in

Qual é a carteira de criptografia mais simples?

Se você quiser transacionar em uma rede blockchain como Bitcoin ou Ethereum, primeiro precisará de um lugar para armazenar sua criptomoeda. Esse local de armazenamento é chamado de carteira de criptomoedas.

Existem três tipos de carteiras de criptografia:

  • Carteiras de Papel
  • |

  • Carteiras de Hardware
  • Carteiras de software (online)

Neste guia, exploraremos os 3 tipos diferentes de carteiras de criptografia, bem como a diferença entre carteiras de custódia e não custodiais e carteiras quentes e frias.

Qual é a carteira de criptografia mais simples?

O QUE É UMA CARTEIRA DE CRIPTOGRAFIA?

Uma carteira blockchain permite que os usuários armazenem, gerenciem e negociem ativos de criptomoeda. Ele também permite que os usuários interajam com DeFi (finanças descentralizadas) e troquem NFTs (tokens não fungíveis).

A principal função de uma carteira cripto é armazenar sua chave privada, que é necessária para fazer transações em qualquer rede blockchain.

É importante notar que sua criptomoeda nunca é armazenada em uma carteira em si, mas em um blockchain (como Bitcoin ou Ethereum). A chave privada mantida em sua carteira simplesmente desbloqueia seu endereço blockchain, que é onde a criptomoeda está realmente armazenada.

Antes de explorarmos os diferentes tipos de carteiras de criptomoedas, vamos tomar um momento para entender o que exatamente são chaves “públicas” e “privadas”.

CHAVE PÚBLICA VS CHAVE PRIVADA

Quando você abrir sua carteira de criptografia pela primeira vez, você receberá automaticamente uma chave pública e uma chave privada.

  • Uma chave pública é uma grande cadeia de dígitos que permite que seu proprietário receba criptomoedas criptografando dados confidenciais.
  • A principal função de uma chave privada é verificar as transações e a propriedade de um endereço de carteira. Uma chave privada obtém isso com um algoritmo que descriptografa e criptografa dados confidenciais.

Uma chave pública é como uma caixa de correio onde qualquer pessoa pode ver esse endereço e enviar e-mails (cripto) para ele.

No entanto, somente o proprietário dessa caixa de correio tem a chave para abri-la e receber mensagens. Esta chave é semelhante à “chave privada” em criptomoedas.

Mesmo que a chave privada
e a chave pública estejam matematicamente ligadas entre si, é impossível derivar uma chave privada apenas de uma chave pública.

Nunca revele sua chave privada a ninguém. Se você fizer isso, essa parte pode roubar toda a sua criptomoeda.

Nota: A maioria das carteiras modernas usa “frases de semente” em vez de chaves privadas. Uma frase semente é uma longa série de palavras aleatórias que estão ligadas a uma chave privada.

CARTEIRAS CUSTODIANTES E NÃO CUSTODIAIS: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

Todas as carteiras de criptomoedas vêm em duas formas: custódia e não-caso.

  • Em uma carteira de custódia, uma exchange contém sua chave privada para você. Um exemplo popular de tal troca é a Coinbase. As carteiras de custódia não permitem a interação com a Web3 porque um usuário não tem acesso direto às suas chaves.
  • Em carteiras

  • não protegidas (às vezes chamadas de carteiras de autocustódia), o usuário tem acesso direto às suas chaves e, portanto, controle total sobre seus ativos digitais. Esse controle permite que os proprietários de carteiras não titulares interajam diretamente com um blockchain. Com carteiras de autocustódia, a criptomoeda é negociada em exchanges de criptomoedas descentralizadas (DEXs), como a Uniswap. 

Este artigo se concentrará principalmente nos três tipos diferentes de carteiras de não titulares.

CARTEIRAS DE PAPEL: COMO FUNCIONAM?

  • Uma carteira de papel é um pedaço de papel impresso que tem sua chave privada escrita nele.
  • As carteiras de papel são melhores para usuários que raramente planejam interagir com suas criptomoedas proprietárias.
  • As carteiras de papel em si não são seguras.

O primeiro tipo de carteira cripto em nossa lista é o mais simples: a carteira cripto de papel.

Uma carteira de papel é simplesmente uma folha de papel impressa (ou manuscrita) que escreveu sua chave privada e, possivelmente, códigos QR digitalizáveis nela.

Embora as carteiras de papel estejam completamente desconectadas da internet e do blockchain, as chaves nelas realmente representam chaves no blockchain que ainda estão ativas e podem ser usadas para localizar a criptomoeda.

Uma das maiores desvantagens das carteiras de papel é o fato de que elas são armazenadas em papel. Se o cartão ficar molhado ou queimado em um incêndio, você não poderá ler sua chave privada (ou frase de semente) e a criptografia representativa será perdida para sempre. Um cofre de água/incêndio é necessário para o armazenamento seguro de uma carteira de papel.

As carteiras de papel também tornam o processo de transação com redes blockchain tedioso: uma chave privada Bitcoin é uma cadeia de caracteres de 256 bits.

CARTEIRAS DE HARDWARE: COMO FUNCIONAM?

  • As carteiras de hardware são dispositivos físicos que armazenam a chave privada.
  • As carteiras de hardware podem ser conectadas ou desconectadas da Internet.
  • As carteiras de hardware

  • oferecem um lugar mais seguro para armazenar criptomoedas do que as carteiras de papel.

Na tecnologia blockchain, uma carteira de hardware
é uma carteira de criptomoeda que armazena chaves privadas em um dispositivo de hardware, como uma unidade USB.

A carteira de hardware tem recursos de carteiras “quentes” e “frias” (sobre as quais falaremos em breve).

As carteiras de hardware
são como carteiras de papel, pois permitem que seus proprietários armazenem com segurança suas chaves privadas off-line.

Além de proteger suas chaves privadas off-line (onde elas nunca podem ser hackeadas), a maioria das carteiras de hardware permite que os usuários assinem e confirmem transações de blockchain simplesmente conectando seu dispositivo a um computador.

Depois que uma transação é concluída, um usuário pode desconectar seu dispositivo e não precisa se preocupar com o fato de ele estar constantemente conectado à Internet. Essa conexão constante torna um portfólio vulnerável a ameaças.

Dois dos provedores de carteira de hardware mais populares incluem Ledger e Trezor.

CARTEIRAS DE SOFTWARE: COMO FUNCIONAM?

  • As carteiras de software são o tipo de carteira mais eficiente e arriscado.
  • As carteiras de software incluem carteiras de

  • extensão de navegador, carteiras de aplicativos móveis e carteiras de aplicativos de desktop.

As carteiras de software
são as carteiras mais populares no mundo das criptomoedas. Este tipo de carteira está sempre ligado à Internet. Essa conectividade constante permite que os usuários interajam de forma transparente e rápida com os protocolos DeFi. Empréstimos e empréstimos, apostas, negociação de tokens e negociação em DEX (exchanges de criptomoedas descentralizadas) são muito fáceis com uma carteira de software.

No entanto, essa conectividade realmente tem algumas desvantagens. Como uma carteira de software está constantemente conectada à Internet, ela corre constantemente o risco de ser hackeada.

As ameaças às carteiras de software não se limitam ao ciberespaço.

Se você perder ou perder um dispositivo desbloqueado no qual sua carteira fica, a parte em recuperação poderá facilmente obter acesso e drenar a criptomoeda de sua carteira. Portanto, é importante ter sempre qualquer dispositivo que contenha uma carteira de software protegida por uma senha.

Vamos explorar os diferentes tipos dessas carteiras online.

3 TIPOS DE CARTEIRAS DE SOFTWARE

Existem três tipos principais de carteiras de software.

  1. Carteiras Web
  2. Carteiras móveis
  3. Carteiras de desktop

Carteiras da Web (carteiras de extensão de navegador)

As carteiras da Web vêm na forma de uma extensão do navegador da Web. O software que alimenta uma carteira web é armazenado no seu navegador de internet, o que pode introduzir riscos de segurança.

Se você quiser negociar criptomoedas em uma exchange de criptomoedas, basta visitar o site desse protocolo e vincular sua carteira. A transação é definida no protocolo, mas confirmada na carteira. Uma carteira de extensão de navegador é a maneira mais rápida e fácil de usar para interagir com a tecnologia blockchain.

As carteiras da Web geralmente são alvo de malware, por isso é importante ter um computador saudável antes de baixar um. Medidas de segurança, como a verificação do computador antes de baixar carteiras de extensão do navegador, podem ajudar a reduzir o risco.

Carteiras móveis

Em uma carteira móvel, suas chaves criptográficas são armazenadas em seu telefone real. Esse tipo de carteira vem na forma de um aplicativo, que normalmente é baixado da Google Play Store para Android ou da App Store da Apple para iPhone.

Muitas carteiras móveis têm um navegador embutido que permite que você se conecte a aplicativos descentralizados (dApps). MetaMask e Exodus são duas carteiras móveis populares.

Carteiras de desktop

Uma carteira de desktop é
exatamente a mesma que uma carteira móvel, com uma exceção: sua chave privada é armazenada em um aplicativo de desktop em vez de um aplicativo móvel.

A autenticação de 2 fatores é recomendada para carteiras móveis e desktop.

CARTEIRA

QUENTE VS CARTEIRA FRIA: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

“Às vezes, as pessoas se referem a uma carteira simplesmente como uma carteira ‘quente’ ou ‘fria’.”

  • Uma carteira quente é qualquer carteira que esteja sempre conectada à internet e, portanto, sempre em risco de ser hackeada.
  • Uma carteira fria é qualquer carteira que não esteja conectada à internet. Uma carteira de papel seria um exemplo de uma carteira fria.

As carteiras de hardware
compartilham as características das carteiras quentes e frias. Quando uma unidade flash USB não está conectada à Internet, uma carteira de hardware é considerada uma carteira fria. Uma vez que o USB está conectado a um computador conectado à Internet, ele se torna uma carteira quente.

CARTEIRA BITCOIN VS CARTEIRA ETHEREUM

O blockchain Ethereum não é compatível com o blockchain Bitcoin. Por esse motivo, você precisará ter uma carteira para cada rede se quiser interagir com essas duas redes.

Electrum e Mycelium são duas carteiras Bitcoin amplamente utilizadas, enquanto MetaMask e Coinbase oferecem carteiras populares baseadas em Ethereum.

A terceira rede blockchain mais popular é a Binance. Esta rede também tem sua própria carteira distinta: Trust Wallet.

QUE TIPO DE CARTEIRA CRIPTO É MELHOR PARA MIM?

Determinar o tipo de portfólio certo para você depende de alguns fatores.

Com que frequência você vai interagir com o blockchain?

Se você quiser comprar criptomoedas populares como BTC ou ETH para manter por um longo tempo, uma solução de carteira para armazenamento a frio pode ser melhor para você. Um exemplo de um armazenamento a frio seria uma unidade flash USB. Quando a criptografia é mantida em dispositivos como esses, sua carteira não está conectada à Internet e, portanto, não corre o risco de ser hackeada.

Se você planeja negociar criptomoedas e / ou interagir frequentemente com aplicativos financeiros descentralizados, uma carteira de software pode ser sua melhor opção. Dentro desses tipos de carteiras, os aplicativos de desktop e móveis oferecem a melhor segurança.

Você tende a perder ou esquecer as coisas facilmente?

Se você tende a mover as coisas e geralmente não está bem organizado, você pode querer considerar uma carteira de custódia. Ao contrário das carteiras não titulares, se você esquecer suas credenciais de senha para uma carteira de custódia, poderá recuperá-las por meio de seu corretor.

TAKEAWAY

  • O principal objetivo de uma carteira de criptografia é armazenar uma chave privada.
  • Em uma carteira de custódia, uma exchange protege sua chave privada para você.
  • Em uma carteira que não seja titular, você só é responsável por gerenciar sua chave privada.
  • Três tipos de carteiras de criptografia incluem carteiras de papel, carteiras de software e carteiras de hardware.
  • As carteiras

  • quentes estão sempre conectadas à Internet, enquanto as carteiras frias podem ser desconectadas da Internet.

PERGUNTAS FREQUENTES

Que tipo de carteira cripto é melhor?

As carteiras de armazenamento a frio são melhores para usuários de criptomoedas que planejam simplesmente investir em criptomoedas a longo prazo. As carteiras quentes são melhores para usuários de criptomoedas que frequentemente interagem com o blockchain.

Quais são os três tipos de carteiras?

Os três tipos de carteiras de criptografia são carteiras de papel, carteiras de software e carteiras de hardware.

Quais são os 4 tipos de criptomoeda?

4 tipos populares de criptomoeda incluem bitcoin, ether, solana e polygon. Todas essas criptomoedas são as moedas nativas de uma rede blockchain.

O que é uma carteira de criptomoedas?

Uma carteira de criptomoedas é usada para armazenar chaves privadas. As carteiras criptográficas podem ser hardware, software ou papel.

O que é um portfólio de extensões de navegador?

Uma carteira de
extensão de navegador é uma carteira de criptomoeda que salva uma chave privada em um navegador da Internet, como o Chrome. Este tipo de carteira de criptografia é o mais fácil de usar, mas também o menos seguro.

Qual é o tipo mais seguro de carteira de criptografia?

As carteiras de hardware são geralmente consideradas o tipo mais seguro de carteira de criptografia. Essas carteiras podem ser armazenadas off-line e, portanto, não estão sujeitas a riscos de hackers e malware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels carlos pernalete tua 730647 1

As carteiras de criptomoedas podem ser apreendidas?

pexels anna nekrashevich 6802042

Posso enviar Bitcoin para um endereço que não seja Bitcoin?