in

O que é um contrato de permuta perpétuo?

Um swap perpétuo é um tipo de produto de negociação de derivativos que se tornou cada vez mais popular entre os negociantes de criptografia nos últimos anos, com dados mostrando volumes de negociação diários de mais de US $ 180 bilhões.

Lançados em 13 de maio de 2016 , os swaps perpétuos oferecem aos traders a chance de assumir grandes posições em uma criptomoeda com pouco dinheiro disponível. Esta oportunidade de ganhar muito em pequenos movimentos tende a atrair muitas pessoas a usá-los, mas com essas grandes recompensas vêm também uma quantidade enorme de risco.

O que são derivados de criptografia?

Derivativos são instrumentos financeiros que derivam seu valor de um ativo subjacente.

Como outros tipos de derivativos , incluindo futuros e opções , os swaps perpétuos fornecem um meio de especular sobre o valor dos ativos enquanto o contrato é mantido.

Isso é semelhante aos contratos de futuros, que permitem aos investidores especular sobre o preço futuro de uma criptomoeda assumindo a obrigação de comprar ou vender um ativo em uma data definida a um preço predeterminado. As opções , por outro lado, dão ao comprador o direito – mas não a obrigação – de comprar ou vender um ativo subjacente a um preço definido em uma data predeterminada.

Geralmente, os derivados de criptografia oferecem aos negociantes um método flexível de lucrar com os movimentos de preços de ativos digitais sem expô-los aos riscos de segurança ou tecnicismos associados ao armazenamento ou retenção de criptomoedas.

Como um comerciante interessado em apostar no preço de ativos criptográficos, você pode comprar um ativo em uma bolsa ou negociar um produto derivado ancorado no valor do ativo digital. No primeiro caso, o processo envolve a retenção de ativos criptográficos. Em outras palavras, quando você investe em um ativo digital em uma bolsa, você tem que pegar a entrega instantânea da quantidade especificada do ativo digital que você compra e mantê-los até que você decida vendê-lo com lucro ou perda. Isso também é conhecido como comércio à vista.

Em contraste, a negociação de derivados criptográficos não inclui quaisquer requisitos de custódia para o investidor. Em vez de deter o ativo diretamente, os negociantes de derivativos simplesmente compram e vendem contratos digitais.

O que são contratos futuros?

Como o próprio nome indica, um contrato futuro é basicamente um contrato financeiro entre duas partes para vender e comprar um ativo a um preço definido no futuro. Em outras palavras, os contratos futuros permitem que duas partes cheguem a um acordo sobre o preço pelo qual trocarão um ativo no futuro. Embora a duração dos contratos futuros varie, as datas de liquidação de cada contrato são sempre fixas. Em essência, antes que duas partes possam entrar em um contrato futuro de criptografia, elas devem concordar em fechar o contrato em uma data de liquidação predefinida.

Por exemplo, o vencimento de um contrato de futuros BTC trimestral é de três meses a partir do dia em que é emitido.

Como funcionam os contratos futuros de criptografia?

Para ilustrar o funcionamento central dos contratos futuros, vamos supor que o preço do bitcoin seja $ 40.000, e Alice, uma corretora de cripto-derivativos, acredita que o preço subirá em um mês.

Ela poderia apostar nessa possibilidade entrando em um acordo que lhe permite comprar 1 BTC por $ 40.000 por mês a partir de agora. Tudo o que ela precisa fazer é abrir contratos futuros de bitcoin que indicam coletivamente seu compromisso de pagar $ 40.000 por 1 BTC no próximo mês, independentemente do preço pelo qual o ativo digital está sendo negociado no mercado à vista.

Do outro lado dessa negociação está Bob, que acredita que o preço do bitcoin cairá para menos de US $ 40.000 na data proposta de liquidação. Ele está empenhado em vender $ 40.000 em contratos para Alice no próximo mês. Em outras palavras, Alice está “desejando” bitcoin, enquanto Bob, por outro lado, está “vendendo” o ativo digital.

Supondo que o preço do bitcoin subisse para $ 45.000 na data de vencimento do contrato, Alice teria gerado um lucro de $ 5.000, pois compraria BTC de Bob com desconto. Em um cenário em que o preço do BTC caísse abaixo da marca de $ 40.000 na data de liquidação, Alice teria que comprar bitcoin de Bob por um preço mais alto em comparação com o mercado atual e, subsequentemente, incorreria em uma perda.

O que são trocas perpétuas?

Um swap perpétuo é um pouco semelhante a um contrato de futuros, pois permite que os negociantes especulem sobre os movimentos futuros dos preços das criptomoedas. A principal diferença é que, ao contrário de um contrato futuro típico, os swaps perpétuos não têm datas de vencimento. Em essência, isso elimina a necessidade de restabelecer constantemente uma posição comprada ou vendida. Por esse motivo, o preço dos contratos perpétuos deve estar ancorado nos preços à vista de seus ativos subjacentes. No caso dos futuros, não há necessidade de manutenção de uma indexação de preço, uma vez que o valor do contrato e do ativo-objeto convergem automaticamente com a aproximação do vencimento.

Devido à ausência de datas de vencimento nas permutas perpétuas, as bolsas implementam um sistema de ancoragem de preços denominado mecanismo de taxa de financiamento. Esse mecanismo equilibra as posições curtas e longas de swaps perpétuos, incentivando ou desincentivando as negociações. Pense nisso como um desconto ou taxa que ajuda a equilibrar a demanda pelo lado curto e longo dos contratos perpétuos.

Como as bolsas calculam as taxas de financiamento?

O mecanismo de taxa de financiamento ajuda a manter os preços dos contratos perpétuos de futuros em paridade com os preços de mercado dos ativos subjacentes que eles rastreiam. Por exemplo, se o preço de mercado atual do bitcoin em uma gama de trocas for $ 50.000, o mecanismo de taxa de financiamento ajudará a garantir que o preço do contrato de swap perpétuo também tenha o preço em torno do mesmo nível de $ 50.000.

Geralmente, as bolsas usam um marcador de preço oscilante para determinar se os negociadores comprados ou vendidos precisam pagar taxas ou receber descontos. Quando o preço de um swap perpétuo está acima do preço à vista dos ativos digitais subjacentes, dizemos que a taxa de financiamento é positiva. Nesse caso, os negociantes que mantêm posições compradas pagariam uma pequena taxa para aqueles que vendem a descoberto os ativos digitais.

Em contraste, uma negociação de swap perpétuo abaixo do preço à vista de seu ativo subjacente tem uma taxa de financiamento negativa. Aqui, esses swaps perpétuos a descoberto pagariam os comerciantes que mantêm posições compradas.

O valor exato pago ou recebido depende do tamanho da posição de cada trader. Por exemplo, se a taxa de financiamento de um swap perpétuo BTC / USD for + 0,010%, um negociante desejando $ 40.000 neste swap perpétuo particular teria que pagar uma taxa de $ 4 – derivada da multiplicação de $ 40.000 por 0,010%. Observe que as taxas de financiamento são pagas em intervalos fixos. Em algumas bolsas, o período de financiamento é definido para cada oito horas.

Como funcionam as trocas perpétuas?

Os comerciantes podem comprar bitcoin comprando permutas perpétuas e vendendo-as em algum momento no futuro para obter lucros. Por exemplo, Alice compra 2 swaps perpétuos BTC / USD depositando $ 80.000 como garantia. Assim, cada swap perpétuo BTC / USD vale $ 40.000. Supondo que o preço do bitcoin suba constantemente para $ 50.000 no mês seguinte, e Alice decida fechar sua posição, ela teria gerado um lucro de $ 10.000 em cada troca perpétua comprada. Seu lucro total seria de cerca de US $ 20.000.

lucro = número de trocas perpétuas * (preço atual – preço de entrada)

lucro = 2 * ($ 50.000 – $ 40.000)

lucro = $ 20.000

Vale ressaltar que esse cálculo não leva em consideração o efeito das taxas de captação na lucratividade do Alice. As taxas pagas e o desconto recebido por Alice como parte da tentativa da bolsa de atrelar o swap perpétuo ao preço à vista do bitcoin determinariam o valor exato que Alice gera.

Além disso, Alice poderia aproveitar as oportunidades de alavancagem disponíveis para os negociantes de swap perpétuo para multiplicar os lucros. Para fazer isso, ela poderia comprar contratos perpétuos no valor do dobro do valor que ela inicialmente depositou como garantia. Com essa estratégia, o tamanho de sua posição seria de $ 160.000 (ou 4 swaps perpétuos BTC / USD), embora sua garantia seja a metade do valor dos swaps perpétuos que ela está negociando. Nesse cenário, Alice tirou vantagem de uma alavancagem de 2x. Supondo que ela feche sua posição quando cada swap perpétuo BTC / USD estiver sendo vendido por $ 50.000, seu lucro será de aproximadamente $ 40.000.

lucro = 4 * ($ 50.000 – $ 40.000)

lucro = $ 40.000

Curiosamente, algumas bolsas permitem que os negociantes tenham acesso a uma alavancagem de até 125x para maximizar os lucros. No entanto, assim como a alavancagem amplifica os lucros, também amplia as perdas. De nosso exemplo, usar uma alavancagem 2x expõe Alice ao risco de liquidação se o preço dos swaps perpétuos cair 50% do preço inicial que ela os comprou.

lucro = 4 * ($ 20.000 – $ 40.000)

perda = $ 80.000

Quando a perda não realizada de um negociante é igual à garantia depositada, as bolsas fecham automaticamente a posição do negociante. Como tal, a totalidade da garantia seria perdida. Portanto, o risco que vem com o uso de margens ou negociação com alavancagem é significativo e NÃO deve ser tentado por negociadores novatos.

Em resumo, embora negociar contratos de swaps perpétuos seja altamente arriscado, eles são atraentes porque permitem que os negociantes especulem sobre os movimentos de preço de curto ou longo prazo dos ativos digitais sem restrições de tempo. A possibilidade de gerar lucros mesmo quando os preços das criptomoedas caem também é uma das vantagens das permutas perpétuas.

No entanto, é aconselhável que os comerciantes sempre realizem suas próprias diligências e busquem aconselhamento profissional de um consultor financeiro antes de fazer qualquer investimento em criptomoeda. Ao negociar contratos de swap perpétuo, é possível que um negociante perca todo o seu capital investido – especialmente quando a alavancagem é usada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

34

Melhores escolhas para bots de negociação em 2021

36

Os 6 principais geradores de receita passiva de criptografia para 2021