in

Airdrops de criptomoedas: o que são e como obtê-los

Um airdrop de criptomoedas envolve uma plataforma depositando um (novo) token nas carteiras dos participantes.

É simples assim. No entanto, os airdrops devem ser distinguidos de garfos duros. Embora os hard forks geralmente também levem os titulares a receber uma nova criptomoeda, elas só ocorrem quando uma blockchain se divide em duas cadeias concorrentes, geralmente como resultado de alguma controvérsia sobre como atualizar seu protocolo. Em contraste, um airdrop não envolve um garfo duro.

Um airdrop de criptomoedas é basicamente um meio de criar duas coisas para uma nova moeda:

  • 1) um marketplace, que fornecerá um novo token – e sua plataforma nativa – com liquidez; e
  • 2) um ecossistema de detentores, que pode usar o token para interagir com sua plataforma.

De qualquer forma, a plataforma que conduz o airdrop vai tirar proveito disso, embora possa parecer que está dando as coisas de graça. Ao mesmo tempo, os participantes recebem um ativo que pode aumentar de valor ao longo do tempo.

Como me qualifico para um airdrop?

Existem várias maneiras de se qualificar para um airdrop de criptomoedas. O mais comum envolve manter uma quantidade mínima de outra criptomoeda em uma carteira elegível.

Por exemplo, em novembro de 2021, os detentores de tokens OMG da rede OMG puderam participar do lançamento aéreo da rede Boba para BOBA. Se você manteve a OMG com uma exchange participante (incluindo Binance, Crypto.com, Huobi e vários outros), ou se você tiver transferido o OMG para um endereço na rede Boba, você receberá BOBA em uma base de 1:1.

Neste caso, os participantes tiveram que manter o OMG nesses lugares durante o período de um “instantâneo” da blockchain Ethereum (na qual o OMG e o BOBA operam). Se eles ocupassem o OMG em posições adequadas durante este instantâneo, eles receberiam uma quantidade igual de BOBA uma semana depois.

A maioria dos outros airdrops de criptomoedas correm em linhas semelhantes, com a necessidade de manter um token específico em um determinado lugar em um determinado momento geralmente sendo o tema-chave. No entanto, alguns airdrops podem ser ligeiramente diferentes.

Para dar outro exemplo a partir de 2021, o airdrop para Morpher (MPH) envolveu apenas a criação de uma carteira e a conclusão de uma verificação de know-your-customer (KYC), com a realização de outra criptomoeda não solicitada. Outros airdrops envolvem postar uma plataforma em várias plataformas de mídia social, enquanto aqueles organizados por determinadas exchanges podem pedir que você negocie uma certa quantidade de um determinado token antes de um vencimento.

Há uma série de lugares que investidores curiosos podem visitar para conferir os próximos airdrops. Estes incluem airdrops.io, icomarks.com, airdropalert.com e CoinMarketCap, que oferecem listas de airdrops futuros e detalhes sobre como você pode se envolver.

Há alguma chance de eu ter ganho airdrops que eu não reclamei?

Dado que um grande número de airdrops
permitem que você participe simplesmente em virtude de manter um token específico com uma troca elegível no momento de um instantâneo, há uma chance muito boa de você ter ganho airdrops que você ainda não reivindicou.

Se você potencialmente ganhou airdrops através de uma troca, verifique sua conta com ele. Por exemplo, se você souber que havia um airdrop para BOBA, vá para sua conta de câmbio, verifique a página de depósito e veja se algum BOBA foi depositado em um endereço BOBA que a exchange pode ter criado para você.

Da mesma forma, se você acha que um airdrop estava aberto para qualquer um que possuisse uma carteira de terceiros, verifique essa carteira. E independentemente das condições particulares, se você sabe que os conheceu, tente entrar em contato com as partes envolvidas na gestão do airdrop (seja uma troca ou uma plataforma).

Há países que restringem airdrops?

Sim, alguns países tendem a restringir airdrops de criptomoedas. Por exemplo, o referido airdrop Morpher excluiu qualquer um dos seguintes países:

Estados Unidos, Afeganistão, Samoa Americana,
Bahamas, Botsuana, República Popular Democrática da Coreia, Etiópia, Gana, Guam, Irã, Iraque, Líbia, Nigéria, Paquistão, Panamá, Porto Rico, Samoa, Arábia Saudita, Sri Lanka, Síria, Trinidad e Tobago, Tunísia, Ilhas Virgens Americanas, Iêmen

As nações restringem os airdrops por várias razões, mas nos Estados Unidos a principal razão pela qual os residentes não podem participar é por causa das leis de valores mobiliários. De fato, os tokens ou tokens de airdrop vendidos como parte de uma venda em massa são provavelmente considerados pela Securities and Exchange Commission (SEC) como títulos não registrados. Isso abriria qualquer um que organizasse um airdrop para uma ação judicial.

Embora os EUA não tenham banido airdrops, outras nações o fizeram, com a China sendo o exemplo mais óbvio. Portanto, qualquer um pego participando de um airdrop em tal país corre o risco de ser processado.

Os airdrops são geralmente tributados?

Em muitas nações que começaram a atualizar suas leis fiscais ou regulamentos para responder por criptomoedas, os airdrops são geralmente tributados.

Nos Estados Unidos, os airdrops são tributáveis no recebimento como renda comum. Em outras palavras, se você receber tokens de airdrop que, no momento do airdrop, valem US $ 100, este $100 será adicionado à sua renda tributável.

Outras nações tomam uma abordagem diferente para tokens de airdrop. No Canadá e no Reino Unido, por exemplo, os tokens airdrop geralmente estão sujeitos ao imposto sobre ganhos de capital, com o valor tributável calculado no momento da venda. Então, se você receber um token que inicialmente valia £100 no momento do recebimento, mas depois vendê-lo mais tarde por £ 1000, £ 900 será adicionado aos seus ganhos tributáveis.

Em resumo, é provável que você seja responsável por alguma forma de imposto se receber um airdrop. Em seguida, verifique com sua autoridade fiscal local ou nacional para obter mais detalhes ou com um especialista em impostos qualificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels roger brown 5698697

Maker e Taker: Tudo sobre taxas em exchanges de criptomoedas?

invest crypto 42

Compra de Ações da Coinbase: Um Guia de Iniciantes