in

Stablecoin Djed: Cardano é um assassino Ethereum?

A frase “assassino do Ethereum” tornou-se uma espécie de piada criptográfica contínua. Ao longo dos anos, ele tem sido usado para descrever uma grande variedade de rivais Ethereum, mas a maioria deles caiu no esquecimento. Isso inclui a EOS, uma ex-“assassina” que famosamente arrecadou mais de US $ 4 bilhões durante sua ICO, mas que viu seu token nativo diminuir de US $ 22,71 em abril de 2018 para US $ 1,07 hoje, em meio a uma relativa falta de uso.

Esta lista provavelmente também inclui a Cardano, fundada em 2015 pelo co-fundador da Ethereum, Charles Hoskinson, e lançada em 2017. Por vários anos, o trabalho em Cardano continuou no contexto de alegações ambiciosas sobre o que ele faria, sem que essas alegações fossem realmente fundamentadas. Isso porque, embora a rede tivesse muitas credenciais por trás dela e alguns fundamentos técnicos interessantes, ela nunca atraiu nenhum uso real, mesmo após a habilitação de contratos inteligentes em setembro de 2021.

No entanto, tudo isso está potencialmente pronto para mudar, já que o mês passado viu um marco importante para a Cardano e seu desenvolvimento. Ou seja, a stablecoin algorítmica baseada em Cardano Djed (DJED) foi lançada, fornecendo ao ecossistema de criptomoedas algo – ou seja, uma stablecoin estável – que vem gritando desde o colapso da Terra em maio de 2022. E dado que a DJED usa quantidades significativas de ADA em suas reservas, seu lançamento também pode significar que a ADA desfrutará de alguns grandes aumentos de preços nos próximos meses.

Djed Stablecoin lança, ADA Price Rallies

Em 31 de janeiro, o mantenedor de código da Cardano, COTI, lançou o Djed no blockchain Cardano. Como uma stablecoin algorítmica, o preço do DJED é mantido perto de US $ 1 por queima e cunhagem e seu token de reserva Shen (SHEN), enquanto o ADA também é usado para apoiar seu valor. Curiosamente, o Djed é substancialmente supergarantido, com SHEN e ADA mantidos em uma proporção entre 400% e 800% do valor nominal do DJED.

De acordo com o white paper de Djed, isso o torna “o primeiro protocolo de stablecoin onde as reivindicações de estabilidade são declaradas e comprovadas de maneira precisa e matemática”. Tais alegações foram suficientes para gerar um interesse considerável no Djed quando foi lançado, com a stablecoin agora em uma oferta circulante de 1,9 milhão.

Mais significativamente, a chegada do Djed causou um grande aumento na demanda por ADA, até porque este último é um de seus principais tokens de reserva. Assim, por um lado, as reservas da DJED já engoliram cerca de 30,17 milhões de ADA, acima dos 20,1 milhões em 31 de janeiro. Ao mesmo tempo, os investidores agora esperam que o lançamento do Djed sinalize um aumento no preço da Cardano ao longo do tempo, então eles foram em frente e compraram a ADA nos dias seguintes ao lançamento da stablecoin. Isso também inclui grandes investidores (também conhecidos como “baleias”), com Cardano testemunhando um número crescente de transações no valor de pelo menos US $ 100.000 nos últimos dias.

De fato, o preço da ADA passou de uma baixa de US $ 0,35 na semana anterior ao lançamento do Djed para uma alta de sete dias de US $ 0,413 em 2 de fevereiro, um aumento de 18%. Isso fez da ADA uma das moedas de melhor desempenho durante esse período e potencialmente fornece um sinal do que está por vir.

O que é
importante notar neste momento é que as reservas da DJED inevitavelmente crescerão em paralelo com a crescente demanda por stablecoins. As DEXs baseadas em Cardano MuesliSwap e Minswap já citaram a stablecoin, enquanto a mesma centralizou a exchange Bitrue. O número de trocas que suportam a stablecoin provavelmente crescerá de forma constante ao longo do tempo, o que exigirá que mais DJEDs sejam cunhados.

Por sua vez, outros ADAs serão retirados de circulação e colocados nas reservas de Djed. Em teoria, isso aumentará o preço do ADA ao longo do tempo.

Naturalmente, deve-se enfatizar que apenas 0,09% da oferta circulante de ADA foi retirada de circulação neste momento. Isso se deve em grande parte ao fato de que o Djed acaba de ser lançado e tem uma oferta muito pequena, de 1,9 milhão (no valor de cerca de US $ 1,9 milhão). Mas, como aprendemos com o mercado de criptomoedas, a demanda por stablecoins pode ser muito grande, com o TerraClassicUSD (USTC) tendo um valor de mercado de cerca de US $ 18,7 bilhões antes de seu crash em maio.

Agora, o
USTC vale apenas US $ 318,5 milhões, indicando o vazio que deixou para trás de seu colapso. Em outras palavras, há uma grande abertura e oportunidade para uma nova stablecoin para atender ao mercado de criptomoedas. E dadas as suas alegações de ter “matematicamente declarado e comprovado” estabilidade, Djed poderia acabar sendo essa stablecoin.

A Djed também convidará a uma demanda adicional, na medida em que oferecerá oportunidades para obter retornos. Isso virá do depósito do próprio DJED e do token irmão SHEN com as várias DEXs já listando-os. Por exemplo, a MuesliSwap afirmou que oferecerá rendimentos entre 10% e 15% para a agricultura de rendimento através dos pools de liquidez DJED / ADA e SHEN / ADA em sua plataforma.

Como tal, haverá uma fonte adicional de demanda por DJED e ADA, algo que ajudará a elevar os valores de cada um nos próximos meses.

Cardano em alta

Talvez o ponto mais importante de tudo nisso seja que o lançamento do Djed vê a Cardano oferecer mais utilidade ao ecossistema cripto do que nunca. A chegada da stablecoin pode fazer com que sua taxa de adoção acelere consideravelmente nos próximos meses, com o valor total da rede bloqueada crescendo de US $ 48,95 milhões em 1º de janeiro para US $ 102 milhões hoje, um aumento de mais de 100% em cerca de um mês.

Sim, o valor do Cardano como rede realmente dobrou desde o lançamento do Djed e provavelmente continuará a crescer. Isto é em parte devido ao próprio Djam, mas também devido ao constante desenvolvimento de Cardano testemunha regularmente.

Em particular, a rede de camada um tem uma grande atualização programada para este mês. Isso atualizará sua linguagem de contrato inteligente Plutus, para que “suporte assinaturas criptográficas ECDSA e Schnorr para facilitar a criação de aplicativos entre cadeias para os desenvolvedores”.

Em outras palavras, a Cardano se beneficiará de uma maior interoperabilidade entre ela e outras cadeias, como Bitcoin e Ethereum. Isso potencialmente expandirá o pool de usuários para a stablecoin Djed, o que, por extensão, significa mais demanda (e um preço mais alto) para a ADA. Ao mesmo tempo, a compatibilidade entre cadeias significa que vários desenvolvedores podem incluir suporte para Cardano ao criar dApps. Novamente, isso resultará no aumento do uso de Cardano ao longo do tempo.

Ainda hoje, o ecossistema da Cardano conta com cerca de 1.200 aplicativos e projetos que se desenvolvem em sua rede, além de mais de 115 projetos já em execução. Ao mesmo tempo, 5.689 scripts Plutus (ou seja, a versão de Cardano de contratos inteligentes) estão sendo executados na rede, contra pouco mais de 3.200 em meados de setembro.

Combinado com o lançamento do Djed, tudo isso aponta para um ecossistema que não está apenas crescendo, mas também prosperará nos próximos meses e anos. E embora ainda seja hiperbólico chamar Cardano de “assassino do Ethereum”, agora pode ser justo dizer que ele está no processo de se tornar um rival real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels tima miroshnichenko 7567486

Cryptocurrency Staking: Os principais riscos

paypal

PayPal conta: tudo o que você precisa saber