in

Principais indicadores para traders de criptomoedas

O mercado de criptomoedas é notoriamente volátil, ou pelo menos tem sido por grande parte de sua curta história. Embora sua volatilidade muitas vezes ofereça uma oportunidade para grandes ganhos, também torna os movimentos de preços difíceis de prever. Isso muitas vezes serviu para desencorajar os comerciantes iniciantes, uma vez que o entusiasmo inicial pode facilmente se transformar em decepção posterior, especialmente se as perdas acabarem sendo significativas. No entanto, embora o mercado de criptomoedas (ou qualquer outro) nunca seja totalmente previsível, há uma série de ferramentas que os investidores podem usar para ajudá-los a navegar com mais segurança.

Na verdade, existem centenas e centenas de indicadores e métricas diferentes que os comerciantes de criptomoedas podem usar para analisar o mercado de criptomoedas. Este artigo se concentra nos seis mais úteis deles, a partir de médias móveis e índices de força em relação a canais de regressão linear e bandas de Bollinger. Tomados em conjunto, esses indicadores de criptografia devem ajudar o investidor cuidadoso a cronometrar suas negociações de forma um pouco mais confiável, embora deva ser lembrado que os indicadores técnicos não devem ser tomados separadamente dos fundamentos (ou seja, notícias do mercado).

Índice de Medo e Ganância

Começando com provavelmente o mais simples, o Índice de Medo e Ganância é uma métrica que classifica o sentimento do mercado de 1 a 100. 100 indica condições altamente otimistas (“ganância extrema”), enquanto 1 indica condições altamente pessimistas (“medo extremo”).

Há uma variedade de índices de medo e ganância no ecossistema de criptomoedas, com o Crypto Fear & Greed Index da Alternative.me sendo o mais conhecido. Trata-se de uma medida do sentimento do mercado, monitorando várias fontes de dados, desde movimentos de preços até a atividade de mídia social.

Basicamente, se o índice está no extremo “ganancioso” do espectro, ele sugere que (mais) aumentos de preços são mais prováveis do que quedas, e vice-versa para pontuações no final do “medo”. É claro que esses dados devem ser complementados com uma leitura de outras fontes de informação, embora o mesmo se aplique a praticamente todas as métricas deste artigo.

Índice de força relativa (RSI)

O índice de força relativa é um indicador do momento de um ativo, calculado comparando os preços atuais com as médias recentes. Seu trabalho é indicar se uma determinada criptomoeda ou ação está sobrecomprada ou sobrevendida.

No gráfico acima, o índice de força relativa do bitcoin é mostrado em roxo (mais nas linhas vermelha e azul abaixo). O RSI é mais útil e informativo quando projetado por um longo período de tempo, com o RSI atual do bitcoin abaixo de 40. Isso indica que o BTC permanece sobrevendido, com a criptomoeda parecendo ter chegado ao fundo do poço por volta de julho de 2022.

Quando o RSI cai acima de 70 (e sobe mais alto), é geralmente entendido como uma sobrecompra (no seu máximo) e pode começar a cair em algum momento em um futuro não muito distante. Este foi realmente o caso em novembro de 2021, quando o RSI do bitcoin excedeu 90.

Da mesma forma, declínios abaixo de 30 tendem a indicar um fundo, embora possa levar meses para que o preço de um ativo se recupere totalmente dessa baixa.

Médias móveis (MA)

As médias móveis são outra métrica útil para medir o momento, especialmente quando um trader compara uma média de curto prazo com uma média de longo prazo. As MAs são produzidas simplesmente calculando um preço médio para um determinado ativo durante um determinado período de tempo (por exemplo, 30 dias, 90 dias, 200 dias, etc.).

No gráfico de bitcoin acima, a linha vermelha indica a média móvel de 30 períodos do BTC, enquanto a linha azul é sua média de 200 períodos. Comparar ambos é útil porque eles podem revelar tendências, com o gráfico acima mostrando que a média de 30 períodos do BTC caiu abaixo de seu período de 200 períodos em outubro. Isso é conhecido como a “cruz da morte” e geralmente sinaliza mais perdas (o que era de fato o caso no gráfico acima).

É claro que, como um indicador atrasado, as médias móveis apenas revelam tendências passadas e não podem garantir o futuro. No entanto, quando combinados com outras métricas, eles fornecem uma dica útil sobre as tendências futuras no mercado de criptomoedas.

Canal de regressão linear

Mais para os traders de curto prazo e diurnos, os canais de regressão linear são usados para determinar a direção das tendências, fornecendo sinais de compra e venda para os comerciantes que sabem como usá-los.

No gráfico acima, os canais azul e vermelho são usados para prever quando o bitcoin provavelmente retornará para cima ou para baixo. Neste exemplo em particular, o último registro de preços do BTC atingiu o pico acima do topo do canal azul, sinalizando que é provável que ele volte a cair novamente e, portanto, pode não ser um bom momento para comprar, pelo menos se você estiver procurando por um lucro muito rápido.

Bandas de Bollinger

As bandas de Bollinger são linhas de tendência superiores e inferiores desenhadas calculando dois desvios padrão da média móvel para qualquer ativo. Tal como acontece com outros indicadores nesta lista, eles servem para indicar os altos e baixos da ação recente do preço de um ativo, indicando assim rallys ou vendas futuras.

Como o gráfico acima ilustra, o preço do bitcoin atingindo o fundo de uma banda de Bollinger tende a indicar um rali ou o fim de um declínio. Pelo contrário, chegar ao topo prenuncia uma queda.

Usar Bandas de Bollinger em combinação com RSI, médias móveis e outras métricas pode ajudar a fornecer uma conta abrangente do que uma criptomoeda provavelmente fará a seguir. Embora, novamente, os indicadores técnicos sempre possam ser capturados por uma notícia inesperada ou evento “Cisne Negro”.

Convergência/divergência média móvel

Embora esta seja provavelmente a
característica métrica mais complexa aqui, a convergência/divergência da média móvel é provavelmente a mais poderosa em termos de previsão de movimentos de entrada. Isso ocorre porque mostra até que ponto o ímpeto dos preços de curto prazo está se desviando do impulso de longo prazo, fornecendo outro indicador de alta ou baixa no mercado.

Há três informações a serem consideradas em uma convergência/divergência de média móvel. Estas são a linha MACD (em azul acima), a linha de sinal MACD (amarelo / laranja) e, em seguida, as barras em verde ou vermelho. Essas barras mostram o quanto a linha MACD diverge da linha de sinal MACD, com barras verdes indicando que é mais alta e barras vermelhas indicando que é mais baixa.

Essencialmente, a ideia aqui é mostrar a direção do momento: se a linha MACD azul estiver acima da linha amarela do sinal MACD, os movimentos de preços provavelmente serão positivos (e vice-versa).

Conclusão

O monitoramento regular das métricas acima pode ajudar um trader a prever os desenvolvimentos do mercado com mais precisão. No entanto, uma vez que todos eles são baseados em dados passados, eles realmente precisam ser equilibrados com uma leitura das notícias do mercado de criptomoedas, o que pode fornecer mais pistas sobre o que acontecerá nos próximos dias, semanas e meses.

Isso inclui uma compreensão dos fundamentos de qualquer criptomoeda, o que fornece informações sobre como o mercado provavelmente aceitará essa criptomoeda no futuro. Apenas olhando para o quadro inteiro como este, um comerciante ou investidor pode ter certeza de que eles fizeram tudo o que podiam para melhorar suas chances de lucro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels alesia kozik 6771177

O armazenamento “frio” é seguro?

pexels rodnae productions 8369648

ATOM 2.0: um novo regime de emissão otimizado para Estacagem de Líquidos