in

Qual tipo de fundo de ações tem o menor risco e qual tem o maior?

Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.

Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.

O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.

Qual tipo de fundo de ações tem o menor risco e qual tem o maior?

Os fundos mútuos estão sujeitos a uma variedade de fatores de risco, dependendo da categorização e, portanto, de suas carteiras subjacentes. Os fundos mútuos estão sujeitos a muitos riscos, mas o mais significativo é o risco de mercado. Os fundos mútuos como uma categoria são considerados produtos de investimento de “alto risco”. Embora todos os fundos de ações estejam expostos a riscos de mercado, o grau de risco varia de fundo para fundo e depende do tipo de fundo de ações.

Os fundos de grande capitalização que investem em ações de empresas de grande capitalização, ou seja, ações de empresas
consolidadas com finanças sólidas, são considerados os menos arriscados, pois são considerados mais seguros do que as ações de empresas de média e pequena capitalização. Os fundos mútuos de baixo risco geralmente têm um portfólio bem diversificado que é distribuído entre os setores da categoria de grande capitalização. Fundos de índice e ETFs baseados em índices de mercado de base ampla que seguem uma estratégia passiva também são considerados de baixo risco, pois imitam índices de mercado bem diversificados.

Os fundos específicos, os fundos
setoriais e os fundos temáticos situam-se no outro extremo do espetro de risco, uma vez que detêm carteiras concentradas. Os fundos de ações de alto risco geralmente sofrem de risco de concentração devido às suas participações limitadas a um ou dois setores. Embora os fundos direcionados invistam em ações de grande capitalização bem conhecidas, eles geralmente detêm apenas 25-30 ações que aumentam o risco de concentração. Se o gestor do fundo acertar suas chamadas, ele pode fornecer um retorno maior do que um fundo diversificado de grande capitalização, mas o oposto também é possível.

Os fundos setoriais investem em ações de um único setor, como automotivo, FMCG ou TI e, portanto, carregam um risco significativo, porque qualquer evento indesejado que afete a indústria terá um impacto negativo em todas as ações da carteira. Os fundos temáticos investem em ações de algumas indústrias relacionadas que estão atualmente em demanda, mas podem perder apelo a longo prazo.

Os investidores geralmente fazem uma generalização de que os fundos de ações dão um retorno maior do que outros fundos, mas eles devem estar cientes de que todos os fundos de ações não são os mesmos. Os potenciais de retorno andam de mãos dadas com o seu perfil de risco de fundos de ações. Portanto, procure o grau de diversificação de um fundo entre setores e participações importantes para qualquer risco de concentração antes de decidir investir nele. Em vez de olhar para fundos com o menor risco ou o maior retorno, você deve procurar um fundo com níveis aceitáveis de risco para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Investimenti 14

Quem deve investir em um ETF?

pexels tima miroshnichenko 7567482

Não vou precisar de uma grande quantia para investir em fundos mútuos?