in

Dividendo: o que é e como funciona

O dividendo é uma preocupação de vários investidores. Não é simplesmente a quantidade de dinheiro que uma empresa paga aos seus acionistas, mas também é uma indicação da avaliação e valorização de uma empresa. Se você está investindo em ações, você precisa saber o que é um dividendo, como receber dividendos e outras questões relacionadas à distribuição de dividendos. Vamos saber mais neste artigo abaixo.

O que é um dividendo?

Dividendos são pagamentos que uma empresa distribui seus lucros aos investidores.

Quando o negócio da empresa tem lucro, a maior parte dos lucros são mantidos como lucros retidos, que são usados para as atividades atuais e futuras da empresa. O resto é pago aos acionistas, chamados dividendos. Nem todas as ações, no entanto, pagam dividendos.

Um dividendo por ação de ações é pago. Quanto mais ações você possui, mais dividendos você recebe. Por exemplo, você possui 50 ações da Apple, e a Apple paga US$ 0,80 em dividendos anuais em dinheiro, você receberá US$ 40 por ano.

Algumas empresas pagam dividendos aos acionistas em dinheiro. Outros pagam dividendos de ações, e os acionistas recebem ações adicionais emitidas.

Tipos de pagamentos de dividendos

Existem vários tipos de dividendos que uma empresa pode optar por pagar aos seus acionistas. No entanto, duas formas principais de pagamento de dividendos são:

  • Dividendos em dinheiro
  • Dividendos de Ações

Pagamento de dividendos em dinheiro

O dividendo em dinheiro é uma forma comum de as empresas devolverem capital diretamente à conta de corretagem do acionista em pagamentos periódicos à vista.

Os dividendos em dinheiro são frequentemente pagos regularmente, por exemplo, mensal ou trimestral, mas às vezes são pagamentos únicos, por exemplo, após um acordo.

As empresas que pagam dividendos em dinheiro normalmente desfrutam de fluxos de caixa estáveis, e seus negócios estão comumente além da fase de crescimento.

Pagamento do dividendo da ação

Embora os dividendos em dinheiro sejam os mais comuns, os dividendos também podem ser emitidos como ações de ações.

Com essa forma, as empresas pagam ações adicionais aos seus acionistas em vez de dividendos em dinheiro e mantêm seus lucros para reinvestir em seus negócios. Então, essa prática também é conhecida como reinvestimento de dividendos.

Datas importantes de dividendos para saber

Há quatro datas importantes que você precisa ter em mente:

  1. Data do anúncio: Data em que a administração da empresa anuncia sua intenção de pagar dividendos. O Conselho de Administração também comunica o valor do dividendo, a data do ex-dividendo e a data de pagamento de dividendos.
  2. A data ex-dividendo: Você não terá direito a dividendos se comprar ações neste dia ou após esta data. Somente os detentores de ações antes da data do ex-dividendo receberão dividendos.
  3. A data de inscrição: quando a empresa verifica os registros para ver quem é elegível para receber o dividendo. A data de registro é um dia útil após a data do ex-dividendo.
  4. Data de dividendos: quando os dividendos são realmente pagos aos acionistas da empresa (aplicável a ativos reais).

A maneira de receber dividendos é bastante simples. Para receber dividendos, basta manter ações antes da data do ex-dividendo.

Se as ações que você detém estiverem listadas, os dividendos serão pagos diretamente à sua conta de negociação.

Se você possui ações não listadas (OTC), você precisa entrar em contato e ir diretamente à empresa para receber dividendos.

O que o dividendo nos diz?

Dividendos mostram as perspectivas da empresa

A capacidade de uma empresa de pagar dividendos estáveis e sua capacidade de aumentar dividendos representam sua perspectiva positiva.

No entanto, isso não significa que as empresas que não pagam dividendos não sejam lucrativas. Se a empresa acreditar que suas oportunidades de crescimento são melhores do que outras oportunidades de investimento disponíveis para seus acionistas, manterá os lucros e os reinvestirá.

Política de dividendos afeta o preço das ações

A política de dividendos é sempre uma questão que atrai a atenção dos investidores, o que afeta significativamente o preço das ações de uma empresa. Antes de pagar os dividendos, a empresa emissora deve primeiro anunciar o valor do dividendo e a data de pagamento do dividendo aos acionistas. O anúncio de dividendos – renda de investimento periódica também é uma forma de “estimular a demanda” para incentivar os investidores a comprar e manter suas ações. Os dividendos também representam os resultados de negócios de uma empresa porque são emitidos a partir dos lucros da empresa. Quanto mais estável financeiramente a empresa, maior o dividendo e quanto mais ações os investidores detêm, mais dividendos recebem.

Além disso, muitas pessoas investem em um grande número de ações em certos momentos apenas para colher dividendos. Alguns investidores compram ações perto da data do ex-dividendo e depois as vendem imediatamente. Isso é considerado uma forma de receber dividendos que podem trazer retornos atraentes para investidores profissionais.

De qualquer forma, os dividendos são significativos para investidores que buscam rendimentos de seus investimentos em ações. Uma empresa próspera buscará manter ou aumentar seus dividendos aos seus acionistas de ano para ano. E quando você aprender mais sobre dividendos e como recebê-los, você vai entender por que os dividendos são informações essenciais na hora de escolher ações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

invest crypto 28

Equidade forex: o que é e como funciona

invest crypto 27

Tolerância ao risco: o que é e como funciona