Menu
in

Por que os NFTs são tão caros

Antes de explicar por que os NFTs são tão caros, é útil saber o que é um NFT. Um NFT é um token não fungível.

É um
token como muitas outras criptomoedas, mas cada NFT é “único” e não é diretamente trocável e intercambiável com outros tokens.

Duas pinturas podem ter o mesmo valor, mas não são intercambiáveis uma com a outra; Os NFTs são exatamente os mesmos deste cenário de pintura.

No campo das criptomoedas e ativos digitais, a maioria dos NFTs servem como registros de propriedade em um ativo digital. Este é particularmente o caso da arte NFT, mas outros colecionáveis surgiram no mercado desde o surgimento das NFTs em 2021. Dada a natureza crescente e mutáveis do mercado de NFT, por que os NFTs são tão caros?

Colecionáveis e percepção de escassez

Uma das
razões para o alto preço dos NFTs é sua colecionabilidade e, por extensão, escassez.

Embora possamos esperar que NFTs de todos os tipos continuem a ser implementados para o futuro previsível, execuções específicas de NFT são projetadas para a colecionabilidade. Por exemplo, o Bored Ape Yacht Club (BAYC) é uma coleção NFT que agora tem outros conteúdos girando em torno dele, mas novos colecionáveis BAYC não podem ser introduzidos na coleção original.

Essa coleção original do NFT BAYC não pode ser reproduzida como uma cópia ou ter conteúdo adicional adicionado a ela. Para que isso aconteça, a empresa teria que lançar uma nova coleção NFT que pode ou não ser colecionável ou escassa ou valiosa, etc., como a primeira coleção.

Desde o lançamento dos NFTs, eles estão disponíveis em muitas faixas de preço e estão se tornando muito mais flexíveis em termos de preço. No entanto, assim como o mundo da arte que também está associado à colecionabilidade, as vendas caras são as que fazem manchetes.

As pinturas, por exemplo, frequentemente vendem entre três e cinco dígitos, mas estas não são relatadas, pois não são desenvolvimentos significativos no campo artístico. Os NFTs estão se movendo na mesma direção, mas dada a natureza da cobertura atual do NFT, isso leva à percepção de que os NFTs são ridiculamente caros, e alguns são, mas há um número crescente que é acessível.

Uma bolha NFT

É discutível que os NFTs estão em uma bolha no estilo tulipa desde que atingiram grande em 2021. Para ser breve, uma bolha econômica é quando um ativo tem um preço inflado porque os investidores estão brincando com ele. O ativo continua a ser vendido a um preço cada vez mais alto porque cada proprietário do ativo está demitindo para uma venda rápida da qual eles podem lucrar. Possuir o ativo não é desejável, mas vendê-lo para outra pessoa com muito dinheiro é desejável, e este é o truque no qual uma bolha se baseia.

Quando a bolha “estoura”, isso não é mais possível e o ativo perde muito desse valor inflado. Um desses casos com a NFT é o primeiro tweet de Jack Dorsey que foi vendido por US$ 2,9 milhões de dólares perdidos em 99% de seu valor de venda, posteriormente vendido por apenas US $ 280.

Isso não é incomum, especialmente no campo da tecnologia emergente que atrai uma série de riscos e capitalistas de risco saem da carpintaria para isso. A infame bolha dotcom ocorreu quando a internet chegou pela primeira vez nos anos 90 e finalmente estourou em 2000 porque sites foram vendidos simplesmente porque eram sites.

Agora, hoje em dia, uma bolha na web seria muito mais difícil de encontrar, pois existem normas sociais e regulamentos legais sobre como os sites devem funcionar e o que devem fazer. NFTs poderia passar pela mesma coisa. Fazer negociações rápidas pode ser uma maneira fácil de ganhar dinheiro rapidamente em uma bolha, mas esse prazo pode chegar ao fim em breve e carrega um risco bastante alto associado a ele.

Ligado ao Metaverso

Uma das razões para manter os NFTs, apesar de uma bolha potencial inflando o preço, é para uso no desenvolvimento metaverso.

O metaverso é um universo virtual proposto no qual os indivíduos podem criar e consumir uma série de objetos de jogo, representados por um avatar, e podem até possuir espaço digital, como visto com o surgimento de imóveis virtuais.

Atualmente, resta saber como o
metaverso e outros ativos digitais se conectarão, mas dada a quantidade de dinheiro por trás do desenvolvimento da web 3.0, é certamente plausível que os NFTs que as pessoas estão comprando agora, possam ser usados no metaverso como pinturas no jogo em uma propriedade virtual, presentes em coleções virtuais ou usados como avatares de jogadores em aplicativos metaversos compatíveis. O céu é o limite quando se trata de especulação sobre como será o metaverso.

Por que os NFTs são tão caros?

Resumindo, os NFTs são caros porque estão atualmente em uma bolha, porque são escassos e colecionáveis, e por causa da especulação sobre o desenvolvimento de metaversos e tecnologias web 3.0.

Embora nem todos os NFTs custem milhões de dólares, a indústria está se tornando mais parecida com o mundo do comércio de arte. Algumas peças custam menos de doze centavos, enquanto outras valem dezenas de milhões.

Quais peças manterão seu valor permanecerão a ser vistas como a bolha NFT desinfla, mas é impossível prever quais serão, provavelmente aquelas que tiveram um impacto cultural, como o BAYC, ou aquelas feitas por artistas digitais que fazem um nome para si mesmos.

Leave a Reply