in

A chave para a criptomoeda: o que é e como ela funciona

Muitas das dificuldades associadas ao uso do bitcoin hoje têm a ver com o que o torna tão valioso em primeiro lugar. Este é o fato de que cada indivíduo tem controle total de seu dinheiro sob este novo sistema financeiro. Os usuários são capazes de movimentar dinheiro sem permissões com criptomoedas como bitcoin, mas isso também significa que os usuários não necessariamente têm ninguém para procurar ajuda quando algo dá errado.

Quais são as chaves das criptomoedas?

As chaves das criptomoedas são o que permitem que os usuários de criptomoedas acessem suas participações cripto. Apenas a pessoa que tem a chave privada associada a um endereço de criptomoeda em particular é capaz de gastar os fundos mantidos nesse endereço. As chaves de criptomoedas são um pouco como um nome de usuário e senha que você pode encontrar em um site regular.

Chaves públicas de criptomoedas

As chaves públicas de criptomoedas são usadas como endereços públicos para os quais os fundos de criptomoedas podem ser enviados. Isso é análogo ao endereço público onde você reside. Consiste em um país, uma cidade, o nome da rua e o número da casa, e em suma, é um destino. Esta analogia se mantém, porque é exatamente assim que um endereço público funciona. Endereços públicos, ou chave pública, são o local ou endereço que contém uma certa quantidade de criptomoeda.

Chaves privadas de criptomoedas

Chaves de criptomoeda privadas são basicamente as senhas do mundo das criptomoedas. Essas chaves criptográficas permitem que você acesse sua criptomoeda dentro de sua carteira e seja capaz de enviar os fundos para outros endereços.

Há um ditado comum no espaço de criptomoedas: “Não suas chaves, nem sua criptografia.” As chaves que são discutidas nesta frase são chaves de criptomoeda privadas. Por exemplo, se você tem bitcoins em uma exchange, então a exchange está realmente segurando as chaves privadas em seu nome. Do ponto de vista da rede bitcoin, é a exchange que é na verdade a dona do bitcoin associado às chaves privadas.

Mantendo a analogia do endereço, as teclas privadas são muito semelhantes às teclas metálicas que permitem acessar sua casa. Você só pode acessar e mover itens em sua casa se tiver a chave privada de metal associada ao endereço público.

Posso perder minhas chaves?

Sim, você pode definitivamente perder suas chaves. Este tem sido um problema comum no Bitcoin e em outras redes de criptomoedas, embora mais soluções de segurança sejam online todos os dias.

Você deve tratar as chaves associadas à sua carteira bitcoin como um documento legal importante. Não há como recuperar uma chave perdida, por isso é imprescindível anotar a chave várias vezes e armazená-la em lugares seguros, como um cofre à prova de fogo. É extremamente importante entender essa camada adicional de responsabilidade pessoal que vem com a criptomoeda.

Qual é a melhor maneira de guardar minhas chaves?

Atualmente, a melhor e mais segura maneira de armazenar chaves de criptomoedas é através de algum tipo de configuração offline. Claro, o nível de segurança que você deseja ter com suas participações em criptomoedas dependerá de quanta criptomoeda você possui. Obviamente, não faria sentido comprar uma carteira de hardware de US$ 100 para garantir US$ 10 em bitcoin.

Se você é alguém que só quer comprar algum bitcoin e depois segurá-lo por cinco ou dez anos, então recomendamos usar algum tipo de processo off-line para armazenar seus fundos, seja uma carteira de papel ou uma carteira de hardware. Você também precisará ter certeza de que não tem um único ponto de falha na configuração. Por exemplo, você não quer apenas escrever suas chaves privadas em um pedaço de papel e, em seguida, colocá-lo em sua gaveta de meias, pelo menos não se você está colocando uma quantidade não trivial de dinheiro no espaço de criptomoedas. Em vez disso, você vai querer quebrar sua chave privada em várias peças que podem ser colocadas em diferentes locais. Você também vai querer ter backups de cada peça do quebra-cabeça criptográfico global disponível no caso de algo dar errado.

Para aqueles com quantidades extremamente altas de Bitcoin ou outras criptomoedas, existem empresas, como a Home, que podem ajudá-lo a gerenciar suas participações e garantir que você seja capaz de mantê-las seguras.

Todas as moedas têm chaves públicas e privadas?

Todas as criptomoedas trabalham com o conceito de criptografia de chave pública. Se uma moeda não funcionasse assim, então não seria realmente uma criptomoeda, e provavelmente seria possível para alguns terceiros mover fundos para o sistema como eles quiserem.

Cada moeda em uma rede de criptomoedas não necessariamente vem com seu próprio par de chaves públicas e privadas. Em vez disso, os endereços onde as criptomoedas são armazenadas têm chaves públicas e privadas.

Como vejo minhas chaves particulares?

Hoje em dia, geralmente não há razão para ver suas chaves particulares. Na maioria das carteiras de criptomoedas, você recebe uma frase de 12 ou 24 palavras para lembrar ou manter em um lugar seguro, e que efetivamente age como uma chave privada.

Se você quiser ver suas chaves privadas reais, às vezes você pode fazê-lo através das configurações de qualquer carteira que você está usando. No entanto, algumas carteiras nem sequer oferecem uma opção para ver suas chaves privadas neste momento.

Claro, se você está usando uma carteira de custódia, não há chaves privadas para ver porque outra pessoa tem os fundos em seu nome, semelhante à forma como um banco tradicional funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels rodnae productions 5921785

Consenso de blockchain de prova de trabalho: o que é e como funciona

invest crypto 36

Começando com criptomoedas: 5 ferramentas úteis