Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
O que é um plano direto/plano regular?
Todos os esquemas de fundos mútuos oferecem dois planos: Direto e Regular. Em um plano direto, um investidor deve investir diretamente com a AMC, sem qualquer distribuidor para facilitar a transação. Em um plano regular, o investidor investe através de um intermediário, como um distribuidor, corretor ou banqueiro, que recebe uma taxa de distribuição pela AMC, que é cobrada do plano.
Portanto, o plano direto tem uma taxa de despesa menor,
pois não há taxa de distribuição, enquanto o plano regular tem uma taxa de despesa um pouco maior para contabilizar a taxa paga a um distribuidor para facilitar a transação.
A gestão de um esquema de MF envolve custos e despesas, como taxas de administração de fundos, despesas de vendas e distribuição, taxas de custódia e registro, etc. Todas essas despesas são cobertas pelo índice de despesas do fundo. Esses custos estão dentro dos limites prescritos pela autoridade reguladora – SEBI.
Portanto, se um
investidor optar por investir diretamente através do plano direto, ele poderia obter um retorno um pouco maior devido à economia de despesas, mas ele não seria capaz de se valer da distribuição e serviços relacionados de um intermediário.