in

Valor Total Bloqueado ou TVL: o que é e como funciona

Este valor é chamado de Total Value Locked ou TVL. Esse valor é então ponderado contra a capitalização de mercado de um ativo para obter uma relação de capitalização de mercado para TVL.

Mas como essa proporção é calculada, como o relatório da TVL afeta o valor de um serviço descentralizado
e como você pode usar o relatório da TVL para determinar se um serviço financeiro descentralizado é desvalorizado ou supervalorizado? Responderemos a todas essas perguntas nesta edição do Ask CryptoVantage.

Como a razão TVL é calculada

Há três fatores principais a serem considerados ao calcular e olhar para a relação de capitalização de mercado da TVL de um serviço financeiro descentralizado: oferta circulante, lance máximo e preço atual.

Vamos usar a Uniswap como exemplo, pois é um dos provedores de DeFi mais conhecidos. Atualmente, a Uniswap possui uma oferta circulante de cerca de meio bilhão de UNI, com uma oferta máxima de 1 bilhão de UNI.

Para obter a capitalização de mercado atual da Uniswap, basta multiplicar a oferta circulante pelo preço atual da UNI. Então, para obter o relatório da TVL você pega esse número de capitalização de mercado e divide-o pelo serviço TVL e você começa o relatório da TVL.

Para a Uniswap está acima de 2, o que significa que há apenas cerca de metade do valor bloqueado na plataforma à medida que a plataforma é valorizada. Quando a oferta máxima é levada em conta, a relação TVL torna-se ainda maior em mais de 4.

Como o relatório da TVL afeta o valor (em teoria)?

Do ponto de vista puramente teórico, quanto maior a relação TVL, menor o valor de um ativo, nem sempre é o caso na realidade (como na Uniswap), mas há mais fatores que não só a TVL afeta o preço de um token DeFi, como o número de serviços disponíveis e a utilidade do token. De qualquer forma, teoricamente você deve querer que o preço fique mais próximo de 1 ou menos de 1, porque quanto mais saturada a piscina, menor o seu retorno.

Como você pode usar o relatório TVL para determinar se um ativo DeFi está desvalorizado ou supervalorizado?

Uma das maneiras mais fáceis de usar o relatório TVL para ajudar a determinar se um ativo DeFi está desvalorizado ou supervalorizado, é simplesmente olhando para o relatório. Em geral, se for menor que 1, provavelmente é subestimado. Mas há avisos aqui. Vênus (XVS) por exemplo tem uma relação de TVL muito baixa de menos de 0,2, em teoria isso deve significar que o XVS é desvalorizado, mas se você realmente cavar em XVS e seu papel na plataforma, ele não tem muito uso, e isso ajuda a explicar o preço do ativo. Por outro lado, se for bem acima de 1, pode ser superestimado.

O importante aqui é pesquisar o ativo DeFi que você está interessado e, em seguida, também usar TVL como uma ferramenta para ajudá-lo a decidir o que pode ser desvalorizado (já que você não quer comprar nada supervalorizado). Veja como ele é usado na plataforma, como ele é distribuído e apenas a tokenômica geral do ativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels kindel media 8327034

Visão de um biólogo sobre finanças descentralizadas (DeFi)

invest crypto 27

Moedas fiduciárias: o que são e como funcionam