in

5 Previsões de Solana para 2022

2021 foi um ano extraordinário para Solana (SOL). Ele cresceu mais de 11.000% e passou de uma altcoin relativamente desconhecida para uma das principais criptos por capitalização de mercado. Solana é uma das criptomoedas mais rápidas do bloco, e suas baixas taxas de transação tornaram-na uma alternativa atraente ao Ethereum (ETH). Agora está listado na maioria das principais exchanges de criptomoedas.

O Ethereum ainda é o maior cripto de contrato inteligente e hospeda um bom número de aplicações.

Mas as taxas loucas e o congestionamento pesado da rede estão levando desenvolvedores e investidores a buscar alternativas. Solana é uma das grandes beneficiárias desse turno.

A questão é: Solana pode sustentar esse crescimento em 2022? Crypto está cheio de histórias de moedas que voaram alto por um curto período de tempo, apenas para afundar de volta nos gráficos nos meses seguintes. Isso é em parte porque é uma indústria em rápida mudança, e em parte porque está repleta de especulações que empurram os preços para alturas irrealistas.

Aqui estão cinco previsões de Solana para 2022:

1. Solana continuará a atrair novos projetos

Quando escrevi sobre Solana no final de agosto, tinha mais de 400 projetos em seu site. Agora, apenas quatro meses depois, seu site diz que há mais de 1.000 projetos. Esse número certamente crescerá no próximo ano, à medida que mais desenvolvedores se reúnem para esta rede fácil de usar.

Para os investidores, também é interessante olhar para os projetos individuais que estão sendo desenvolvidos em Solana. De aplicativos de finanças descentralizados a tokens não fungíveis (NFTs) e Web 3, há algumas novas criptomoedas interessantes tomando forma. Como eu escrevo, um dos mais populares é o Star Atlas (ATLAS), um token metaverso multiplayer.

2. O valor total bloqueado de Solana crescerá

O valor total bloqueado da Solana – os ativos apostados nos aplicativos de financiamento descentralizados em sua rede – cresceu de cerca de US $ 1 bilhão em julho para mais de US $ 11 bilhões agora, de acordo com DeFi Llama. Os aplicativos Populares DeFi incluem Raydium (RAY) e Serum (SRM), exchanges descentralizadas que cada vez mais atraem investidores que não querem pagar altas taxas de gás Ethereum.

3. Solana se tornará mais descentralizada

Uma das grandes críticas de Solana é que ela é muito centralizada. Um aspecto fundamental do Bitcoin (BTC) e o ethos por trás da criptomoeda em geral é que ele não depende de um órgão centralizado, como um governo ou banco.

Há preocupações de que a Fundação Solana controle uma porcentagem muito alta do SOL em circulação. Outra preocupação é que não há validadores suficientes. Sem ficar muito técnico, quanto mais validadores você tem, mais descentralizada a rede. Solana tem 1.360 validadores, em comparação com os 275.830 do Ethereum.

É caro executar um nó validador em Solana, mas à medida que a rede cresce, o número de validadores também.

4. A regulação terá impacto

O aumento da regulação terá um impacto em toda a indústria de criptomoedas no próximo ano. No longo prazo, uma regulação razoável provavelmente aumentará a confiança dos investidores. Mas não sabemos que forma a regulação tomará — e mesmo uma regulação razoável terá um impacto de curto prazo nos preços.

Mesmo de acordo com as regulamentações existentes, Solana pode enfrentar problemas nos EUA. Sua natureza mais centralizada significa que a SEC é mais propensa a classificá-la como uma segurança. Essa é uma das razões pelas quais a SEC está processando a Ripple (XRP). Os títulos precisam se registrar na SEC e seguir certas diretrizes, mas se não há nenhuma parte central dirigindo uma empresa (como o Bitcoin), ela não deve contar como uma garantia. O presidente da SEC, Gary Gensler, alertou que muitas criptomoedas existentes estão operando como títulos não registrados – algo que ele planeja agir.

5. Enfrentará maior concorrência

Solana pode ter roubado o show em 2021, mas há muitas criptomoedas interessantes de contrato inteligente esperando nas asas. Existem uma série de blockchains subjacentes como Avalanche (AVAX) e Cardano (ADA). Você também tem que considerar as soluções de camada 2 que ficam em cima das redes existentes, como Polygon (MATIC) e Loopring (LRC).

Não é um cenário vencedor-leva-tudo. Mas é provável que vejamos quatro ou cinco jogadores principais emergirem do grupo. Se Solana pode continuar em sua trajetória atual, tem uma boa chance de fazer parte desse grupo. Mas como vimos, um ano é muito tempo em cripto.

Algumas grandes ressalvas

Estou animado para ver o que Solana pode alcançar nos próximos 12 meses. Já superou em muito as expectativas de muitas pessoas. Mas também aconselho cautela. Aqui estão alguns potenciais bloqueios que poderiam parar Solana em seus rastros:

  • Problemas técnicos. Em setembro, Solana teve uma paralisação de 17 horas que foi culpada por algo chamado “esgotamento dos recursos”. Alguns colocam isso em dores crescentes, mas questões mais técnicas no próximo ano podem fazer com que os desenvolvedores percam a confiança.
  • Problemas de segurança. Solana não sofreu grandes violações de segurança, mas seu modelo de validação de prova de história ainda é muito novo. Solana não foi testada na estrada no mesmo grau que o Ethereum ou o Bitcoin.

Estes são riscos que se aplicam a muitas criptomoedas, e parte da razão pela qual você não deve investir dinheiro que você precisa para cumprir outras metas financeiras. Assim, se Solana, ou todo o mercado de criptomoedas, falhar, será frustrante, mas você não enfrentará a ruína financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crypto 00045

Stablecoin: o que é isso?

crypto 00058

4 moedas criptográficas para vender antes de queimar