in

O Bitcoin estará sempre vulnerável a 50% de queda?

Uma das características mais conhecidas do bitcoin é sua volatilidade. As grandes oscilações de preços do Bitcoin muitas vezes fazem manchetes.

Há muitos fatores que jogam na volatilidade do Bitcoin, incluindo investidores especulativos, taxas de adoção, má imprensa e investidores institucionais comprando ou vendendo grandes quantidades de bitcoin. Normalmente, quando o preço do bitcoin faz um grande movimento para cima ou para baixo, a causa exata é difícil de identificar. No entanto, as oscilações de preços podem se tornar extremas porque quando o preço começa a cair, investidores especulativos geralmente vendem seus bitcoins causando uma nova queda no preço, ou quando o preço começa a subir, investidores mais especulativos embarcam.

Para saber mais sobre a volatilidade do Bitcoin, veja “O Bitcoin não é muito volátil para ser útil como moeda?”

Taxas de adoção mais altas podem reduzir a volatilidade

A volatilidade do Bitcoin tem dificultado as taxas de adoção porque a maioria das pessoas não pode manter uma grande quantidade de suas economias em uma moeda com uma volatilidade tão alta, especialmente se eles podem precisar acessar e usar esses fundos no curto prazo. Essa falta de adoção afeta a volatilidade porque significa que grandes quantidades de bitcoin são de propriedade de menos pessoas ou instituições. Por exemplo, se um investidor institucional que possui uma quantidade significativa de bitcoin vende, isso pode levar a flutuações de preço.

Se o bitcoin se tornasse a forma dominante de moeda para uma parte significativa do mundo, mais pessoas usariam a moeda para economizar, gastar e como uma unidade de conta. Esse aumento da adoção provavelmente causaria volatilidade muito menor do que é hoje, e 50% de quedas seriam muito menos propensas a ocorrer. Quando mais pessoas adotam e usam bitcoin, qualquer evento é menos provável que cause um grande movimento de preços em ambas as direções.

As vantagens de uma moeda sem intervenção do governo

Um dos
mandatos do Federal Reserve (o banco central dos Estados Unidos) é manter a inflação do dólar americano em torno de 2% a cada ano.

Na verdade, a inflação é tipicamente maior do que isso. Supondo que o Fed atinja sua meta de inflação de 2% ao ano, o valor de qualquer poupança armazenada em dólares também diminui em 2% a cada ano. Embora as intenções dos governos e dos bancos centrais possam ser honestas, usar a inflação para estimular o crescimento prejudica os poupadores no longo prazo. Em contraste, o bitcoin tem uma oferta limitada de 21 milhões de moedas que não podem ser aumentadas. Mesmo que o preço do bitcoin tenha sido volátil em seus primeiros anos, é útil poder economizar um pouco de sua riqueza em um ativo que tem uma oferta que não pode ser aumentada.

resumo

  • O Bitcoin é mais suscetível a oscilações de preços do que moedas fiduciárias, em grande parte porque não há nenhuma intervenção do governo na política monetária do Bitcoin.
  • Taxas de adoção mais altas provavelmente ajudarão a reduzir a volatilidade do Bitcoin ao longo do tempo.
  • Há vantagens em ter uma moeda sem intervenção do governo que pode superar os riscos de volatilidade.
  • O Bitcoin não está sujeito à inflação da mesma forma que os dólares porque tem uma oferta limitada que não pode ser alterada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

invest crypto 34

Previsão de preço do Tellor Token 2022 – 2025 – 2030

pexels katie harp 12591344

Qual é o melhor método 2FA para segurança do Bitcoin?