in

Martin Cooper: biografia, família, salário e bens

Martin Cooper

Patrimônio líquido: $ 600 milhões
Data de nascimento: 26 de dezembro de 1928 (92 anos)
Gênero: Masculino
Profissão: Inventor, Empreendedor
Nacionalidade: Estados Unidos da America

Martin Cooper Net Worth:

$ 600 milhões

Qual é o valor líquido de Martin Cooper?

Martin “Marty” Cooper é um inventor americano que tem um patrimônio líquido de $ 600 milhões. Cooper será lembrado para sempre por ser o homem que inventou o telefone celular.

Conhecido como o “Pai do telefone celular de mão”, ele desenvolveu o primeiro sistema de rádio da polícia de mão portátil celular em 1967, e concebeu o primeiro telefone celular portátil para a Motorola. Em 3 de abril de 1973, Martin se tornou a primeira pessoa a fazer uma chamada de celular em público, e o destinatário dessa chamada foi Joel S. Engel, da AT&T.

Cooper possui onze patentes e é um inovador na área de gerenciamento de espectro de rádio. Em 1986, Martin e sua esposa, Arlene Harris, co-fundaram a Dyna LLC, que “apóia soluções de tecnologia perspicazes, inovadoras e relevantes que beneficiam a sociedade”, e ambos são membros do Hall da Fama da Wireless e do Hall da Fama da Tecnologia do Consumidor. Cooper publicou o livro “Cortando o cordão umbilical: o telefone celular transformou a humanidade” em 2021.

Vida pregressa

Martin Cooper nasceu em 26 de dezembro de 1928, em Chicago, Illinois. Seus pais, Arthur e Mary, eram imigrantes judeus ucranianos. Martin frequentou o Instituto de Tecnologia de Illinois (IIT) e depois de se formar em 1950, ingressou nas Reservas Navais dos Estados Unidos durante a Guerra da Coréia e serviu como oficial de submarino. Cooper voltou mais tarde para o IIT e obteve um mestrado em engenharia elétrica em 1957. Ele recebeu um doutorado honorário da escola em 2004 e, em 2021, o IIT realizou uma celebração virtual para homenagear “o criador do telefone celular, administrador vitalício e amigo, Martin ‘Marty’ Cooper. ”

Carreira

Depois de trabalhar para a Teletype Corporation em Chicago, Cooper conseguiu um emprego na Motorola em Schaumburg, Illinois, em 1954. Trabalhando como engenheiro de desenvolvimento sênior no grupo de equipamentos móveis da empresa, Martin desenvolveu o primeiro rádio portátil da polícia, usado por Chicago departamento de polícia em 1967. Mais tarde, ele se tornou o chefe da divisão de sistemas de comunicação e teve a ideia do primeiro telefone celular portátil e liderou a equipe que transformou essa ideia em realidade em 1973. Cooper disse que o pulso de Dick Tracy o rádio foi a inspiração para o primeiro celular e que ele pensava que o dispositivo deveria ser “algo que representasse um indivíduo para que você pudesse atribuir um número; não a um lugar, não a uma mesa, não a uma casa, mas a uma pessoa . ” Entre 1973 e 1993, A Motorola investiu US $ 100 milhões no conceito, e a equipe de Martin levou menos de 90 dias para projetar e montar o DynaTAC 8000x no início de 1973. Na década seguinte, o conceito foi ajustado várias vezes, e o produto que acabou chegando ao mercado era metade do peso dos 2,5 libras do DynaTAC 8000x original. “Popular Science” apresentou o DynaTAC na capa de sua edição de julho de 1973. Durante os 29 anos de Cooper na Motorola, ele liderou as equipes que criaram rádios móveis troncalizados, telas de cristal líquido, osciladores, componentes piezoelétricos e muito mais, e atuou como Diretor Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, bem como Vice-Presidente. o conceito foi ajustado várias vezes, e o produto que acabou chegando ao mercado tinha metade do peso do DynaTAC 8000x original de 2,5 libras. “Popular Science” apresentou o DynaTAC na capa de sua edição de julho de 1973. Durante os 29 anos de Cooper na Motorola, ele liderou as equipes que criaram rádios móveis troncalizados, telas de cristal líquido, osciladores, componentes piezoelétricos e muito mais, e atuou como Diretor Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, bem como Vice-Presidente. o conceito foi ajustado várias vezes, e o produto que acabou chegando ao mercado tinha metade do peso do DynaTAC 8000x original de 2,5 libras. “Popular Science” apresentou o DynaTAC na capa de sua edição de julho de 1973. Durante os 29 anos de Cooper na Motorola, ele liderou as equipes que criaram rádios móveis troncalizados, telas de cristal líquido, osciladores, componentes piezoelétricos e muito mais, e atuou como Diretor Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, bem como Vice-Presidente.

Em 1986, Martin e sua esposa, Arlene Harris, fundaram a Dyna LLC, que era inicialmente a base da Cellular Pay Phone, Inc., Accessible Wireless, Subscriber Computing Inc. e SOS Wireless Communications. Em 2017, uma das empresas da Dyna LLC, GreatCall, Inc., foi adquirida pela GTCR, que a vendeu para a Best Buy por $ 800 milhões no ano seguinte. Cooper foi cofundador da Arraycomm em 1992; a empresa desenvolveu um software de comunicação sem fio e tornou-se conhecida pela tecnologia de antenas inteligentes. Martin atuou como CEO da Arraycomm de 1992 a 2002 e fez parte do conselho de diretores da empresa de tecnologia de carregamento sem fio Energous de 2015 a 2019. Ele também atuou em vários comitês consultivos governamentais, como o Comitê Consultivo de Gerenciamento do Espectro do Departamento de Comércio e o Conselho Consultivo Tecnológico da FCC.

Vida pessoal

Em 1991, Martin se casou com Arlene Harris, que “literalmente nasceu no ramo de comunicações sem fio” – sua família era proprietária da Industrial Communications Systems, Inc. De acordo com o site oficial de Cooper, ele tem dois filhos, quatro netos e um bisneto.

Premios e honras

Cooper recebeu o Centennial Medal and Fellow do Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEEE) em 1984. Em 1995, ele ganhou o Prêmio Wharton Infosys de Transformação de Negócios, seguido pelo Prêmio Fred Link do Radio Club of America em 1996. Em 2000, Martin foi empossado no Hall da Fama “RCR Wireless News”, e ele foi nomeado um dos dez melhores empreendedores do ano da revista “Red Herring”. Em 2002, ele foi homenageado com o prêmio George Stibitz Computer and Communications Pioneer do American Computer Museum e o Wireless Systems Design Industry Leader Award. Martin recebeu o prêmio CITA Emerging Technologies em 2006 e o ​​prêmio Global Spec Great Moments Engineering em 2007.

Em 2008, a Wireless History Foundation nomeou Martin como um dos maiores inovadores sem fio dos Estados Unidos de todos os tempos, e ele recebeu o prêmio CE Consumer Electronics Hall of Fame. Cooper também recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias (2009), Prêmio pelo conjunto da obra do Radio Club of America (2010), Prêmio Webby Awards pelo conjunto de sua obra (2011), Prêmio Washington da Sociedade de Engenheiros de Washington (2012), Charles Stark da National Academy of Engineering Prêmio Draper (2013) e Prêmio Marconi (2013). Ele foi indicado para o prêmio Mikhail Gorbachev: O Homem que Mudou o Mundo em 2011 e recebeu um doutorado honorário da Hasselt University em 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

bio 33

Miguel Cabrera: biografia, família, salário e bens

bio 49

David Stern: biografia, família, salário e bens