in

Lidar com a volatilidade das criptomoedas: métodos e conselhos

O valor da criptomoeda é extremamente volátil. Simplesmente não há como contornar isso. Este tem sido o caso desde o início do setor e é parte da razão pela qual especialistas financeiros tradicionais têm sido céticos sobre o surgimento de ativos digitais como Bitcoin e Ethereum. A realidade é que você é inteligente sobre como você gerencia sua criptomoeda, existem muitas maneiras de mitigar a volatilidade das criptomoedas.

O Velho Oeste dos mercados

A referência ao “Velho Oeste” vem da época da história americana, quando os estados ocidentais americanos estavam sem lei.

Isso é muito semelhante à forma como os mercados de criptomoedas funcionam hoje. Se compararmos os mercados de criptomoedas com os mercados financeiros tradicionais, veremos algumas diferenças bastante acentuadas entre os dois. Para começar, os mercados de criptomoedas operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem pausas, interrupções, paradas ou botões de parada de emergência. As criptomoedas também são de natureza global, permitindo que qualquer pessoa participe a qualquer momento. A negociação básica não requer nenhuma licença e, em muitos casos, não há verificação de sua identidade. Os ativos que você encontrará nas exchanges de criptomoedas variam de ouro digital de criptomoedas (Bitcoin), a uma ampla gama de moedas que você nunca ouviu falar.

Uma parte intrínseca dos mercados é a volatilidade. Os mercados de criptomoedas tornaram-se notórios por grandes perdas na última década. Embora isso seja verdade, as perdas são apenas metade da história. O outro lado da moeda é o enorme potencial de ganho. Se você é um trader profissional, então você prospera em volatilidade, porque é a sua oportunidade de jogar no mercado e fazer um lucro. Este artigo explora vários métodos que você pode usar para lidar com a inevitável volatilidade nos mercados de criptomoedas.

Somente HODL

O acrônimo HODL, que significa “segurar a vida querida” é talvez a estratégia comercial mais importante que um investidor iniciante pode usar para maximizar os lucros. Embora não seja o caminho mais rápido para a riqueza, é certamente confiável. Este artigo da investopedia aponta corretamente que o post original de onde o HODL se originou foi um erro de digitação de um investidor de Bitcoin que não sabia negociar diariamente. Desde então, o método, a filosofia e a estratégia têm sido mencionados, compartilhados e adotados por milhões de indivíduos.

HODLing é certamente uma maneira de lidar com a volatilidade. O que a estratégia quebra é “não se preocupe, se você esperar o suficiente, tudo vai dar certo.” Pode ser muito cedo para dizer se isso é verdade ou não, especialmente para investidores de criptomoedas que entraram no mercado em janeiro de 2018. A sensação que acompanha o HODL é a frase atemporal “Mantenha a calma e continue”.

Gerencie suas emoções

As duas emoções que você quer manter em xeque são ganância ou FOMO (medo de perder) e medo ou pânico. A ganância e o FOMO ocorrem quando o mercado sobe repentinamente. Este pode ser um dia em que o mercado está acima de %10+, e você acha que agora é uma boa hora para comprar porque você acha que esta é a grande corrida de touros que foi prometida. Na maioria das vezes, uma recessão ocorrerá após um dia verde no mercado, o que fará você pensar que tomou a decisão errada. É aqui que o pânico e o medo se estabelecem, fazendo com que você venda a um preço mais baixo do que quando você entrou no mercado. Na verdade, o que aconteceu com você, é o que todo comerciante passou em algum momento e momento de sua carreira. Você comprou alto e vendeu baixo.

O truque é controlar suas emoções. Estabeleça metas, metas e regras, para que você negocie e invista com estrutura. Na dúvida, volte para a estratégia HODLing, se você acredita na tecnologia global da criptomoeda, então é apenas uma questão de tempo até que o mercado se recupere a um ponto onde você comprou.

Stablecoins

Stablecoins são como os mercados de criptomoedas lidam com a volatilidade. Stablecoins são criptomoedas que retêm seu valor. Eles são tipicamente atrelados a um ativo FIAT, como o USD ou CNY. Eles atuam como uma maneira de entrar e sair de uma posição de mercado em um ativo mais volátil, como Bitcoin ou Ethereum.

Desde 2017, as stablecoins tornaram-se extremamente populares na exploração e armazenamento de retornos em negociações, sem sair totalmente da criptomoeda. Por exemplo, para cada 10% que o mercado sobe, você pode vender x% de suas participações, para que você possa ter certeza de manter seus lucros independentemente. Se o mercado ficar abaixo do seu ponto de venda, você tem a opção de comprar novamente a um preço mais baixo. Se o mercado subir, fique feliz por ter conseguido lucrar.

É importante entender, no entanto, que você nunca terá grandes lucros com stablecoins.

Staking e empréstimos

Staking é quando você bloqueia seus ativos, a fim de obter um retorno sobre o investimento sobre o valor que você “apostou” na rede. Muitas redes blockchain usam a aposta como um método para chegar a um consenso na rede. Como recompensa por bloquear suas moedas e participar do consenso, a rede irá recompensá-lo, dando-lhe mais tokens apostados.

A vantagem de fazer isso é que você está terminando com vários tokens apostados e normalmente recebem um pagamento diário, semanal ou mensal. Assim, em um esforço para conter a volatilidade, se você está aumentando sua participação no ativo e progressivamente segurando cada vez mais, em um cenário negativo, a recompensa por estaca cobrirá quaisquer perdas que você recebe da volatilidade do mercado. Além disso, se você bloqueou seus tokens em um contrato de estaca, você é forçado a adotar a mentalidade HODL, pois você não pode se livrar de nossos tokens a menos que você “aposte” neles, o que normalmente exige que você espere um período de tempo antes que você possa recuperar o acesso à transferência para seus tokens.

O empréstimo é muito semelhante, exceto que normalmente requer um terceiro centralizado para facilitar enquanto a aposta é feita de forma descentralizada. A empresa usa o dinheiro que você emprestou para qualquer propósito que eles acharem adequado. Eles normalmente emprestam para outros usos em troca de garantia, ou tomam o empréstimo, já que a taxa que eles estão pagando, é melhor do que a taxa que eles receberiam de um banco. Isso está se aventurando no território DeFi (Finanças Descentralizadas), que é um grande tema.

Pensamentos de separação sobre volatilidade

Foi declarado no início deste artigo que os mercados de criptomoedas são o oeste selvagem. Sim, é verdade. Estes mercados não são para os fracos de coração. Se você não pode sofrer uma perda de 40%, você não verá ganhos de 200%.

É muito cedo para dizer se os mercados de criptomoedas amadurecerão ou não ao ponto de alcançarem a estabilidade vista nos mercados de ações tradicionais. Embora algumas coisas estejam, sem dúvida, aqui para ficar. Centenas de moedas e trocas diferentes, entrada gratuita nos mercados, comércio transfronteiriço global e negociação 24/7/365 estão todos aqui para ficar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels bram van oosterhout 6478886

Liquidez das criptomoedas: o que é e como funciona

pexels liza summer 6347702

Aposta de criptomoedas: um guia completo