in

O que é Momentum Investing?

O investimento momentum desafia a sabedoria convencional de comprar baixo e vender alto. Em vez disso, os investidores de impulso visam comprar alto e vender ainda mais alto.

Esses comerciantes não estão desencorajados pelo aumento do preço das ações, mas sim motivados por isso. Eles depositam suas esperanças de que essa trajetória ascendente continue por algum tempo e lhes dê a chance de vender a um preço ainda mais alto.

O guia a seguir examinará o investimento em impulso, como ele funciona, as ferramentas que você precisa para aplicar para uma estratégia bem sucedida, e os prós e contras deste método.

Definição de investimento momentum

O momentum investing é uma estratégia de negociação na qual os investidores compram ativos com uma tendência de alta de preços e os vendem uma vez que parecem ter atingido o pico.

O objetivo é trabalhar com volatilidade, encontrando oportunidades de compra em tendência de curto prazo e, em seguida, vendendo quando os títulos perdem impulso e repetindo esse processo. A principal razão por trás do investimento em impulso é que uma tendência bem estabelecida provavelmente continuará.

História do impulso investindo

Não se sabe quem inventou o impulso de investir, mas Richard Driehaus pegou a prática e a construiu em uma estratégia para executar seus fundos. Em vez de investir em ações desvalorizadas e esperar que o mercado as alterasse, ele acreditava em “comprar alto e vender mais alto”.

Em 2004, ele disse crain’s Chicago Business,

“Tento comprar ações que já tiveram bons movimentos de preços, que muitas vezes estão fazendo novas altas e que têm força relativa positiva.”

Driehaus acreditava em vender os perdedores e deixar os vencedores cavalgar enquanto reinvestia o capital dos perdedores passados em ações começando a ferver. Como resultado, muitas das técnicas que ele usou tornaram-se o básico do que hoje é considerado impulso de investimento.

Características do investimento em impulso

O investimento em impulso requer práticas avançadas de gerenciamento de riscos para lidar com a volatilidade, a superlotação e armadilhas ocultas que reduzem os lucros. As regras podem ser divididas em cinco características:

  1. Seleção: as ações que você escolher;
  2. Os riscos giram em torno do tempo de abertura e fechamento das negociações;
  3. O tempo de entrada significa entrar no comércio mais cedo;
  4. Os pares de gerenciamento de posições se espalham amplamente e seu período de retenção;
  5. Os pontos de saída exigem gráficos consistentes.

Além disso, os traders de impulso se esforçam para analisar, entender e, quando possível, prever o comportamento de outros investidores no mercado. Portanto, a conscientização sobre vieses comportamentais e emoções dos investidores pode melhorar enormemente a eficácia de uma estratégia de investimento em impulso.

Ferramentas de análise técnica para detectar impulso

A principal medida para os investidores em impulso é a análise técnica. Determinar a força ou fraqueza das tendências nos preços das ações requer conhecimento dos principais indicadores técnicos. Em seguida, analisaremos os quatro indicadores técnicos mais usados para uma estratégia de negociação de impulso bem sucedida.

Nota: A análise técnica é uma disciplina de negociação usada para avaliar investimentos e determinar perspectivas de negociação analisando tendências estatísticas da atividade comercial. Analistas técnicos consideram a atividade de negociação passada de um ativo e as mudanças de preços um indicador valioso dos movimentos futuros dos preços. A análise técnica pode ser contrastada com a análise fundamental, que se concentra nas finanças de uma empresa, em vez de padrões históricos de preços ou tendências de ações.

Linhas de tendência

As linhas de tendência são uma ferramenta essencial de análise técnica para acompanhar os movimentos dos preços para determinar a direção atual no valor de mercado. Uma linha de tendência é traçada entre dois pontos sequenciais em um gráfico de preços para mostrar a direção predominante do preço. Se a linha consequente está inclinando para cima, indica uma tendência positiva, de alta, e, como tal, um investidor pode comprar ações. Por outro lado, se a linha resultante for desa baixa, a tendência é negativa ou baixa, e a venda a descoberto provavelmente será a posição mais rentável a ser adotada.

Médias móveis

Uma linha média móvel permite que os comerciantes determinem a tendência predominante sem se distrair com o “ruído” do mercado de pequenas e insignificantes flutuações de preços. Uma tendência de alta é geralmente indicada em um gráfico por preço mantendo uma posição em ou acima de uma média móvel escolhida. Por outro lado, quando o preço de um título permanece constantemente em ou abaixo de uma média móvel, uma tendência de baixa geralmente é refletida.

Oscilador estocástico

O oscilador estocástico compara o preço de fechamento mais recente de um ativo a uma faixa de seus preços durante um determinado período de tempo. Quando o preço de fechamento está próximo da alta da faixa de preço para o período de tempo, a tendência é positiva. Por outro lado, quando o preço de fechamento está perto da mínima, isso indica uma tendência de queda.

A faixa de valor para oscilador estocástico é de 0 a 100. Números mais altos acima de 50 sugerem uma tendência de alta crescente. Em contraste, uma tendência de baixa importante é indicada por números mais baixos, abaixo de 50. No entanto, uma leitura osciladora abaixo de 20 indica condições de sobrevenda em um mercado que pode levar a uma reversão do mercado para o lado positivo. Da mesma forma, leituras acima de 80 indicam condições de sobrecompra e o potencial para uma reversão de baixa.

O índice direcional médio (ADX)

O Índice Direcional Médio (ADX) é um indicador de momento favorecido e é tipicamente menos apto a produzir sinais falsos do que o oscilador estocástico. Em primeiro lugar, o ADX é usado para determinar a existência de uma tendência e, em segundo lugar, a força da tendência. Ele faz isso calculando a expansão (ou contração) da faixa de preço de um ativo durante um período de tempo definido.

A faixa de valor para ADX é de 0 a 100. Valores abaixo de 25 (alguns comerciantes usam 20 em vez de 25) indicam um mercado variado ou sem direção, sem uma tendência clara. Uma leitura acima de 25 mostra que existe uma tendência, e leituras além desse nível indicam uma tendência mais forte. Ou seja, uma leitura ADX de 50 indica uma tendência mais forte do que uma leitura ADX de 20.

Além disso, os investidores buscam a divergência entre o movimento dos preços e o ADX como um sinal de momento murcho. Por exemplo, se o preço faz uma nova alta, mas o ADX não chega a uma leitura ainda mais alta, isso é uma divergência de baixa do ADX do preço. Em contrapartida, se o preço cair para uma nova baixa, mas o ADX não vê uma leitura mais baixa, isso simboliza uma divergência de alta do ADX do preço.

Como funciona o investimento em impulso

Ao empregar uma estratégia de investimento em impulso, os investidores buscam lucrar com a compra ou venda de títulos curtos quando estão fortemente em tendência, ou seja, têm um alto impulso de ação de preços. Um marcador de alto momento é uma ampla gama de avanços ou declínios de preços em um curto período de tempo. Normalmente, mercados que mostram alto ímpeto também testemunham aumento da volatilidade.

O investimento momentum é geralmente uma estratégia de investimento de curto prazo, já que o principal objetivo dos traders é capturar parte do movimento de preços em uma tendência. Em seguida, vamos olhar para os passos de impulso investindo o comércio.

Selecionando a segurança do momento

Selecione títulos líquidos ao empregar estratégias de impulso. Evite ETFs alavancados ou inversos devido à construção complexa de fundos, uma vez que suas oscilações de preços não rastreiam com precisão índices subjacentes ou mercados futuros. Os fundos regulares fazem excelentes instrumentos de negociação, mas tendem a oferecer ganhos percentuais e perdas menores do que os títulos individuais.

Procure títulos que negociem mais de 5 milhões de ações por dia, se possível. Muitas ações populares atendem a esses padrões, mas mesmo as ações de baixa flutuação podem se tornar altamente líquidas quando a cobertura de notícias e as intensas reações emocionais atraem investidores no mercado de diversas fontes.

Gerenciamento de riscos

Os riscos envolvidos com a negociação de impulso devem ser abordados e avaliados em detalhes, ou a estratégia provavelmente falhará. Algumas das desvantagens incluem:

  • Entrar em uma posição muito abruptamente antes de um movimento de impulso é confirmado;
  • Atrasar-se para fechar a posição após atingir a saturação;
  • Não se manter atualizado, faltando tendências, reversões ou notícias que tirem o mercado de surpresa;
  • Mantendo uma posição aberta durante a noite. Você pode acordar para preços e padrões radicalmente diferentes no dia seguinte, uma vez que as ações são suscetíveis a fatores externos que ocorrem após o fechamento do pregão daquele dia;
  • Falhando em agir rápido para fechar uma posição infeliz, montando o momento na direção oposta.

Cronometrando sua entrada

As melhores negociações de impulso vêm após ciclos de notícias de última hora, desencadeando um rápido movimento de um nível de preço para outro e, como resultado, desencadeando sinais de compra ou venda para comerciantes observadores que pulam e são recompensados com lucros instantâneos.

Mais impulso o capital entra à medida que o comércio se desenvolve, gerando contra-oscilações que agitam as mãos fracas. A população de dinheiro quente finalmente atinge um extremo, desencadeando whipsaws (movimento de ações em um mercado volátil quando um preço das ações mudará inesperadamente de direção) e grandes mudanças no momento do mercado.

Embora as posições iniciais ofereçam a recompensa mais significativa com o menor risco, as tendências de envelhecimento devem ser evitadas não importa o quê. Infelizmente, o oposto acontece em cenários do mundo real, já que a maioria dos comerciantes não nota a oportunidade até muito mais tarde no ciclo e depois não agem antes de todos os outros entrarem.

Posição de gerenciamento

A gestão de posições leva tempo para dominar, pois esses títulos geralmente carregam amplos spreads de oferta/pergunta. Spreads amplos exigem um movimento mais significativo a seu favor para se tornarem rentáveis, ao mesmo tempo em que moem através de amplas faixas intraday (comprando hoje e vendendo hoje) que expõem paradas.

O risco aumenta quanto mais tempo você permanecer posicionado, por isso escolher seu período de retenção sabiamente é fundamental. Por exemplo, o day trading funciona bem com estratégias de impulso, mas força os jogadores a tomar posições maiores para compensar o potencial de lucro de vários dias. Em contraste, é melhor reduzir o tamanho da posição ao realizar várias sessões para permitir movimentos mais substanciais e parar a colocação mais longe da ação atual.

Fazendo uma saída lucrativa

O momento certo para sair é quando o preço se move rapidamente para um estado técnico sobrecarregado. Uma série de barras verticais frequentemente identificam esse estado sobrecarregado no gráfico de 60 minutos. Alternativamente, o preço poderia perfurar o terceiro ou quarto desvio padrão de uma Banda Bollinger de 20 dias superior ou inferior (ferramenta de análise técnica).

Considere apertar paradas ou uma saída cega uma vez que barreiras técnicas são atingidas, como linha de tendência principal ou alta/baixa anterior. Quando os crossovers sinalizam possíveis mudanças de tendência, saiam ou se contentam com lucros parciais.

PROS e CONTRAS de investimento em impulso

Um comerciante tolerante a riscos com a personalidade certa terá uma boa chance de transformar estratégias de investimento em lucros lucrativos. No entanto, a mesma troca de risco-retorno que está presente com outras estratégias de investimento também desempenha um papel no investimento em impulso. Como resultado, um investidor em impulso está sempre em risco de cronometrar uma compra incorretamente e acabar perdendo tudo.

Benefícios

  • O investimento em impulso apresenta um potencial para altos lucros em um curto período. Digamos que um investidor compre uma ação que cresce de US$ 50 para US$ 75 com base em um relatório de analistas excessivamente positivo. Eles então vendem com um lucro de 50% antes que o preço das ações se corrija, fazendo um retorno de 50% ao longo de algumas semanas ou meses (não um retorno anualizado);
  • Permite que o trader capitalize tendências voláteis do mercado. Os investidores buscam ações para investir que estão subindo e depois vendê-las antes que os preços comecem a cair. Como resultado, eles devem estar sempre à frente do pacote em termos de tendências de mercado;
  • Todo o conceito de investimento em impulso é construído em torno da busca de desempenho. Os investidores da Momentum fazem isso sistematicamente, incluindo um ponto específico de compra e venda. Como tal, os investidores de impulso podem aproveitar as decisões emocionais de outros investidores que acabam por causar mudanças nos preços das ações e tirar proveito disso.

Inconvenientes

  • Uma preocupação significativa para a maioria dos comerciantes novatos é o alto volume de negócios de ações, que pode ser caro em termos de taxas;
  • O investimento em impulso pode ser bastante demorado, já que os comerciantes têm que acompanhar os detalhes do mercado diariamente, se não de hora em hora. Uma vez que eles estão lidando com ações que vão atingir o pico e descer novamente, eles precisam saltar cedo e sair rápido, o que significa ficar até isso com as notícias para ver se há algo que vai assustar os investidores;
  • O investimento momentum tem melhor desempenho em um mercado de alta, já que os comerciantes tendem a rebanho muito mais. Em contraste com um mercado de urso, onde a margem de lucro no impulso de investimento diminui sob maior cautela dos investidores;
  • Há uma alta probabilidade de uma reversão de tendência. O principal componente da estratégia de impulso é assumir que a tendência continuará na mesma direção. Às vezes, no entanto, a tendência se inverte, e essa estratégia falha.

Em conclusão

Resumindo, é crucial entender que a negociação de impulso não vem sem sua parcela justa de desafios. Essencialmente, você está decidindo investir em uma ação ou ETF com base em compras recentes por outros participantes do mercado. Não há garantia de que as pressões de compra continuarão a aumentar o preço.

Não é para todos, mas muitas vezes pode levar a retornos excepcionais, se tratados adequadamente. No entanto, é preciso disciplina rigorosa para negociar neste estilo, pois todas as negociações devem ser fechadas ao primeiro sinal de fraqueza, para que você não experimente perdas significativas.

Perguntas frequentes

O que é o momento de investir?

O investimento momentum é uma estratégia que envolve a compra de ações ou outros títulos que têm tido um bom desempenho nos últimos três a doze meses e a venda daqueles que tiveram retornos ruins no mesmo período. O investimento momentum é essencialmente o oposto de comprar baixo e vender alto.

Quais são alguns dos benefícios da negociação de impulso?

A negociação de impulso pode parecer mais atraente do que comprar baixo e vender alto, porque você já está comprando um ativo que está em uma tendência de alta. Você não precisa comprar um ativo desvalorizado e esperar que o mercado reavalie essa ação em particular para que seu investimento finalmente se torne rentável. Além disso, há um forte potencial para altos lucros durante um curto período.

Quais são alguns dos riscos da negociação de impulso?

Como todas as estratégias de negociação, a negociação de impulso não é sem riscos. Por exemplo, você deve cronometrar sua entrada e sair corretamente e ter em mente a possibilidade de uma reversão de tendência. Além disso, o monitoramento das oportunidades de mercado pode ser incrivelmente demorado e muitas vezes inclui altos custos de transação.

O que afeta o impulso do preço das ações?

Vários fatores afetam o momento de um ativo ou a mudança de preço de curto prazo, como os fundamentos da empresa, eventos de notícias, volatilidade do mercado e efeito de pastoreamento (a tendência dos traders de seguir a maioria).

Como detectar o impulso de preço das ações?

Para detectar o momento, os comerciantes utilizam indicadores técnicos como linhas de tendência, médias móveis, oscilador estocástico e indicador direcional médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crypto 00062

Pionex: o que é e como funciona

crypto 00059

O que é um Trading Journal e como usá-lo?