in

O que é API descentralizada (dAPI)?

APIs são a espinha dorsal da nova economia digital, servindo como um componente central de soluções digitais e um ponto focal da economia de API. APIs foram centralizadas por um longo tempo, no entanto, muitas plataformas descentralizadas usam tecnologia blockchain para fornecer APIs totalmente descentralizadas. Um ótimo exemplo são os aplicativos descentralizados (dApps) que rodam em um sistema descentralizado, graças aos dAPIs. Embora as dAPIs sejam comparáveis ​​às APIs convencionais em termos de funcionalidade, as APIs legadas são centralizadas e não são inerentemente compatíveis com a tecnologia blockchain.

Para entender APIs descentralizadas, você precisa entender o que é uma API

Uma interface de programação de aplicativos (API) é um mecanismo bem definido e bem documentado que permite que aplicativos da web e móveis se comuniquem entre si por meio da transferência de dados e serviços. As empresas online agora podem fornecer seus dados e serviços como módulos de serviço comercializáveis ​​por meio de uma API, que os desenvolvedores podem incorporar posteriormente em seus aplicativos. Isso melhora a eficiência do desenvolvimento de software em termos de custo e tempo. Em comparação com os dias em que os desenvolvedores tinham que projetar todos os recursos de seus programas do zero, é fácil ver por que as APIs se tornaram os blocos de construção mais importantes no mundo digital.

A diferença entre APIs centralizadas e descentralizadas é claramente identificável.

O gateway de API em um sistema descentralizado redireciona as consultas para outros terminais de API, que podem ser o back-end de um aplicativo ou uma API pública do parceiro comercial do aplicativo. No tempo de execução, o API Gateway é responsável por gerenciar o protocolo apropriado, a segurança e as conversões de dados.
Os dados são coletados em um armazenamento central de dados, que faz parte da plataforma API, em um arranjo centralizado. Por meio de conexões assíncronas, este armazenamento central de dados mantém sincronização bidirecional, quase em tempo real, com aplicativos de back-end conectados e parceiros comerciais. As consultas de API são enviadas diretamente para o armazenamento de dados central nesta situação.

O Problema Oracle ou The Oracle Problem

O “ problema oracle ” refere-se à incapacidade dos contratos inteligentes de obter dados que ainda não estão disponíveis no blockchain. Isso implica que os contratos inteligentes que conduzem esses aplicativos são incapazes de acessar diretamente as APIs do blockchain onde o contrato está armazenado devido às garantias de segurança baseadas em consenso únicas obtidas com o uso de uma rede descentralizada de nós como uma plataforma de aplicativo. É necessária uma solução que permita que os contratos inteligentes acessem os dados da API enquanto mantém as garantias de segurança do sistema subjacente o máximo possível, sem adicionar novas superfícies de ataque.

Os serviços de API descentralizados resolvem esse problema gerenciando vários provedores de dados, pois são baseados em blockchain. A diferença entre as dAPIs e as soluções Oracle descentralizadas existentes é que, ao contrário das soluções atuais, as dAPIs incluem APIs que suportam alimentação de dados no contexto da solução. Em comparação com oráculos descentralizados existentes, que não consideram a API da fonte de dados como parte de sua solução, isso permite que eles ofereçam maior transparência de dados até o nível da fonte de dados real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23

Como e onde comprar WEYU (WEYU) – Um guia passo a passo fácil

23

O que é uma transação protegida ou Shielded Transaction?