in

Growth Investing: o que é e como funciona

Os estoques de crescimento estão tipicamente expandindo rapidamente empresas mais jovens com taxas de crescimento acima da média. Embora o investimento em crescimento possa ser uma estratégia extremamente gratificante, ele também vem com altos riscos e certamente não é para todos.

Este guia vai ajudá-lo a decidir se é para você e começar – explicaremos o que é o investimento em crescimento, métricas fundamentais para identificá-los, os principais riscos envolvidos, como gerenciar estrategicamente esses riscos e trazer alguns exemplos de estratégias de investimento em crescimento.

O que são estoques de crescimento?

As ações de crescimento são empresas que experimentam taxas de crescimento substanciais e acima da média e têm um fluxo de caixa positivo — ações de empresas cujos ganhos estão aumentando a uma taxa muito mais rápida em comparação com seus pares do setor.

Por exemplo, as ações em crescimento podem ser empresas de tecnologia, disruptores de mercado, inovadores, negócios em mercados emergentes ou outras indústrias em rápida expansão com alto potencial de crescimento. Alguns exemplos de ações de crescimento incluem as empresas de grande capital Amazon (AMZN), Meta (FB), Netflix (NFLX) ou small-caps Range Resources Corp. (NYSE: RRC) ou Denny’s Corp. (NASDAQ: DENN).

Em o oposto dos estoques de valor, o desempenho das ações de crescimento é avaliado principalmente pelo crescimento da receita e das vendas, enquanto as ações de valor são medidas pelo seu preço de negociação e valor intrínseco.

O que é o crescimento investindo?

O investimento em crescimento é um processo de compra de ações de empresas que crescem a uma taxa muito mais rápida do que a média do setor. O objetivo é obter lucros através da valorização de capital em vez de dividendos ou juros – vendendo as ações depois de terem subido de valor.

Os investidores em crescimento geralmente lucram com a venda depois que o valor subiu em vez de se segurar para ganhar rendimentos passivos. Isso porque as empresas que mais crescem rapidamente estão reinvestindo seus lucros de volta em seus negócios para desenvolver novos produtos ou serviços e muitas vezes não têm os meios para pagar dividendos.

Por causa disso, os investidores buscam maximizar seus ganhos de capital, razão pela qual o investimento em crescimento também é conhecido como estratégia de crescimento de capital ou valorização de capital e uma estratégia de investimento ofensiva.

Investimento ofensivo versus defensivo

O investimento em crescimento é uma estratégia ofensiva que aproveita um mercado em alta onde as ações e os valores de segurança sobem e superam. Investimento ofensivo ou agressivo é uma estratégia de alto risco e alta recompensa, com foco na valorização do capital em vez da preservação do capital. Por exemplo, outras estratégias de alto risco, como opções e negociação de margem, também são investimentos ofensivos.

Por outro lado, a estratégia de investimento defensivo busca reduzir os riscos de perder o investimento inicial e, ao mesmo tempo, oferecer um retorno positivo no longo prazo. Por exemplo, investir em títulos, fundos inversos, ações de dividendos, commodities ou manter caixa e equivalentes em dinheiro nos mercados de urso.

O uso de estratégias de investimento defensivo não vem completamente livre de riscos, porém pode ajudar a minimizar as perdas. O foco é a valorização do capital em vez da preservação do capital ou fluxo de caixa estável.

Entendendo a valorização do capital

Para entender completamente como o crescimento dos investimentos rende, vamos explicar brevemente o que é a valorização do capital e os ganhos de capital e a preservação do capital.

A valorização do capital, em termos simples, significa a diferença de custo entre o preço de compra e o preço de venda, um processo em que uma ação ganha valor ao longo do tempo. Por exemplo, se um investidor compra ações no valor de US $ 1.000, ao longo do tempo, eles sobem e são avaliados em US $ 5.000 – essa diferença de US $ 4.000 é a valorização do capital. Se o investidor vender essas ações e ganhar esses $4.000, torna-se um ganho de capital. Um aumento no preço de mercado do investimento é a valorização do capital.

Por outro lado, a preservação do capital é o oposto, com foco em investimentos de renda fixa mais seguros e estáveis. A desvantagem é que geralmente não vem com retornos tão altos e deixa um risco de inflação.

Crescimento versus valor versus ações de renda

Geralmente, há duas abordagens para investir: investidores que esperam lucrar vendendo suas ações e investidores que pretendem investir a longo prazo e coletar rendimentos passivos por meio de dividendos. As ações podem ser classificadas em três categorias gerais: crescimento, valor e renda, vamos explicar brevemente suas diferenças.

Quando se trata de estoques de crescimento, o negócio tem potencial para valorização de capital em um tempo menor. Em contraste, as ações de valor são sobre encontrar empresas negociando por menos do que seu valor intrínseco e podem crescer no futuro, um investimento de longo prazo.

Estoques de crescimento

Os estoques de crescimento são mais caros e arriscados, e seu custo é relativamente alto em comparação com seu valor real. Isso porque, devido às suas taxas de crescimento favoráveis, muitos investidores tendem a comprar e acreditam que continuarão subindo de valor. O maior risco vem principalmente do fato de que, se os ambiciosos planos de crescimento de uma empresa caírem, os preços também podem cair.

Ações de valor

As ações de valor são geralmente conhecidas como mais baratas e menos arriscadas, e seus preços de negociação são baixos considerando seu desempenho real e estão vendendo por menos do que seu valor intrínseco. O menor risco vem do fato de que os estoques de valor geralmente são negócios mais estáveis e estabelecidos, e há menos risco de que essas empresas falhem. No entanto, as ações não estão necessariamente negociando por menos do que seu valor intrínseco, e o preço de mercado já pode estar correto.

Ações de renda

As ações de renda pagam dividendos estáveis aos seus acionistas a partir de seus lucros, oferecendo um rendimento passivo estável para seus investidores. Essas ações também são empresas mais estabelecidas gerando lucros saudáveis e podem pagar dividendos regulares – e são boas para proteger a carteira contra a volatilidade dos preços.

Características de investimento em crescimento

Os investidores devem sempre fazer sua própria pesquisa antes de comprar ações para avaliar os fundamentos e se podem oferecer força positiva no longo prazo. Várias características principais definem os estoques de crescimento.

1. Crescimento muito alto dos ganhos

Uma taxa de crescimento acima da média em relação aos pares do setor é uma das principais características que define os estoques de crescimento.

2. Pagar baixo ou nenhum dividendo

As ações de crescimento normalmente não pagam dividendos ou pagam dividendos baixos ou pagam menos frequentemente, pois reinvestem continuamente tudo de volta em seu desenvolvimento para aumentar as receitas e sustentar o alto crescimento.

3. Empresas de pequeno ou médio porte

As ações de crescimento são, muitas vezes, empresas de capital pequeno ou médio, em vez de ações de grande capitalização. As small-caps têm mais espaço para expansão do que suas contrapartes maiores e já desenvolvidas. No entanto, esse não é um critério necessário, e também grandes empresas podem ser ações de crescimento, por exemplo, Amazon ou Netflix.

Small-caps podem ser investimentos de alta recompensa, pois têm mais potencial de crescimento; no entanto, eles também vêm com risco elevado – devido aos seus estágios iniciais e operações menos estabelecidas, há mais que pode dar errado.

3. Tenha uma vantagem competitiva

Ações de crescimento são negócios em expansão mais rápido do que outras empresas que operam no mesmo setor ou indústria. Muitas vezes eles têm um ponto de venda único (USP) como uma vantagem competitiva que diferencia a empresa do resto do mercado e faz com que elas cresçam mais rápido.

4. Base de clientes leais

Por causa de suas inovações e ter um ponto de venda único em comparação com o resto dos players do mercado, os consumidores podem preferi-las como as primeiras do mercado, beneficiando-se de uma base de usuários fiel que contribui para o crescimento das vendas.

Por exemplo, suponha que uma empresa de software desenvolva um novo aplicativo que ainda não está no mercado. Nesse caso, há uma maior chance de ganhar uma base de clientes fiel como a primeira para o negócio de mercado com esse serviço específico que concorrentes ou outras empresas ainda não estão oferecendo. Também ajuda a manter esses clientes no futuro e manter uma grande parte da participação de mercado.

5. Investimentos de longo prazo

Como as ações em crescimento não costumam pagar dividendos, os investidores têm que manter seus investimentos de longo prazo para gerar receitas consideráveis através de ganhos de capital. Os investidores ainda podem se beneficiar e ganhar dinheiro vendendo-os mais cedo, mas podem fazer lucros duplos, triplos ou até maiores se eles segurarem e venderem depois de vários anos.

6. Investimentos de alto risco

Qualquer investimento vem com um risco até certo ponto, mas o investimento em crescimento é considerado como um investimento mais arriscado do que ações de valor ou ações de renda. As ações de crescimento fazem uma oportunidade de investimento atraente devido ao seu alto potencial de ganho e vêm com um risco maior, pois as empresas não são tão estabelecidas quanto suas contrapartes maiores, e se a empresa não realizar, podem ocorrer perdas.

7. Altamente volátil

Durante um mercado em alta, as ações de crescimento negociam a preços premium e são mais sensíveis a flutuações significativas de valor tornando-as altamente voláteis. Durante a ascensão econômica e a prosperidade, os preços das ações de crescimento sobem mais rápido do que o mercado global, à medida que a confiança dos investidores é alta.

O crescimento dos preços das ações pode despencar nos mercados de urso à medida que os investidores buscam vender ações de alto risco, diminuindo o valor. Além disso, empresas jovens e menores têm maior chance e risco de falir.

8. Avaliação premium – alta relação preço-lucro (P/E)

As ações de crescimento tendem a ser mais caras em comparação com os preços globais de mercado com uma relação P/E mais alta do que os concorrentes do setor, já que muitos investidores acreditam em seu sucesso contínuo no futuro e investem.

Métricas-chave para avaliar os estoques de crescimento

Não há uma fórmula específica para avaliar o potencial de crescimento dos estoques, pois muito depende da empresa e de seus planos futuros. Por exemplo, como uma empresa vai escalar suas operações, sua inovação para novos produtos ou serviços, ou como lida com o alto crescimento, mas também sobre a interpretação individual dos investidores e o julgamento pessoal.

No entanto, existem algumas métricas e métodos fundamentais para avaliar o potencial, que devem ser aplicados olhando para fatores objetivos e subjetivos e mantendo a condição geral da empresa, incluindo o desempenho financeiro e do setor passado.

Em geral, há cinco coisas-chave a serem olhados ao selecionar ações que poderiam proporcionar altos ganhos de capital:

Crescimento do lucro por ação (EPS)

O EPS é uma métrica calculada dividindo os lucros de uma empresa por suas ações em circulação e indica o quão rentável é o negócio. Por outro lado, o crescimento do EPS refere-se ao quanto o EPS aumentou ao longo do tempo.

O crescimento positivo e consistente dos lucros dos últimos cinco a dez anos pode ser um indicador de um estoque de crescimento, e quão alto o EPS deve depender do tamanho da empresa.

Por exemplo, se uma empresa gera receitas de mais de US$ 4 bilhões, eps de cerca de 6% é bom. Uma empresa menor com faturamento abaixo de US$ 400 milhões, 12% e acima do crescimento é boa. Assim, as empresas menores devem ter um crescimento maior, e para as empresas maiores, é normal ter taxas de crescimento um pouco menores.

O consenso geral é que, se uma empresa tem mostrado um crescimento consistente nos últimos cinco a dez anos, é mais provável que continue fazendo isso também no futuro.

Forte crescimento dos lucros futuros

As empresas divulgam demonstrações públicas sobre suas finanças, planos e perspectivas para o próximo trimestre ou um ano. Também estima e menciona as taxas de crescimento esperadas futuras. Os investidores podem verificar se as ações crescerão mais do que a média em relação à indústria e, em seguida, rever a viabilidade das ambições da empresa.

Margens de lucro fortes

Outra métrica a ser conferida é a rentabilidade da empresa – suas margens de lucro. A margem de lucro é um cálculo de deduzir todas as despesas das vendas totais e dividir esse número por vendas, pré-imposto.

É crucial considerar a rentabilidade e não apenas a taxa de crescimento. Mesmo que uma empresa possa estar dobrando suas vendas, isso não significa necessariamente que eles também estão fazendo isso de forma lucrativa. Baixa rentabilidade e alto crescimento podem refletir que a empresa não está controlando seus custos gerais.

No entanto, várias start-ups bem-sucedidas não são lucrativas por anos, pois investem em crescimento sobre os lucros, o que deve ser levado em consideração. No geral, se uma empresa excede suas margens fiscais anteriores de cinco anos e as margens dos pares do setor, ela mostra potencial patrimonial.

Forte retorno sobre o patrimônio líquido (ROE)

O retorno sobre o patrimônio líquido é calculado dividindo o lucro líquido pelo patrimônio líquido. Demonstra a rentabilidade de uma empresa, mostrando quanto lucro gera com os investimentos dos acionistas. Pode ser um bom sinal que a administração está operando bem o negócio e gerando retornos dos investimentos de seus acionistas.

Taxa de crescimento extrema

Para que as empresas sejam consideradas ações de crescimento, elas devem pelo menos dobrar suas receitas em cinco anos. Para isso, de forma realista, a empresa precisa crescer pelo menos 15%, o que é bastante viável para empresas mais novas e indústrias de alto crescimento; qualquer coisa acima disso é, é claro, ainda melhor.

Uma breve história de investimento em crescimento

Há alguns nomes notáveis relacionados à abordagem de investimento em crescimento. Um deles é o investidor Thomas Rowe Price, o fundador do growth investing. Em 1950, ele criou seu Fundo de Ações de Crescimento, que tem uma média de crescimento de 15%.

Outro nome notável é Philip Fisher, que deu ao método de investimento de crescimento mais cobertura quando escreveu seu estilo de investimento em “Ações Comuns e Lucros Incomuns” em 1958. Seu livro e estratégia destacam a importância da pesquisa sobre negócios por meio de networking.

Riscos de investimento em crescimento

Os estoques de crescimento são geralmente considerados como investimentos mais arriscados devido a várias razões. Em primeiro lugar, as taxas de falha das empresas são mais altas em indústrias em crescimento, como saúde, tecnologia ou energia.

Em segundo lugar, os estoques de crescimento tendem a ser empresas mais jovens com operações menos estabelecidas, o que aumenta o risco de falência. Os estoques de alto crescimento extremo também devem ser vencedores assertivos na indústria, mas, muitas vezes, esse crescimento é difícil de manter.

Vamos verificar o que faz com que essas empresas falhem e quais são outros principais riscos a serem considerados antes de comprar ações de crescimento:

Sobrevalorização

Como as ações de crescimento são frequentemente também ações “na moda”, os investidores podem ser afetados pela mentalidade do rebanho. Ao investir, pode afetar as pessoas a basear suas decisões de compra nas decisões dos outros e no que estão comprando, em vez de verificar os fundamentos. Nesse comportamento, as pessoas começam a agir de forma semelhante às que estão ao seu redor sem prestar atenção às suas próprias opiniões.

Essa mentalidade de rebanho pode levar à supervalorização das ações, muitas vezes porque muitos investidores acham que o negócio pode alcançar seus objetivos. Uma vez que isso falha, e a empresa não excede essas expectativas, decepcionando o mercado, os investidores podem começar a vender, resultando em queda nos preços das ações e aumentando a volatilidade dos preços.

Por exemplo, durante a bolha tecnológica dos anos 1990 até 2000, todos os investidores saltaram na tendência da tecnologia e investiram cegamente em empresas obrigadas a falhar.

Execução de planos futuros

É importante ter em mente que o que a empresa coloca no papel em termos de seus planos futuros de desenvolvimento, como um novo produto ou serviço, não significa necessariamente que eles podem executar suas promessas ambiciosas. Sem esses planos de expansão, pode não alcançar o crescimento prometido aos seus investidores, tornando as ações de crescimento muito mais arriscadas.

Escala

As empresas que crescem rapidamente correm maior risco de fracasso se a administração não conseguir lidar bem com o dimensionamento das operações, aumentando assim o risco do investimento.

Gerenciar um negócio em rápido crescimento não é fácil – passar de uma empresa com 100 funcionários operando em um país para uma empresa com 500 funcionários e vários países pode ser um verdadeiro desafio para a gestão.

Produtos e indústrias em tendência

As empresas que perturbam o setor em um ponto não significam necessariamente que serão os disruptores do mercado para sempre. Por exemplo, vamos levar a empresa de software BlackBerry (NYSE: BB) foi uma das primeiras do mercado com seus smartphones inovadores. Anos depois, empresas como a Apple (NASDAQ: AAPL) assumiram com novos produtos e tecnologia mais avançada.

Baixa rentabilidade

Embora investir em empresas de alto crescimento possa parecer tentador devido à possibilidade de obter altos lucros, uma coisa simples a se olhar é a rentabilidade de um negócio. Selecionar estoques de crescimento que também já são rentáveis pode eliminar ou reduzir o risco.

Estratégias de investimento em crescimento

Devido aos seus maiores riscos, o investimento em crescimento não é para todos, e alguns podem optar por estratégias de investimento mais seguras e estáveis e defensivas. No entanto, se executado corretamente, o investimento em crescimento pode gerar lucros marginais.

Ao desenvolver uma estratégia que seja certa para você como investidor considerando sua tolerância ao risco, pode-se colocar em uma boa posição para gerar riqueza no longo prazo.

Tecnologia e saúde, indústrias em tendência

As empresas que atuam nas categorias de saúde e tecnologia têm sido historicamente boas oportunidades para investidores que buscam agregar aos seus portfólios. Uma das principais razões para isso é que as indústrias de tecnologia ou saúde são conhecidas por ter quase naturalmente produtos e serviços mais disruptivos e inovadores, soluções ou modelos de negócios únicos, permitindo seu domínio de mercado.

As empresas que desenvolvem produtos ou serviços revolucionários únicos muitas vezes têm mais chances de ter sucesso e gerar vendas consideráveis em um período mais curto, tendo assim uma maior chance de valorização do capital.

Ações de small cap

Como as empresas mais jovens e menores têm naturalmente maior potencial de crescimento, os investidores às vezes favorecem a compra de ações de small cap ou de capital médio em vez de grandes empresas. As grandes empresas já atingiram seu crescimento máximo e estão mais estabelecidas no mercado, ganhando receitas estáveis.

Diversificação

Também é importante para o investimento em crescimento a diversificação do portfólio para reduzir o risco – em múltiplos estoques, em vez de investir uma quantia fixa em um estoque de crescimento. Além disso, não apenas comprar várias ações apenas na indústria de tecnologia ou apenas em mercados emergentes, mas em vários setores ou mercados diferentes.

Algumas dessas ações de crescimento podem ter sucesso, algumas podem falhar; diversificando, você pode diminuir o risco e aumentar as chances de capitalizar em um deles ter sucesso e alcançar crescimento acima da média no longo prazo.

Fundos negociados em bolsa de crescimento (ETFs)

Se você não tem tempo ou confia em sua própria pesquisa, você pode adotar estratégias e abordagens mais acessíveis para investir em ações de crescimento.

Os ETFs (Growth exchange Traded funds, fundos negociados em bolsa) podem ser uma excelente escolha para investidores menos experientes e são projetados para incluir uma variedade de ações que apresentam rápido crescimento, onde os profissionais selecionam e gerenciam o fundo em vez disso.

Conclusão

O investimento em crescimento oferece aos investidores a chance de superar o mercado à medida que as ações crescem a taxas de mercado acima da média e ganham com valorização de capital e ganhos de capital.

No entanto, ele também vem com apostas mais altas e requer uma tolerância de alto risco – o crescimento excessivo é difícil de manter, e muitas empresas acabam falhando, perdendo assim dinheiro para os investidores. A chave é manter um portfólio diversificado para reduzir o risco de uma empresa falhar e a outra ter sucesso equilibrando-a com diferentes tipos de ações e ativos.

Perguntas frequentes

O que é o crescimento investindo?

O crescimento do investimento envolve a compra de ações que estão crescendo muito mais rápido em comparação com o resto do mercado e a indústria em que estão operando, os lucros são obtidos através da valorização do capital. Normalmente, empresas em indústrias em rápida expansão, mercados emergentes ou empresas com produtos e serviços inovadores.

Quais são as características dos estoques de crescimento?

Uma das principais características é o crescimento acima da média, outros traços comuns incluem: alta relação preço-lucro (P/E), baixo ou nenhum dividendo, empresas mais jovens, empresas com vantagem competitiva no mercado e na indústria, e uma base de clientes fiel.

Como avaliar os estoques de crescimento?

Não há uma fórmula precisa, mas monitorar métricas como crescimento de lucros passados, previsão de lucros futuros, margem de lucro, ROE ou ler sobre o futuro plano estratégico, inovação de produtos ou serviços, pode ajudar a avaliar o potencial.

Quais são os riscos de investimento em crescimento?

Empresas de alto crescimento tendem a ter uma chance mais elevada de sucesso, mas também têm uma alta probabilidade de falhar. O crescimento extremo é difícil de manter – operações de escala, inovação constante, permanecer rentável requer uma boa equipe de gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crypto 00038

Novos Jogos NFT: Próximos Jogos NFT de Criptomoedas lançados em 2022

crypto 00053

O que é a média do custo do dólar