O ano não começou bem para a indústria de criptomoedas. O Bitcoin (BTC), a principal criptomoeda por capitalização de mercado, perdeu mais de 50% de seu preço desde sua alta de todos os tempos em novembro. O Ethereum (ETH) também perdeu mais de 50%, e a capitalização de mercado de criptomoedas como um todo caiu de quase US $ 3 trilhões para US $ 1,6 trilhão no momento da escrita, de acordo com dados do CoinMarketCap.
Se você é um investidor de criptomoedas, essas quedas dramáticas de preços podem ser estressantes, especialmente quando são acompanhadas por manchetes de desgraça e tristeza. Mas mesmo que este seja o início de um período prolongado de preços baixos, isso não significa que é o fim do jogo para cripto. Aqui estão quatro coisas que você deve fazer.
Index du contenu:
1. Não entre em pânico
O desejo de vender em pânico , ou pânico-comprar porque você acha que cripto está “à venda” – é compreensível. Ninguém quer ver o valor de seus investimentos pela metade, e é tentador cortar suas perdas e procurar outras oportunidades. Mas se você fizer isso, você pode estar travando no que você perdeu. O mercado pode retomar na próxima semana, e se você vendeu sua criptomoeda, você não vai se beneficiar. É verdade que este é um mercado relativamente novo e não testado, mas até agora, o mercado sempre voltou.
Agora, quanto à compra de pânico, você pode pensar que agora é uma boa hora para comprar o mergulho. Mas não se apresse com essa decisão. Olhe para o que está acontecendo no mercado, e certifique-se de fazer sua due diligence em cada cripto. Às vezes, a pressa para conseguir uma barganha faz com que as pessoas pulem a pesquisa normal que fariam em uma determinada moeda ou token. Acima de tudo, só investe dinheiro que você pode perder. Os preços podem cair mais, e você não quer ficar sem pessoal se eles fizerem.
2. Olhe para o quadro geral
Há muitos comentários sobre por que a criptomoeda está falhando. A maioria dos observadores o colocou em uma combinação de um Federal Reserve hawkish recuando em medidas de estímulo econômico, incerteza sobre o aumento da regulação e preocupação com o aumento das tensões entre a Ucrânia e a Rússia.
A questão é: quanto esses fatores impactam sua visão de longo prazo de seus investimentos em criptomoedas? Os movimentos do Fed significam que o clima econômico mais amplo pode ser avesso ao risco para o curto prazo, e podemos não ver os grandes saltos que vimos em 2021. Mas se sua tese de investimento original se mantiver, então você deve se segurar também.
A regulação também é um grande problema, especialmente no curto prazo. Governos em todo o mundo podem impor regras mais rigorosas sobre como as criptomoedas podem operar, e alguns países podem seguir a liderança da China e proibir completamente as criptomoedas. No longo prazo, isso poderia aumentar a confiança dos investidores e empurrar alguns dos maus atores para fora do espaço. Mas também pode causar dor adicional a curto prazo.
3. Saiba que a volatilidade é normal
Seja no mercado de ações ou no mercado de criptomoedas, sempre haverá recessões; ainda mais com a criptomoeda, pois é um investimento volátil e de alto risco. O outro lado dessas quedas significativas são os ganhos incríveis que certas criptomoedas produziram.
Mas o alto nível de risco é o motivo pelo qual é importante ter certeza de que ele representa apenas uma pequena parte do seu portfólio, e que você só investe dinheiro que você pode se dar ao luxo de perder. O Bitcoin caiu de valor pela metade várias vezes desde que foi lançado — mas também ganhou valor quase todos os anos desde o seu início. Veja os gráficos de preços do Bitcoin e da indústria cripto para ajudar a colocar esta última queda em perspectiva.
4. Faça um plano
Agora que você avaliou completamente o que está acontecendo no mercado, você está em uma posição melhor para decidir o que fazer a seguir. Tenha em mente que uma estratégia de investimento de compra e ressarem é muitas vezes a melhor maneira de construir riqueza a longo prazo.
No entanto, pode ser que você tenha perdido a confiança em cripto e não sinta que é uma boa aposta a longo prazo. Ou talvez esta última queda de preço tenha causado muitas noites sem dormir e feito você saber que investimentos voláteis de criptomoedas não são para você. Se este for o caso, você pode querer pensar sobre a melhor maneira de sair de suas posições. Mas esta não é uma decisão de tomar de ânimo leve – e geralmente é melhor não vender enquanto os preços estão no menor que têm sido em seis meses. Em vez disso, considere esperar que eles se recuperem e depois vendam. Você pode querer falar com um consultor financeiro sobre a melhor maneira de fazer isso.
Por outro lado, você pode decidir que ainda está confiante sobre criptomoedas a longo prazo e espera que o Bitcoin eventualmente vá para US $ 1 milhão (como Cathie Wood da Ark Invest sugeriu recentemente). Você pode até decidir investir mais dinheiro em criptomoedas. O que é fundamental é que você está tomando uma decisão informada, e você não está correndo em nada.