Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Os fundos mútuos existem há muito tempo?
Os esquemas de investimento coletivo e conjunto existem há muito tempo em vários formatos tradicionais em todo o mundo. O fundo mútuo como o conhecemos nasceu em 1924, com a criação do Massachusetts Investors Trust.
O crescimento do setor de fundos mútuos tem sido acompanhado por três grandes tendências:
- Crescimento impressionante nos ativos sob gestão à medida que mais investidores adotaram fundos mútuos.
- Regulamentação mais rigorosa que garantiu a proteção dos investidores e a supervisão adequada do setor de gestão de fundos.
- Introdução de produtos mais inovadores que se adaptam às necessidades de diferentes clientes; desde o planejamento de aposentadoria de longo prazo até a gestão de caixa de curto prazo.