in

De onde vem o valor do Bitcoin?

Para começar, um fator que influenciou a ascensão e queda do valor do Bitcoin como testemunhado ao longo dos anos é a percepção pública. As percepções são moldadas principalmente por manchetes de notícias.

Na maioria das vezes, quando a mídia se concentra na volatilidade do Bitcoin com discursos sobre eventos como a recente repressão da China às criptomoedas, o mercado entra em pânico. Uma percepção negativa prevalece e o preço do bitcoin cai à medida que as pessoas entram em pânico vendendo.

Da mesma forma, quando a mídia fala sobre como os milionários do Bitcoin estão em alta, o mercado explode e a demanda sobe. Portanto, o que a mídia transmite sobre o bitcoin tem um impacto em seu preço e, portanto, em sua avaliação geral.

Demanda por Bitcoin

Como é o caso da maioria das commodities, um aumento da demanda causará um aumento em seu valor. O que impulsiona a demanda por bitcoin é um pouco complicado, mas um fator que permanece relevante é quantas pessoas querem isso em comparação com outros ativos.

Por exemplo, enquanto o ouro já esteve em alta demanda devido ao seu status como uma reserva final de valor, a demanda diminuiu ao longo do tempo com o aumento de ativos digitais como o Bitcoin que imitam as características do ouro.

Da mesma forma, a demanda por Bitcoin e, portanto, seu valor é impulsionado pela necessidade no mercado de uma moeda autônoma descentralizada que oferece mais controle do que alternativas fiduciárias. Afinal, o Bitcoin surgiu durante a crise financeira de 2008 como uma tecnologia que permite que qualquer pessoa seja seu próprio banco livre do controle de terceiros.

Embora muitas criptomoedas ofereçam características semelhantes, o Bitcoin continua sendo a criptomoeda mais testada e testada e, portanto, a que tem maior demanda. Por causa disso, o Bitcoin ostenta a maior valorização de mercado no espaço cripto.

Oferta deflacionária do Bitcoin

Da mesma forma, a oferta de bitcoin em comparação com o que é exigido terá um impacto em sua avaliação. A oferta de bitcoins é limitada, pois sua oferta total é limitada a 21 milhões de moedas. Portanto, à medida que mais e mais pessoas exigem bitcoin e se afastam da tirania das moedas fiduciárias, o preço sobe porque há simplesmente menos unidades para comprar.

Por exemplo, se uma pessoa estava disposta a comprar 0,1 bitcoins a US $ 100 e então outra pessoa apareceu e queria comprar a mesma quantia, o preço provavelmente aumentaria porque simplesmente não há volume suficiente de bitcoin para ambos. O Bitcoin também tem um sistema de abastecimento deflacionário incorporado em sua infraestrutura.

À medida que novos bitcoins são produzidos e distribuídos aos mineradores pela primeira vez como recompensa por seu trabalho, o próximo lote de prêmios de bitcoin é reduzido pela metade para cada 210.000 blocos minerados que são aproximadamente a cada quatro anos. Esse mecanismo deflacionário reduz a oferta de bitcoins ao longo do tempo, aumentando assim seu preço.

Custos de produção

Os custos de produção do Bitcoin também têm um impacto na valorização. Como os mineradores são responsáveis pela salvaguarda da rede, através da compensação de transações, eles arcam com grande parte do custo de produção de novos bitcoins em circulação. Como o bitcoin é uma blockchain de prova de trabalho, este processo de produção é intensivo em energia.

O custo da eletricidade determina a disponibilidade de mineradores na rede Bitcoin. Com mais mineradores na rede, a taxa de hash do Bitcoin ou o poder de computação aumenta. Isso torna a rede mais estável e com estabilidade aumenta a confiança no Bitcoin entre o público em geral. Isso leva a um aumento no preço e na valorização. À medida que os custos de produção aumentam, menos mineiros estão dispostos a participar e, portanto, a rede se torna menos estável.

O aumento dos custos de mineração levou a alguns eventos notáveis nos últimos meses, quando a taxa de hash e o preço do Bitcoin caíram à medida que a China anuncia que está banindo tudo relacionado às criptomoedas.

regulamento

O preço do Bitcoin também é influenciado pela ideia de se um governo vai legalizar e regular o bitcoin ou bani-lo. A regulação afeta sua avaliação à medida que novas regulamentações proporcionam uma sensação de segurança para novos investidores que, em seguida, entram no mercado por medo de perder uma oportunidade.

Da mesma forma, quando os reguladores emitem proibições gerais na indústria de criptomoedas, o preço e a avaliação do Bitcoin são afetados pelo pânico do mercado e vendem suas posições.

Tudo leva à oferta e demanda

Como acontece com muitos ativos, o valor do Bitcoin se resume à oferta e demanda. À medida que as pessoas se afastam dos sistemas fiat em favor de criptomoedas descentralizadas, a demanda e a valorização do bitcoin aumentarão.

A oferta permanece limitada devido às rigorosas condições de protocolo que regem quantos bitcoins podem ser minerados. Além disso, os custos de produção são altos e aumentam ao longo do tempo, levando a menos mineradores participantes. Além disso, com a dificuldade crescente necessária para minerar novos blocos na blockchain, apenas mineradores com os equipamentos mais sofisticados poderão participar da rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels anna shvets 6664189

Tokens sintéticos: o que são e como funcionam

pexels kindel media 8327034

Visão de um biólogo sobre finanças descentralizadas (DeFi)