in

Você deve comprar Meta Stock?

O que há em um nome? Para o Facebook Inc. (ticker: FB ), que está se transformando em Meta Platforms Inc. (MVRS), é o futuro.

O nome Facebook tem sido uma grande parte da evolução da mídia social que moldou a sociedade e a democracia. Agora, a empresa, que anunciou a mudança de nome em outubro e começará a negociar com o novo símbolo em 1º de dezembro, está engatinhando para a próxima geração da internet e da interação social digital: o metaverso.

Como o próximo passo importante na forma como os humanos interagem uns com os outros digitalmente, o mundo 3D imersivo gerado por computador imaginado contará com realidade virtual e tecnologia de realidade aumentada , oferecendo à Meta uma nova oportunidade de crescimento além da receita de publicidade da qual depende tanto agora.

Mas junto com qualquer oportunidade, existem riscos envolvidos. O metaverso se tornará tão onipresente quanto a mídia social tradicional é hoje? Nesse ínterim, conforme o metaverso se desenvolve, o que dizer dos riscos aqui e agora para Meta decorrentes do aumento da concorrência, questões de privacidade e questões sobre seus impactos na sociedade?

Antes de mergulhar nessas questões para tentar descobrir se Meta é uma boa oportunidade de investimento , vale a pena lembrar como a empresa chegou onde está. Afinal, se o CEO Mark Zuckerberg revelar-se tão visionário sobre o metaverso quanto era sobre a ascensão das mídias sociais tradicionais, isso poderia manter sua empresa em crescimento por muitos anos.

Visão geral do Meta Stock

A história do Facebook já é familiar: como um jovem e brilhante estudante de Harvard, Zuckerberg criou um site em seu dormitório em fevereiro de 2004 e permitiu o acesso apenas a alunos da Ivy League. A partir daí, ele viu sua criação explodir em popularidade. Em 2007, o Facebook obteve uma avaliação de US $ 15 bilhões; e em 2010, valia $ 41 bilhões. Quando a empresa abriu o capital em maio de 2012 a US $ 38 por ação, valia espantosos US $ 104 bilhões.

A empresa tinha mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais em dezembro de 2012. Ainda mais importante, o Facebook adquiriu o Instagram por US $ 1 bilhão em agosto de 2012, que na época tinha pouco mais de 100 milhões de usuários registrados. Hoje a plataforma tem mais de 1 bilhão e continua contando. O foco do Instagram em fotos e usuários móveis não só se provou presciente, mas também combinou bem com a crescente base móvel do Facebook: no terceiro trimestre de 2019, o último período para o qual a empresa divulgou esses dados, 94% da receita de publicidade do Facebook veio de usuários móveis.

Encontrar empresas emergentes com serviços que complementassem os seus foi uma estratégia eficaz para o Facebook. Após a compra do Instagram, o FB adquiriu o WhatsApp em 2014 por US $ 19 bilhões. Naquela época, o WhatsApp era uma das empresas de crescimento mais rápido no mundo, e o Facebook ficou feliz em não apenas ganhar um novo serviço incrivelmente popular, mas também remover o WhatsApp como concorrente do Facebook Messenger.

Isso também provaria ser uma jogada astuta para o Facebook e sua família de aplicativos. Segundo a App Annie, os quatro aplicativos mais baixados no mundo de 2010 a 2019 foram Facebook, Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram, nessa ordem.

Durante a pandemia, as pessoas passaram mais tempo na Internet e o Facebook foi um dos principais beneficiários. Em seu relatório trimestral mais recente no mês passado – o último sob o nome de Facebook – a empresa disse que sua receita cresceu 35% ano a ano, para mais de US $ 29 bilhões, enquanto sua receita líquida cresceu 17%, para quase US $ 9,2 bilhões.

Ela também anunciou uma nova estrutura de relatório financeiro com dois segmentos que aparecerá em seu relatório do quarto trimestre. Um deles é a “Família de Aplicativos”, que inclui Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp. O outro é o “Facebook Reality Labs”, que inclui hardware, software e conteúdo de realidade aumentada e virtual.

É essa última parte que Meta espera que seja seu motor de crescimento da próxima geração. No terceiro trimestre, a receita em seu segmento “Outros”, que inclui as vendas de seus fones de ouvido de realidade virtual Oculus, aumentou 195% em relação ao ano anterior. Mas representou apenas menos de 3% da receita total do Facebook, que é dominado pela publicidade.

Prós de compra de estoque de meta

Se você é um investidor de longo prazo que acredita que o metaverso realmente é a próxima onda da mídia social, a Meta está incrivelmente bem posicionada para essa oportunidade de crescimento.

Com quase 3 bilhões de usuários ativos por mês, a Meta já é a maior empresa de mídia social tradicional do mundo. Ela também tem uma posição de liderança no mercado de hardware de realidade virtual com seus fones de ouvido Oculus e disse que planeja gastar cerca de US $ 10 bilhões em realidade virtual aumentada somente neste ano.

“Meta está gastando mais em seu metaverso do que a maioria das startups espera gerar em receita, e eles já têm 37% da população mundial acessando seu site existente a cada mês”, disse Scott Turman, CEO da BrightRay Publishing. “Zuckerberg tem uma grande vantagem inicial em todas as formas imagináveis.”

A base da comunidade que a empresa construiu por meio do Facebook, Instagram e WhatsApp servirá bem em meio à futura adoção de seu metaverso , diz Michael Sikorsky, presidente do Copia Wealth Studios.

“O metaverso é um tópico de tendência cada vez mais popular no momento, e há pessoas inteligentes que dizem que é o estado futuro das interações sociais”, diz ele. “A Meta está fazendo uma grande mudança na empresa e, ao comprá-la, você obtém alguma exposição a essa próxima tendência técnica.”

Will Reese, chefe de pesquisa de ações do UMB Bank, observa que o metaverso de Meta não será construído em um dia. “Embora o metaverso leve algum tempo para se formar, ele permite que a empresa deixe de depender da receita de anúncios online”, diz ele.

Contras de comprar estoque de meta

Embora haja potencial de crescimento no metaverso a longo prazo, Meta está tendo que enfrentar ventos contrários substanciais agora.

Uma mudança recente no sistema operacional móvel da Apple Inc. ( AAPL ) permite que os usuários optem por não serem rastreados em sua atividade na Internet, o que prejudica os negócios de publicidade do Facebook.

“No geral, se não fosse pelas mudanças no iOS 14 da Apple, teríamos visto um crescimento positivo da receita trimestre a trimestre”, disse a diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, em uma teleconferência que acompanhou os resultados trimestrais da empresa antes do anúncio do Meta.

Em vez disso, a receita do Facebook ficou em $ 67 milhões abaixo do trimestre anterior, e Sam Boughedda, corretor de ações da AskTraders, diz que a questão do iOS “pode ​​continuar a pesar na receita de publicidade da empresa por algum tempo”.

As mudanças no sistema operacional da Apple não são a única maneira pela qual o fabricante do iPhone está ameaçando o Meta. Seu iMessage está se tornando mais popular, tornando-o um concorrente mais formidável do Facebook Messenger e do WhatsApp.

A TikTok também está atrás de Meta, com Zuckerberg na teleconferência se referindo ao aplicativo de compartilhamento de vídeo como “um dos concorrentes mais eficazes que já enfrentamos”.

Além da concorrência, o Facebook também enfrentou uma série de escândalos, com o último envolvendo acusações de que sabia sobre os riscos para a saúde mental apresentados pelo Instagram, mas colocava os lucros em primeiro lugar.

“Boas críticas nos ajudam a melhorar, mas minha opinião é que o que estamos vendo é um esforço coordenado para usar seletivamente documentos que vazaram para pintar uma imagem falsa de nossa empresa”, disse Zuckerberg. “A realidade é que temos uma cultura aberta, onde incentivamos a discussão e a pesquisa sobre nosso trabalho, para que possamos progredir em muitas questões complexas que não são específicas apenas para nós.”

Como a Meta gasta agressivamente no metaverso nos próximos anos, “isso ocorre durante um período em que o crescimento da receita e as margens já estão em risco devido a mudanças no iOS, denúncias de denúncias e uma base de usuários envelhecida”, diz Reese. “Os aplicativos do FB estão enfrentando uma desaceleração no engajamento de grupos demográficos mais jovens, o mercado de publicidade mais lucrativo da empresa.”

E o próprio metaverso, a aposta em que se baseia grande parte do crescimento futuro da empresa, está longe de ser uma aposta certa. Sim, parece que a realidade virtual se tornará mais uma parte da vida cotidiana, mas e se ela permanecer no reino do entretenimento e não se popularizar tanto quanto Meta espera?

Além disso, haverá muitos concorrentes no metaverso, e Sikorsky diz que aqueles com mais experiência na fabricação de hardware, como a Apple, terão uma vantagem.

“Embora o Facebook precise de algo para evitar a mudança de ‘maturidade’ para ‘declínio’ em seu gráfico de ciclo de vida de negócios, meta pode não ser suficiente”, disse Kunal Sawhney, CEO do Kalkine Group.

Resumindo: você deve comprar Meta Stock?

Em um ponto, possuir ações do Facebook era um acéfalo para investidores em busca de crescimento . Estava ganhando muito dinheiro. Ele também tinha uma grande porção de jovens usuários cobiçados, aos quais os anunciantes queriam exposição.

Em grande medida, essas coisas ainda são verdadeiras. Mas agora a empresa está ameaçada por sua licença social para fazer negócios e sua base de usuários está envelhecendo. Está enfrentando mais concorrência e seu plano de crescimento futuro está na crença de que a realidade virtual vai permear nosso trabalho, entretenimento e interações sociais.

Para os investidores que procuram apostar no conceito de metaverso, Meta é uma ação de primeira linha para jogar essa ideia, contanto que você seja paciente. Para outros investidores, Meta ainda pode ser uma boa ação para comprar – contanto que você controle suas expectativas de crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

33

7 principais tokens para comprar em 2022

11

3 estoques de IoT para comprar e manter pelos próximos 10 anos