in

Liquidity Mining | Guia de Iniciantes

Uma das aplicações mais populares da tecnologia blockchain é o Financiamento Descentralizado (DeFi), e uma maneira popular de os investidores cripto participarem do DeFi é minerar liquidez. Neste guia, apresentaremos o conceito de mineração de liquidez, por que importa, quais plataformas permitem que os usuários minem para liquidez, seus benefícios e os riscos envolvidos nessa estratégia de investimento.

Introdução

Ganhar renda passiva é uma das melhores maneiras de investir em criptomoedas, e existem várias maneiras de fazer isso, incluindo apostar seus ativos, emprestá-los e produzir agricultura em plataformas DeFi (finanças descentralizadas).

Finanças descentralizadas é um novo aplicativo de fintech que busca perturbar os mercados financeiros tradicionais usando redes descentralizadas, como blockchains. As plataformas DeFi funcionam eliminando intermediários financeiros centralizados, permitindo que os participantes do mercado interajam de forma peer-to-peer (P2P).

A agricultura de rendimento é uma categorização ampla para todos os métodos usados pelos investidores para obter rendimentos passivos para emprestar suas criptomoedas. Eles podem receber juros, uma parte das taxas acumuladas na plataforma que estão emprestando seus tokens ou novos tokens emitidos por essas plataformas.

A mineração de liquidez é uma das formas mais comuns de produção agrícola onde os investidores podem ganhar um fluxo constante de renda passiva. Neste guia, discutiremos o que é, incluindo os riscos e benefícios para os investidores envolvidos na prática. Não só isso, mas também destacamos algumas das melhores plataformas de mineração de liquidez para quem quer fazer uso de suas criptomoedas embaladas.

O que é mineração de liquidez?

A mineração de liquidez é uma estratégia de investimento na qual os participantes dentro de um protocolo DeFi contribuem com seus ativos cripto para facilitar o comércio de outros dentro de uma plataforma. Em troca de suas contribuições, os participantes são recompensados com uma parte das taxas da plataforma ou tokens recém-emitidos.

O termo liquidez significa a facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro gasto, então quanto mais fácil é para um ativo ser gasto, mais líquido ele é. A mineração, por outro lado, é uma espécie de equívoco nesta situação que se refere à maneira mais comum de ser recompensado em redes de Prova de Trabalho (PoW), como o Bitcoin, por contribuir para a verificação de transações.

No entanto, o uso do termo mineração neste título alude à ideia de que esses provedores de liquidez (LPs) estão procurando algumas recompensas – taxas e/ou tokens – por seus esforços.

Como funciona a mineração de liquidez

Participar desses pools de liquidez é muito simples, pois envolve depositar seus ativos em um pool comum chamado pool de liquidez. O processo é semelhante ao envio de criptomoedas de uma carteira para outra. Um pool normalmente consiste em um par de negociação como ETH/USDT. Como mineradora de liquidez (ou provedora), um investidor poderia optar por depositar qualquer ativo no pool.

Ao depositar seus ativos nas plataformas Defi, os (LPs) facilitam a entrada e saída de posições dos comerciantes com as taxas de negociação parcialmente usadas para recompensá-los.

Quanto mais um LP contribui para um pool de liquidez, maior será a parte das recompensas que receberá. Diferentes plataformas têm implementações variadas, mas essa é a ideia básica por trás da mineração de liquidez.

Termos e Conceitos-chave (Explicado)

Para participar efetivamente de um protocolo DeFi como provedor de liquidez, existem termos e conceitos com significado contextual que você precisará estar ciente e entender. Algumas delas incluem:

  • DEX – esta é uma forma curta para o intercâmbio descentralizado, que é uma plataforma que funciona de forma autônoma sem intervenção direta de uma parte centralizada como uma empresa. Dexes são plataformas de negociação para as quais os provedores de liquidez contribuem com seus ativos digitais.
  • Rendimento – esta é a recompensa oferecida aos provedores de liquidez sob a forma de taxas de negociação ou tokens LP. Em outras plataformas DeFi, o rendimento é a taxa de juros acumulada aos participantes para fornecer liquidez ou participação nesses projetos.
  • CeFi – significa finanças centralizadas, e refere-se às instituições do mercado de criptomoedas que oferecem serviços financeiros. É o oposto do DeFi.
  • TradFi – na íntegra, este termo significa finanças tradicionais, e refere-se às instituições financeiras convencionais, como bancos, bolsas de valores e fundos de hedge. TradFi é diferente do CeFi, embora ambos os termos se refiram a estruturas financeiras centralizadas, os contextos variam porque o CeFi é usado em referência ao blockchain e o TradFi é usado em referência aos mercados financeiros convencionais.
  • AMM (Automated market maker) – Os AMMs são contratos inteligentes projetados para manter as reservas de liquidez dentro de um pool. São os AMMs para os quais os LPs depositam seus ativos e os comerciantes interagem para trocar suas criptomoedas.

Benefícios da Mineração de Liquidez

A mineração de liquidez apresenta uma série de benefícios não apenas para os provedores de liquidez, mas também para as plataformas DeFi e a comunidade blockchain em geral. Veja como:

  • Distribuição justa de tokens de governança – isso não se aplica a todos os protocolos DeFi, mas àqueles que recompensam provedores de liquidez com tokens de governança. Normalmente, a maioria das plataformas recompensará os LPs pela razão de suas contribuições para o pool de liquidez. Os LPs com contribuições mais altas são recompensados com mais tokens proporcionais ao risco que eles têm de suportar. Tokens de governança podem ser usados para:
    • Votar propostas de desenvolvimento;
    • Vote mudanças cruciais nos protocolos, como relação de compartilhamento de taxas e experiência do usuário, entre outros.

Mesmo com uma distribuição justa de tokens de governança, esse sistema ainda é propenso à desigualdade, pois alguns grandes investidores são capazes de usurpar o papel de governança.

  • Renda passiva – a mineração de liquidez é um excelente meio de obter renda passiva para os LPs, semelhante à forma como os stakeholders passivos nas redes de estacas.
  • O resultado ganha-ganha em protocolos de liquidez – todas as partes dentro de um mercado DeFi se beneficiam desse modelo de interação. Os LPs são recompensados por emprestar seus tokens, os comerciantes se beneficiam de um mercado eficiente e altamente líquido, enquanto a plataforma se beneficia de uma comunidade vibrante de usuários de LPs e comerciantes para desenvolvedores e outros provedores de serviços de terceiros.
  • Baixa barreira de entrada – é fácil para os pequenos investidores participar da mineração de liquidez, pois a maioria das plataformas permite o depósito de pequenas quantias, e os investidores podem arar seus ganhos para aumentar suas participações dentro dos pools de liquidez.
  • Governança aberta – dado que qualquer pessoa pode participar na mineração de liquidez independentemente de sua participação, qualquer pessoa também pode reivindicar os tokens de governança e, portanto, votar propostas de desenvolvimento que afetam o projeto e outras decisões críticas determinadas pelas partes interessadas. Isso leva a um modelo mais inclusivo onde até mesmo os pequenos investidores conseguem contribuir para o desenvolvimento de um marketplace.

Riscos de Mineração de Liquidez

Toda estratégia de investimento que tem benefícios vem com riscos também, que todo investidor precisa considerar antes de investir, e a mineração de liquidez não é exceção. Os riscos envolvidos na mineração para liquidez incluem:

  • Perda impermanente – um dos maiores riscos enfrentados pelos mineradores de liquidez é a possibilidade de sofrer uma perda caso o preço de seus tokens caia enquanto eles ainda estão presos no pool de liquidez. Isso é chamado de perda impermanente, pois só pode ser realizado se o mineiro decidir retirar os tokens com preços deprimidos. Às vezes, essa perda não realizada pode ser compensada pelos ganhos das recompensas do LP; no entanto, os ativos cripto são altamente voláteis com movimentos de preços selvagens.
  • Exit scam – a possibilidade de que os principais desenvolvedores por trás de uma plataforma DeFi fechem a loja e desapareçam com os fundos dos investidores é muito real e, infelizmente, uma ocorrência comum em vários mercados de blockchain. O incidente mais recente que é experimentado dentro do espaço DeFi é a atração de tapetes Compounder Finance que viu os investidores perderem perto de US $ 12,5 milhões.

Nota: O Compounder Finance não está relacionado a outro protocolo DeFi conhecido chamado Compound Finance.

  • Riscos de segurança – vulnerabilidades técnicas podem fazer com que hackers aproveitem os protocolos DeFi para roubar fundos e causar estragos. Tais incidentes de segurança são comuns dentro do espaço de criptomoedas porque a maioria dos projetos são de código aberto, com o código subjacente disponível publicamente para visualização. Os hacks de segurança podem levar a perdas devido ao roubo de tokens mantidos dentro dos pools de liquidez ou uma queda no preço do token após a publicidade negativa.
  • Assimetria da informação – o maior desafio para os investidores dentro de redes descentralizadas com protocolos abertos, como os marketplaces DeFi, é que as informações não são distribuídas de forma justa ao público. A assimetria da informação gera males da comunidade, como desconfiança, corrupção e falta de integridade.

Melhores plataformas de mineração de liquidez

Agora que você tem uma ideia do que é a mineração de liquidez, você pode estar interessado em saber qual é o melhor lugar para aplicar a estratégia. Existem alguns fatores a considerar ao escolher uma plataforma para a qual você pode querer minerar para liquidez. Estes incluem:

  • Nível de descentralização – você precisa descobrir se há algum risco de centralização de uma ou de algumas partes dentro da comunidade. Para isso, verifique as métricas do projeto, incluindo o número de provedores de liquidez, o valor total bloqueado (TVL) e a liquidez disponível. Se você estiver tecnicamente inclinado, você também pode auditar o código-fonte do protocolo verificando seu repositório GitHub. Aqui, você quer ver quantos desenvolvedores contribuem para o projeto, a frequência e sua identidade.
  • Segurança – redes e protocolos blockchain são hackeados regularmente, e você quer minimizar o risco de perder seu investimento escolhendo uma plataforma segura. Para qualquer plataforma DeFi que você esteja considerando, verifique seu histórico de hacks de segurança. Certifique-se de que a plataforma realiza regularmente uma auditoria de segurança independente de terceiros. Por fim, considere a idade da plataforma e a identidade dos desenvolvedores principais. Este passo final é necessário para eliminar possíveis golpes de saída (puxão de tapete).
  • Funcionalidade – a maioria das plataformas DeFi suportam exclusivamente tokens baseados em Ethereum. Se você precisa fornecer liquidez para um token que não está hospedado no Ethereum, você deseja procurar um DEX que suporte o token no qual você está interessado. Você também precisa considerar o quão lucrativo é participar de vários pools de liquidez dentro do mesmo DEX e em plataformas concorrentes.

Aqui estão três dos DEXes mais populares que você pode considerar para sua jornada de mineração de liquidez:

  1. UniSwap
  2. Balancer
  3. PancakeSwap

Vamos considerar cada um em breve.

1. UniSwap

UniSwap é sem dúvida a maior exchange cripto descentralizada com um volume de negociação atual de mais de US $ 800 Bilhões. A plataforma suporta tokens Ethereum e ERC-20 (apenas ativos hospedados no Ethereum).

Para participar do fornecimento de liquidez, o investidor precisa usar uma carteira Ethereum suportada e depositar o Ether em um pool de liquidez de sua escolha. A UniSwap oferece um token de governança chamado UNI aos provedores de liquidez com os quais eles podem usar para votar em várias questões, bem como reivindicar a propriedade para:

  • Tesouro comunitário uni;
  • A mudança de taxa de protocolo;
  • uniswap.eth nome ENS;
  • Lista padrão uniswap;
  • Tokens de liquidez SOCKS

As piscinas de liquidez populares no UniSwap incluem:

  • ETH/USDT
  • ETH/USDC
  • ETH/DAI
  • ETH/WBTC

Nota: O Ethereum está atualmente experimentando altas taxas de transação e tempos de confirmação atrasados, um problema que os principais desenvolvedores do blockchain esperam corrigir com a próxima atualização de rede da mineração para a aposta.

2. Balancer

Balancer é outra exchange descentralizada focada no Ethereum dando à UniSwap uma corrida por seu dinheiro. É sem dúvida a melhor alternativa para a UniSwap lá fora, oferecendo melhores condições tanto para provedores de liquidez quanto para comerciantes.

Uma grande preocupação para a Balancer é que, embora o protocolo esteja aberto e a plataforma descentralizada, a troca é fortemente dependente da Balancer Labs, empresa que o criou e que administra o site do DEX através do qual comerciantes e LPs podem acessar o aplicativo DEX.

Com o Balancer, os pools de liquidez não se limitam a dois tokens, pois a plataforma suporta até oito tokens diferentes dentro de um único pool. É mais versátil e tem uma interface de usuário mais intuitiva do que o UniSwap. Assim como seu principal rival, os LPs e os traders da Balancer precisarão usar uma carteira Ether suportada para acessar e interagir com a exchange.

Tokens populares para LPs na plataforma Balancer são:

  • WETH
  • BAL
  • USDC
  • DAI
  • WBTC
  • AAVE

3. PancakeSwap

Ao contrário do UniSwap e do Balancer, ambos usados para a negociação de tokens ERC-20, o PancakeSwap é baseado no binance smart chain (BSC) mais recente, dando aos comerciantes e provedores de liquidez acesso a tokens BEP-20. Tem várias vantagens sobre sua concorrência, incluindo:

  • É rápido.
  • As taxas de transação são muito menores;
  • A maioria de seus pools de liquidez oferecem maiores retornos;
  • É um participante tardio na cena DeFi beneficiando-se das experiências de mercado de outras plataformas.

PancakeSwap herda as vantagens do BSC, que é um garfo da blockchain Ethereum. É uma blockchain rápida, barata e ecológica devido ao uso do mecanismo Proof of Staked Authority (PoSA). Além de seu mecanismo de consenso, a blockchain BSC é quase idêntica ao Ethereum e pode até ser acessada através da popular carteira MetaMask Ethereum.

Pensamentos finais: A mineração de liquidez vale a pena?

A mineração de liquidez está se tornando cada vez mais popular entre os investidores cripto por uma boa razão.

  • Oferece um ótimo caminho para ganhar renda passiva;
  • Contribui para a descentralização do mercado blockchain;
  • Ele fornece aos investidores uma opção sobre o que fazer com suas moedas de reserva.

O espaço blockchain ainda está crescendo e se a mineração de liquidez provará ser uma estratégia de investimento cripto de longo prazo que vale a pena.

Perguntas frequentes sobre mineração de liquidez

O que é mineração de liquidez?

A mineração de liquidez é uma estratégia de investimento pela qual os investidores cripto são recompensados por contribuir para a liquidez de um ativo dentro de um mercado descentralizado.

Como funciona a mineração de liquidez?

Essencialmente, os provedores de liquidez (LPs) depositam seus ativos em um pool de liquidez a partir do qual os comerciantes acessarão tokens desejáveis e pagarão taxas de negociação por troca de seus ativos em uma plataforma descentralizada. Essas taxas de negociação são compartilhadas entre a plataforma e os LPs.

Quais plataformas suportam a mineração de liquidez?

Existem várias exchanges descentralizadas que incentivam os provedores de liquidez a participar em suas plataformas. Os mais populares são o UniSwap e o Balancer, que suportam tokens relacionados ao Ethereum e ao Ether no padrão ERC-20. PancakeSwap é outro DEX popular onde você pode liquidez mina com suporte para ativos baseados em Cadeia Inteligente Binance.

A mineração de liquidez vale a pena?

A mineração de liquidez é um excelente meio de obter rendimentos passivos para ativos cripto que poderiam ter sido arrastados sem os benefícios extras. Ao participar como provedor de liquidez, um investidor cripto ajuda no crescimento do nascente mercado de Finanças Descentralizadas, ao mesmo tempo em que ganha alguns retornos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crypto 00047

Blockchain.com: o que é, como funciona e é confiável?

crypto 00027

Melhores sites de apostas CSGO eSports Crypto