um valor fixo é investido de forma consistente em um ativo. Não há espaço para dúvidas, ganância ou medo associados às estratégias de investimento de curto prazo. Também vale a pena mencionar que a média do custo em dólar é mais eficaz em um mercado em baixa. Embora a maioria dos investidores esteja com muito medo de comprar, sempre se perguntando se é muito cedo ou muito tarde para o jogo, seu plano de cálculo da média do custo em dólar forneceria uma estrutura de investimento para comprar o mergulho.

Agora que você conhece os fundamentos da média do custo em dólar, vamos dar uma olhada nos possíveis efeitos dessa estratégia em vários cenários de investimento.

Como funciona a média do custo em dólar?

Antes de mergulharmos nos detalhes técnicos envolvidos, vamos pintar todos os resultados possíveis de uma estratégia de investimento de montante fixo. Por exemplo, digamos que você decida investir uma quantia fixa de $ 1.000 em um ativo no valor de $ 50 por ação. Como tal, você pode comprar 20 ações em uma única compra. Então, o que acontece se você decidir vender quando o preço estiver em $ 40, $ 60 ou $ 80?

Na tabela acima, fica claro que a estratégia de montante fixo funciona melhor quando o investidor identifica o melhor momento para entrar no mercado – isso também significa que você precisaria escolher vender no momento certo. Vamos comparar essa linha de base com os resultados potenciais da estratégia de cálculo da média do custo em dólar.

Média do custo do dólar em um mercado em baixa

Como o investimento em DCA é um plano de compra contínua, você precisaria distribuir seu capital de $ 1.000 em várias compras. Por exemplo, você pode ter um plano de média de custo em dólar para comprar um ativo em quatro meses. Em outras palavras, você reserva $ 250 por mês. Talvez o preço caia de forma constante, de modo que a cada intervalo de tempo predefinido os preços sejam $ 50, $ 35, $ ​​30 e $ 25. Nesse caso, o capital de investimento de $ 1.000 acumulou 30,4 ações. Como essa estratégia afeta seu lucro se você optar por vender pelos mesmos preços de venda?

Como você conseguiu adquirir mais ações ao longo do tempo, seu investimento cresce mais rápido. Mesmo onde a estratégia de montante fixo registrou prejuízo, a média do custo em dólares consegue gerar lucro.

Média do custo do dólar em um mercado em alta

Embora a média do custo em dólar seja uma estratégia eficaz durante um mercado em baixa, não é tão potente em um mercado em alta. Quando seus preços de compra aumentam com o tempo, as ações acumuladas serão menores do que o número de ações que você compraria com um montante fixo. Por exemplo, você pode dividir $ 1.000 igualmente em quatro compras e os preços por ação são $ 50, $ 65, $ 70 e $ 80. Com esse plano de compra, você ficará com 15,5 ações. Como isso afeta seu lucro?

Na tabela acima, você notará que a rentabilidade do seu investimento diminui consideravelmente.

Média do custo do dólar em um mercado plano

O terceiro cenário é quando o preço do ativo é um tanto estável ao longo do tempo. Aqui, você não sentirá o impacto da média do custo em dólar. Por exemplo, o preço de compra de um ativo se move para os lados e contabiliza $ 50, $ 55, $ 40 e $ 60 em cada intervalo em que você investe $ 250. No final, você teria um total de 18,9 ações, o que é um pouco mais próximo das 20 ações compradas por uma quantia única de $ 1.000 a $ 50 cada.

O DCA é adequado para investimentos em criptografia?

Como você deve ter notado, a estratégia de investimento da média do custo em dólar é adequada para qualquer classe de investimento volátil. No entanto, DCA para criptografia pode ser ainda mais crucial. Isso ocorre porque a criptomoeda é incomparável quando se trata de volatilidade e não é tão fácil prever a eventualidade de movimentos de preços. É por isso que você pode precisar adotar a estratégia de cálculo da média do custo em dólar para equilibrar os preços de compra e aproveitar as quedas do mercado.

No entanto, é fundamental garantir que você não sofra perdas significativas durante um ciclo de alta. Observe que a estratégia de investimento DCA é mais potente quando os preços dos ativos digitais estão caindo. Isso ocorre porque ele move seu preço médio de compra de Bitcoin para baixo a cada compra recorrente de Bitcoin.

Como usar DCA como estratégia de investimento em Bitcoin

Para usar a média de custo em dólar como uma estratégia de investimento em Bitcoins e criptografia, você pode optar por serviços de corretagem que oferecem opções de compra periódicas. Muitas das principais bolsas, como Binance, Coinbase, Gemini e Crypto.com, oferecem o recurso de compras recorrentes. Você pode definir facilmente a frequência de compra (diária, semanal, mensal), o valor da compra e deixar que a bolsa cuide do resto para você. No entanto, esse recurso pode estar disponível apenas nos EUA para algumas dessas trocas. Se você quiser calcular o resultado do investimento da DCA em Bitcoin, existem sites como este . Em agosto de 2021, se você comprasse apenas $ 10 em Bitcoins todas as semanas durante 5 anos, isso teria se transformado em $ 2.610 em $ 38.650. Isso é um ganho impressionante de 1.380%!

Como alternativa, se o recurso de compras recorrentes não estiver disponível, você pode configurar um plano de compra manualmente, escolhendo um valor fixo para investir em intervalos predefinidos. No entanto, isso exigiria mais disciplina e esforço de sua parte, em vez do método de definir e esquecer acima.

Quais são os benefícios da média de custo em dólar?

Com base em nossos exemplos acima, é seguro dizer que o investimento de DCA em criptografia amplifica a lucratividade do investimento, aproveitando as quedas de preços. Outras vantagens incluem:

  • Ajuda a evitar os riscos decorrentes do equívoco dos mercados;
  • Elimina decisões de investimento baseadas na emoção;
  • É adequado para quem está interessado em investimentos de longo prazo.

Quais são as desvantagens da média do custo em dólar?

A desvantagem óbvia é o aumento nas taxas de transação . Considerando que essa estratégia envolve compras múltiplas, o custo de negociação pode aumentar significativamente, especialmente ao usar serviços de corretagem de criptografia para trocas fiat-to-crypto. No entanto, dependendo de sua lucratividade e da duração do investimento, você pode não sentir necessariamente os efeitos dos custos indiretos adicionais decorrentes de compras periódicas em comparação com a compra com um montante fixo. Também existem perdas potenciais como resultado do aumento consistente do preço do ativo. Quanto mais altos os preços de compra ao longo do tempo, menor o impacto da média do custo em dólar como estratégia de investimento.
Conclusão
A média do custo do dólar é uma estratégia de investimento potente para iniciantes e investidores com menos inclinação técnica, especialmente ao investir a longo prazo em um mercado volátil. Conforme discutido neste guia, a probabilidade de equivocar-se com o mercado é baixa e os riscos resultantes de decisões de investimento baseadas em emoções são reduzidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18

O Guia do Iniciante para ERC-20 Tokens e Endereços

bio 55

Josh Hamilton: biografia, família, salário e bens