Você já se perguntou o que aconteceria se alguma pessoa ou instituição insanamente rica comprasse cada bitcoin? O que acontece se Elon Musk acordar uma manhã e tiver um de seus momentos de lâmpada e decidir comprar todos os bitcoins? E se Jeff Bezos quiser fazer parte desse acordo? Em teoria, se ambos os magnatas da tecnologia montassem suas carteiras consideráveis, eles seriam capazes de pagar todos os bitcoins que existem às taxas de hoje.
Na edição de hoje do CryptoVantage, exploramos o que poderia acontecer com o mercado Bitcoin e se esse exercício de pensamento hipotético é mesmo plausível.
O preço do Bitcoin dispararia
Para comprar todos os bitcoins do mundo, Elon e Bezos primeiro teriam que determinar o número exato de todos os bitcoins disponíveis. Algo que é mais fácil dizer do que fazer. Sabemos que apenas uma pequena fração do BTC está atualmente à venda em exchanges e que a maioria das moedas BTC disponíveis são encontradas em armazenamento a frio. Além disso, os dois bilionários terão que enfrentar o fato de que milhões de bitcoins já foram perdidos pelos primeiros investidores e mineradores que perderam o acesso às suas trocas BTC originais.
Então, por onde começar, você pode perguntar?
Bem, os dois homens mais ricos do mundo primeiro teriam que ir atrás de todos os bitcoins disponíveis nas diferentes casas de câmbio cripto e, eventualmente, começar a inundar o mercado de bitcoin com ordens de compra. Isso faria com que o preço do Bitcoin certamente disparasse pelo telhado até que ele disparasse sobre a lua para atingir Marte em pouco tempo. Talvez fosse possível para a dupla suprimir de alguma forma o preço do BTC se eles decidissem usar métodos de compra alternativos, como a compra sem receita.
Não importa como eles decidam colocar seus dedinhos pegajosos em todas as moedas BTC, essas ordens de compra devorariam rapidamente toda a liquidez do Bitcoin nas exchanges de criptomoedas, bloqueando efetivamente a possibilidade de novas compras.
Muito provavelmente, o preço do Bitcoin terá disparado tanto a essa altura, que mesmo as imensas fortunas de ambos os homens combinados não seriam suficientes para devorar todo o bitcoin que está escondido com segurança em uma variedade de soluções de armazenamento a frio.
Para tornar esse esforço duvidoso ainda mais complicado, é o fato de que há muitos hodlers de bitcoin obstinados que juram que nunca venderão seu precioso bitcoin, não importa quão alto ou baixo seja seu preço. Em outras palavras, parece muito improvável que alguém algum dia possua todos eles.
O preço do Bitcoin seria impossível de determinar
Se eliminarmos qualquer senso de realidade e imaginarmos, por diversão, que alguma entidade indescritível tem o poder de adquirir magicamente todos os bitcoins existentes, então o que podemos esperar que aconteça nos níveis de preço da criptomoeda número um?
Supondo que essa entidade indescritível não tenha inclinação para vender qualquer uma de suas pilhas de satélite, o preço de um bitcoin seria impossível de determinar. Para que o bitcoin tenha um valor monetário, alguém lá fora deve estar disposto a pagar uma certa quantia de dinheiro por esse bitcoin. Se uma pessoa possui todos os bitcoins do mundo e nunca está disposta a vender, eventualmente as pessoas mudariam para o bitcoin e começariam a usar outras criptomoedas. Se ninguém mais estiver interessado em bitcoin, seu preço pode ser empurrado para o ponto de colapso total AKA zero ponto zero.
Por outro lado, se você detém todos os bitcoins do mundo, o que os impediria de definir qualquer preço que eles querem? Que tal US $ 1 bilhão por moeda? Que tal US$ 10 bilhões? Não importa se eles nunca planejam vender.
Para concluir, em nossa humilde opinião, é altamente implausível para qualquer um, nem mesmo Elon Musk ou Jeff Bezos ou mesmo organizações como a Apple ou a Microsoft comprar todos os bitcoins atualmente disponíveis.