in

Quais são as regras fiscais e as implicações nos fundos mútuos?

Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.

Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.

O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.

Quais são as regras fiscais e as implicações nos fundos mútuos?

Os investimentos em fundos mútuos estão sujeitos ao imposto sobre ganhos de capital. É pago sobre o lucro que obtemos resgatando/vendendo nossas participações em fundos mútuos (unidades). O ganho é a diferença no valor patrimonial líquido (NAV) do esquema na data de venda e na data de compra (preço de venda-preço de compra). O imposto sobre ganhos de capital é ainda classificado dependendo do período de detenção. Para fundos de ações (fundos com exposição a ações > = 65%), o período de detenção de um ano ou mais é considerado de longo prazo e sujeito ao imposto sobre ganhos de capital de longo prazo (LTCG).

O imposto LTCG de 10% é aplicável aos fundos de ações se o ganho de capital acumulado em um exercício financeiro exceder INR 1 lakh. Ao fazer o planejamento financeiro, lembre-se de que seus ganhos permanecem isentos de impostos até 1 lakh INR. É aplicável a todos os investimentos realizados após 31 de janeiro de 2018. Os ganhos sobre participações de menos de um ano estão sujeitos a 15% de imposto sobre ganhos de capital de curto prazo (STCG) em fundos de ações.

O longo prazo é definido como um período de detenção de 3 anos ou mais no caso de fundos não patrimoniais (fundos de dívida), e o imposto LTCG de 20% é aplicável a essas participações com indexação, ou seja, o preço de compra é ajustado para cima pela inflação, enquanto se calculam as mais-valias. Os lucros em participações de menos de 3 anos estão sujeitos ao imposto STCG, que é o imposto de renda mais alto em que os indivíduos caem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels nataliya vaitkevich 7172827

Como posso monitorar regularmente meus investimentos?

pexels cottonbro 3944405 1

Como você pode acompanhar o desempenho de um fundo mútuo?