in

Como posso evitar ser enganado em Crypto

As trocas centralizadas são um dos principais alvos de hacks, e não faltam roubos bem sucedidos em exchanges. Muitas trocas hoje têm seguro para tal evento. Eles também estão se tornando mais regulamentados para ajudar a evitar que atores nefastos engjulram investidores. Usar a carteira de custódia de uma exchange sempre traz mais riscos do que segurar sua criptomoeda. O que acontece quando a troca, e não os hackers, são os que estão fazendo o golpe? Há muitas maneiras pelas quais as exchanges podem enganar seus usuários.

Estes incluem desfalque, esquemas Ponzi e negociação de lavagem.

QuadrigaCX é um dos golpes de câmbio mais conhecidos. O fundador da exchange, Gerald Cotton, fez uma viagem em dezembro de 2018, onde teria adoecido e morrido. Na época de sua morte, ele era a única pessoa que tinha acesso ao cofre da bolsa. Isso tornou a criptografia do usuário inacessível, exceto para o falecido fundador. Acabou por ser um esquema Ponzi. Ainda há muito mistério em torno da autenticidade da morte de Cotton.

As trocas de criptomoedas podem ser uma grande rampa para muitas pessoas que entram no espaço. Muitos fornecem boas ferramentas educacionais para novos usuários e se tornam mais regulados com mais proteções ao usuário. No entanto, a melhor maneira de evitar ser vítima de um golpe de câmbio e perder sua criptomoeda é assumir a soberania sobre sua criptomoeda. As criptomoedas foram projetadas para eliminar a necessidade de confiança no sistema. As trocas usando carteiras de custódia reintroduzem esse nível de confiança. Armazenar criptomoedas em uma carteira para a qual você detém as chaves é uma opção mais segura.

Novas
trocas descentralizadas e aplicativos financeiros descentralizados também podem ser o lar de muitos tipos de golpes, por isso também devem ser abordados com cautela. Se algo parece bom demais para ser verdade, muitas vezes é.

Golpes de phishing

Os e-mails do príncipe nigeriano e os telefonemas da Previdência Social são os golpes clássicos de phishing que as pessoas estão familiarizados. O objetivo é obter informações confidenciais sobre alguém que possa ser usado para acessar finanças e outras informações. A indústria de criptomoedas não é diferente. Os principais alvos são frases de recuperação, embora chaves privadas também sejam alvo. Esses golpes podem ser encontrados em aplicativos de mensagens, e-mails e muitas outras formas de comunicação online.

A maneira mais fácil e eficaz de se proteger é nunca compartilhar sua chave privada ou frase de recuperação com ninguém. Nenhuma troca ou festa oficial nunca pedirá essa informação e doá-la é como entregar sua carteira.

A segunda medida de segurança que você pode tomar é garantir que você tenha segurança 2FA instalada em todas as suas contas. Certifique-se de que o 2FA use um aplicativo oficial de 2FA como o Google Authenticator e não via SMS. O uso de SMS para isso é vulnerável a um golpe de troca de SIM.

Os fraudadores desenvolveram métodos através do design do site para espelhar as páginas de login da exchange cripto. Essas páginas olharão e funcionarão quase de forma idêntica à página de login regular de uma exchange cripto e pedirão aos usuários que façam login com seu ID e senha. O endereço do site será muito semelhante, mas usará um nome de domínio de alto nível diferente (TLD). (.com, .io, .eu) do que a troca legítima que eles estão imitando. Estes podem ser muito eficazes se você não estiver prestando atenção.

Comprando moedas devido a celebridades ou influenciadores do YouTube

É importante lembrar que a maioria dos influenciadores não são consultores financeiros. Eles descrevem isso muito claramente no início de seus vídeos e promoções. Seu principal objetivo é atrair visualizações e interações em seus canais que eles podem então transformar em receita de anúncios. Você deve ser cauteloso sobre comprar um bom só porque alguém famoso está apoiando isso.

Isso não quer dizer que todos os YouTubers e celebridades estão tentando enganá-lo. Muitos canais do YouTube oferecem excelentes visões gerais de moedas e exchanges. Estes devem ser usados como um recurso educacional, mas nunca tomados como evangelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels alesia kozik 6770610

Top 3 coisas que as pessoas erram sobre defi

pexels alesia kozik 6778650

Alta inflação é boa para a adoção de criptomoedas