Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Existem fundos diferentes para diferentes tipos de objetivos?
Com tantos esquemas de fundos mútuos no mercado, muitas vezes pode-se perguntar qual esquema pode ser o melhor. Mas entender o significado de “melhor” é mais importante.
Muitas vezes, as pessoas tendem a selecionar os “melhores” desempenhos de um período passado recente, padrões que produziram os maiores retornos no passado recente.
Se você assistir a um filme filmado nos Estados Unidos em dezembro, notará pessoas usando macacões quentes. Alguns podem realmente gostar e querer tê-lo. No entanto, você pode imaginar alguém usando roupas de lã nas ruas de Mumbai ou Chennai?
A mesma lógica também se aplica aos fundos mútuos. Não existe tal coisa como o “melhor fundo mútuo” – é sempre sobre o que é apropriado em uma determinada situação e está alinhado com seu objetivo de investimento.
Para objetivos de longo prazo, existem fundos diferentes dos que para necessidades de curto prazo. Existem fundos agressivos que são muito diferentes de fundos moderados ou mesmo fundos conservadores. Existem diferentes fundos para a geração de renda do que a acumulação de riqueza ou dinheiro.
Portanto, não procure o melhor: procure o mais adequado.