in

Mikhail Khodorkovsky: biografia, família, salário e bens

Mikhail Khodorkovsky

Patrimônio líquido: $ 100 milhões
Data de nascimento: 26 de junho de 1963 (58 anos)
Gênero: Masculino
Profissão: Empresário, ativista político
Nacionalidade: Rússia

Patrimônio líquido de Mikhail Khodorkovsky:

$ 100 milhões

Patrimônio líquido de Mikhail Khodorkovsky: Mikhail Khodorkovsky é um empresário e filantropo russo com um patrimônio líquido de $ 100 milhões de dólares. Ele é um crítico vocal do Kremlin e de Vladimir Putin após seu exílio da Rússia e atualmente reside em Londres.

Mikhail Khodorkovsky foi preso em outubro de 2003 sob a acusação de fraude e evasão fiscal. Na época, Mikhail era a pessoa mais rica da Rússia e a 16ª pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio líquido pessoal de US $ 15 bilhões. Logo após sua prisão, Vladimir Putin ordenou que as ações de sua empresa Yukus fossem congeladas nas bolsas de valores russas. Em maio de 2005, ele foi considerado culpado e condenado a 9 anos de prisão. Ele foi então acusado de lavagem de dinheiro e peculato. Mikhail Khodorkovsky foi perdoado por Putin em dezembro de 2013, depois de passar mais de 10 anos em uma prisão na Sibéria. Após a sua libertação, Mikhail foi questionado sobre a situação da sua antiga fortuna, ao que respondeu “Não tenho ideia da minha situação financeira”. A Yukos, que já foi uma das maiores empresas de petróleo do mundo, estava falida.

Vida precoce e pessoal: Mikhail Borisovich Khodorkovsky nasceu em 26 de junho de 1963 em Moscou. Seus pais, Boris e Marina, eram engenheiros em uma fábrica de instrumentos de medição. Sua mãe era uma cristã ortodoxa russa e seu pai era judeu. Seus pais se opunham ao comunismo, mas esconderam suas opiniões de seu filho, que se tornou um defensor do comunismo e um patriota da União Soviética em sua juventude.

Ele frequentou a Universidade D. Mendeleev de Tecnologia Química da Rússia, onde se formou em engenharia química em 1986. Enquanto estávamos lá, éramos o vice-chefe da Liga da Juventude Comunista, chamada Komsomol. Ele também conheceu uma colega estudante, Yelena, com quem se casou e teve um filho. No entanto, ele então deixou sua esposa depois de conhecer outro jovem estudante, Inna. Ele a cortejou dormindo em seu carro fora de seu apartamento até que ela concordou em começar a vê-lo. Eles então se casaram e tiveram três filhos juntos desde então. Ele também conseguiu manter um bom relacionamento com sua primeira esposa, Yelena, bem como com seu primeiro filho.

Início da carreira: a primeira carreira de Khodorkovsky após terminar a universidade foi com o Komsomol, que era o caminho típico para indivíduos que buscavam entrar na política soviética. No entanto, em vez de seguir a trajetória de subir lentamente na hierarquia para uma posição de gestão, Khodorkovsky provou ser um homem de negócios perspicaz, usando suas conexões no Komsomol para ajudar a abrir seu primeiro negócio, um café, em 1986. Seus esforços foram feitos possível pelo programa de reforma do líder soviético Mikhail Gorbachev, perestroika, que encorajou o desenvolvimento do mercado livre soviético.

Em 1987, Khodorkovsky abriu um Centro de Criatividade Científica e Técnica da Juventude, que importava e vendia computadores e também uma vasta gama de outros produtos. Ele também desenvolveu uma série de conexões com grandes bancos, permitindo que ele e seus sócios abrissem o Banco Menatep em 1989, um dos primeiros bancos privados da Rússia. O banco se expandiu rapidamente e foi nomeado pelo governo o direito de administrar fundos alocados para as vítimas do acidente nuclear de Chernobyl. O banco, junto com outros bancos russos, iniciou o processo de manter fundos do governo por meses às custas dos recebedores dos fundos do banco, a fim de enriquecer os proprietários do banco. Esse programa de empréstimos por ações introduziu o termo oligarca, descrevendo os beneficiários dessas transações, dos quais Khodorkovsky era um. A riqueza de Khodorkovsky aumentou dramaticamente durante esse tempo. Ele adquiriu a petrolífera Yukos e supostamente ganhou milhões em treinamento monetário. Em 2003, Khodorkovsky era declaradamente o homem mais rico da Rússia e também um influenciador político e conselheiro.

Prisão e Julgamento: Embora inicialmente um membro da multidão política, Khodorkovsky bateu de frente com o presidente russo Vladimir Putin, que prendeu Khodorkovsky em 2003 e acusado de fraude. Isso não afetou apenas Khodorkovsky, mas também a petrolífera Yukos, que sofreu um colapso agudo após o congelamento de suas ações. Khodorkovsky foi julgado por seus alegados crimes e, em maio de 2005, foi considerado culpado e condenado a nove anos de prisão. Enquanto cumpria sua pena, ele foi posteriormente acusado de peculato e lavagem de dinheiro, e sua sentença foi prorrogada. Somente depois que Hans-Dietrich Genscher fez lobby para sua libertação, o presidente Putin perdoou Khodorkovsky, libertando-o da prisão em dezembro de 2013.

O julgamento e a condenação de Khodorkovsky foram altamente criticados no exterior pela imprensa e governos estrangeiros, muitos dos quais estavam preocupados com o fato de sua punição ter motivação política. Ele entrou com vários requerimentos no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, alegando múltiplas violações dos direitos humanos cometidas pela Rússia. Embora o tribunal tenha considerado que várias violações foram cometidas, eles decidiram que a trilha e a prisão não tiveram motivação política.

Após sua libertação da prisão, Khodorkovsky deixou a Rússia e obteve residência na Suíça e, em seguida, mudou-se para Londres em 2015. Embora sua riqueza tenha diminuído significativamente após o escândalo de sua prisão e tempo na prisão, ele ainda era um homem rico por qualquer margem. e sua riqueza aumentou com a mudança para Londres.

Rússia aberta: Khodorkovsky havia originalmente lançado a organização Rússia aberta no início dos anos 2000 com o objetivo de criar uma base para fortalecer a sociedade civil da Rússia. Ele relançou a Open Russian em 2014 como uma plataforma comunitária de âmbito nacional, para desgosto do presidente Putin e do Kremlin.

A organização defende a mídia independente, o Estado de Direito, a educação política e um maior apoio aos presos políticos. Eles esperam eventualmente introduzir reformas abrangentes na Rússia, incluindo aquelas voltadas para a aplicação da lei e eleições. Khodorkovsky disse esperar que a Rússia Aberta possa ser um canal através do qual uma conferência constitucional possa ser alcançada para direcionar o poder da presidência para o legislativo e o judiciário.

Em 2017, o escritório do Procurador-Geral da Rússia designou a Rússia Aberta como uma organização indesejável, efetivamente banindo-a e todas as suas atividades afiliadas na Rússia. No mesmo ano, também foi adicionado ao registro de sites bloqueados na Rússia. Temendo um processo criminal de seus membros, Khodorkovsky anunciou que a Rússia Aberta encerraria oficialmente suas operações na Rússia em 2021, embora continuasse ativa em outras partes do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

bio 9

Chris Blackwell: biografia, família, salário e bens

bio 35

Trevor Bauer: biografia, família, salário e bens