in

Como investir em criptomoeda em 2022

O mercado de criptomoedas viu, sem dúvida, seu ano mais empolgante até agora, em 2021, com alguns dos maiores nomes do mercado tendo preços recordes. Histórias de cripto-milionários da noite para o dia voltaram às manchetes e alguns preços simbólicos subiram centenas de por cento em questão de dias.

Não foram apenas empresas como Bitcoin e Ethereum que tiveram grande sucesso. Houve também várias novas entradas na lista dos dez primeiros, com os projetos DeFi experimentando um crescimento massivo e se estabelecendo como algumas das criptomoedas mais valiosas do mercado.

Na verdade, com a tendência crescente de DeFi que continua inabalável, bem como a crescente popularidade dos Tokens Não Fungíveis, o mercado de criptomoedas está mudando a uma taxa sem precedentes – algo que parece destinado a continuar enquanto entramos no novo ano.

Isso inevitavelmente levou a um interesse renovado no mercado rumo a 2022, com investidores lutando para tentar identificar a próxima propriedade importante no espaço criptográfico. Também tem havido um interesse crescente do público – já se foram os dias em que a criptomoeda era vista como um nicho de mercado ou, pior ainda, uma oportunidade de enriquecimento rápido e de alto risco. Parece que agora o verdadeiro potencial – e valor – do blockchain está se tornando aparente para todos.

Se você é novo no mercado de criptomoedas, no entanto, pode estar achando as coisas um pouco confusas. Houve muitos desenvolvimentos desde que o Bitcoin chegou às manchetes em 2009.

O objetivo do artigo a seguir é fornecer uma visão geral sólida sobre como investir em criptomoeda em 2022.

Uma Visão Geral do Mercado de Criptomoedas

Bitcoin estourou em cena em 2009

É provavelmente seguro dizer que a maioria das pessoas já ouviu falar de criptomoeda neste estágio. No entanto, apesar de sua popularidade, muitos investidores em potencial têm medo de abordar o mercado, pois pode parecer muito complicado. Embora seja certamente verdade que alguns dos projetos mais complexos são compreendidos apenas por engenheiros de software e matemáticos, os fundamentos do mercado de criptomoedas são relativamente fáceis de aprender.

Embora o blockchain tenha sido desenvolvido ao longo de vários anos, foi o lançamento de Bitcoinem 2009, que trouxe a tecnologia para a atenção do mundo. Embora tenha sido imediatamente apresentado como o futuro da moeda e prometido revolucionar a forma como pagamos pelas mercadorias, não foi atéo preço do BTCcomeçou a obter ganhos substanciais em relação ao dólar. Em 2013, por exemplo, um único token Bitcoin valia $ 1.242, tendo sido negociado a menos de um dólar até 2011.

Enter Ethereum

Em 2016, o lançamento de Ethereuminaugurou a segunda geração de criptomoedas. Enquanto o Bitcoin se limitava a ser um meio de troca de valor, o Ethereum podia lidar com contratos inteligentes e fornecer uma plataforma onde os desenvolvedores podiam construir aplicativos. Parecia que as possibilidades eram infinitas e Ethereum despertou um interesse renovado no mercado.

Tal como acontece com o Bitcoin, Ethereum passou a ver um grande crescimento de preço e, apesar de ter negociado por centavos quando foi lançado pela primeira vez, um único token de Ether valia $ 4.146 no momento em que este livro foi escrito.

The Rise of DeFi

O lançamento do Ethereum pavimentou o caminho para uma nova geração de projetos de blockchain. Ao utilizar os contratos inteligentes Ethereum, os desenvolvedores de plataformas como Aave, Maker e Compound foram capazes de começar a construir ecossistemas financeiros completos – também conhecidos comofinanças descentralizadas (DeFi).

Em vez de depender de uma autoridade central, os detentores de criptomoedas poderiam usar projetos DeFi para comprar e vender tokens, ganhar juros emprestando sua criptomoeda ou aumentar sua exposição ao mercado tomando tokens emprestados. A popularidade do DeFi cresceu significativamente ao longo de 2021 e deu uma nova vida ao mercado de criptomoedas.

Apresentando NFTs

Outra tendência que começou a ganhar força em 2021 foi a compra e venda de Tokens Não Fungíveis. Os NFTs são semelhantes à criptomoeda no sentido de que não podem ser alterados, mas enquanto um token BTC é igual a qualquer outro, os NFTs são exclusivos. Eles são usados ​​para representar a propriedade de ativos digitais, como clipes online, música e arte digital.

Houve vários leilões NFT de alto perfil em 2021, principalmente Jack Dorsey vendendo o primeiro tweet feito no Twitter por US $ 2,9 milhões. Desde então, várias celebridades realizaram leilões para vender de tudo, desde clipes de esportes a imagens JPEG.

Por que investir em criptomoeda em 2022?

Qualquer pessoa que optou por não investir em criptomoeda até 2021 provavelmente está se arrependendo de não ter feito isso, visto que alguns tokens geraram retornos de vários milhares por cento ao longo do ano. Embora não haja garantias de que isso se repetirá em 2022, o mercado de criptomoedas continua sendo uma das oportunidades de investimento mais atraentes que existe.

Um número crescente de investidores institucionais, grandes organizações e personalidades de negócios importantes agora estão investindo em moeda digital. A Tesla de Elon Musk, por exemplo, comprou US $ 1,5 bilhão em BTC no início de 2021 como parte de sua estratégia de investimento. Embora Musk sempre tenha sido conhecido como um empresário com visão de futuro, até mesmo os especialistas em finanças tradicionais são agoraavisando os investidores devem colocar de 3 a 5% de seu fundo de portfólio em criptomoedas.

O crescente apoio do mundo das finanças tradicionais e a crescente adoção de projetos de blockchain por grandes empresas podem trazer mais estabilidade ao mercado e tornar o investimento em criptomoeda menos arriscado. Embora o mercado ainda seja altamente volátil, 2022 parece ser um dos melhores anos até agora e escolher investir mais cedo em vez de mais tarde pode maximizar qualquer retorno potencial.

Estratégias de investimento em criptomoeda

Se você nunca investiu em criptomoeda antes, existem algumas coisas que você precisa saber antes de começar. Como observamos acima, o investimento em criptomoeda ainda é visto como de alto risco, por isso é importante fazer o máximo de pesquisa possível antes de começar a construir seu portfólio.

Como acontece com qualquer outro ativo, existem algumas maneiras pelas quais você pode investir em criptomoeda em 2022.

1. Compre e esqueça

A maneira mais simples de investir em criptomoeda é conhecida na indústria como HODLing. Isso significa que você simplesmente compra uma quantidade de um token específico e o mantém ao longo do tempo, como faria com uma ação ou título, com a visão de que seu valor aumentará.

Esta é uma forma altamente acessível de ganhar exposição no mercado e também ajudará você a entender exatamente como algumas moedas funcionam, já que você precisará enviar seus tokens para uma carteira para armazenamento e enviá-los quando chegar a hora vender.

Como vimos, a maioria dos tokens vale consideravelmente mais depois de alguns anos, portanto, HODLing é um meio de investimento muito válido. Isso também significa que você realmente possui o ativo total, ao contrário da negociação de derivativos, na qual você negocia um contrato.

2. Negociação de curto prazo

Devido aos seus altos níveis de volatilidade, o mercado de criptomoedas tornou-se um lugar cada vez mais popular para os day and swing traders. Em vez de comprar uma criptomoeda e mantê-la por vários anos, os comerciantes buscarão lucrar com pequenas flutuações de preço no curto período de tempo.Comerciantes do dia, por exemplo, pode ter posições abertas por apenas alguns minutos.

O comércio difere do investimento tradicional de várias maneiras. Em primeiro lugar, os comerciantes podem lucrar se uma criptomoeda aumenta ou diminui em valor, vendendo a descoberto ou a longo prazo. Isso é possível devido à segunda grande diferença: os traders geralmente não compram o ativo real, mas negociam criptomoedas por meio de CFDs.

Os CFDs são instrumentos financeiros complexos e você só deve considerar a negociação de criptomoedas se tiver realizado muitas pesquisas e estiver em posição de compreender os pontos mais delicados dessa abordagem para os mercados financeiros.

3. Mineração de liquidez

A infinidade de plataformas DeFi no mercado significa que você pode realmente investir sua criptomoeda, por assim dizer. Projetos comoAave, Composto e criadorexigem liquidez. Isso ocorre por meio de pools de liquidez, que são fundamentais para o funcionamento dessas plataformas.

Os usuários podem emprestar efetivamente sua criptomoeda para os pools de liquidez, em troca de taxas baseadas nos juros que a plataforma cobra para emprestar sua criptomoeda a outros usuários. Simplificando, a mineração de liquidez é uma maneira de fazer criptomoeda a partir de criptomoeda.

Mais uma vez, a mineração de liquidez pode ficar complicada e você deve ter certeza de entender completamente como uma plataforma DeFi específica funciona antes de comprometer sua criptomoeda com seus protocolos.

4. A importância da diversificação

Assim como qualquer outra forma de investimento, diversificaçãoé um fator importante na criação de um portfólio de criptomoedas bem planejado. Felizmente, a variedade de projetos no espaço tornou isso mais fácil do que nunca.

Em primeiro lugar, se você estiver investindo em outras classes de ativos, precisará decidir quanto do seu orçamento deve ser dedicado à criptomoeda. Depois disso, você vai querer escolher em qual criptomoeda investir. É aqui que a diversificação entra em jogo novamente.

Binance Coin e Tether, por exemplo, são considerados mais estáveis ​​do que muitos outros tokens. A primeira é a moeda nativa da maior bolsa descentralizada do mundo, enquanto a última é uma moeda estável atrelada ao dólar americano. Esses fatores ajudam a reduzir a volatilidade. Um projeto como Shiba Inu, por outro lado, é em grande parte impulsionado pela popularidade. Embora isso o torne menos estável, em teoria, também está sujeito a movimentos de preços mais repentinos e substanciais.

Um bom portfólio de criptomoedas será balanceado, com alguns ‘punts’ de risco mais alto, juntamente com vários projetos de blockchain mais proeminentes que têm um suporte mainstream significativo.

Quais são as principais criptomoedas para investir em 2022?

Você provavelmente já percebeu que existem algumas criptomoedas. Na verdade, estimou-se que existiam mais de 6.000 tokens diferentes em 2021.

Como você escolhe em quais criptomoedas investir em 2022? Se você é novo no mercado de criptografia, recomendamos que se concentre inicialmente em alguns dos principais tokens.

1. Bitcoin

Bitcoiné sem dúvida a maior, mais valiosa e mais conhecida criptomoeda que existe. Desde que entrou em cena em 2009, o Bitcoin atingiu as manchetes várias vezes por seus aumentos de preços incríveis. Tendo começado a vida quase sem valor, hoje um único token BTC está sendo negociado por 62.664,70.

O Bitcoin agora é uma espécie de instituição. Muitas vezes, é visto como um indicador para o mercado mais amplo de criptomoedas e é indiscutivelmente o token com mais suporte quando se trata de pagamentos de varejo.

A BTC atingiu um recorde de preços em 2021 e muitos especialistas do setor acreditam que ela tem potencial para continuar crescendo em 2022. DigitalCoinPrice, por exemplo, acredita que o Bitcoin pode crescer até 90% no próximo ano ou assim.

2. Ethereum

Ethereumfoi a primeira de uma nova geração de redes inteligentes que utilizaram contatos inteligentes e hoje é a plataforma de referência para alguns dos maiores projetos DeFi operando no espaço criptográfico. Com uma capitalização de mercado de US $ 493 bilhões, a ETH é a segunda maior criptomoeda atrás do Bitcoin.

Após o seu lançamento, Ethereum era o blockchain mais avançado do mercado. Embora vários concorrentes tenham surgido desde então, como Cardano e Solana, a Ethereum já havia conseguido se estabelecer como a plataforma definitiva para o desenvolvimento de DApps e contratos inteligentes. Vários outros blockchains notáveis ​​são realmente construídos no Ethereum, incluindo Maker, Compound e Uniswap.

A plataforma está atualmente passando por uma grande atualização e em 2022 esperamos ver mais refinamentos no protocolo – incluindo uma mudança de prova de trabalho para prova de aposta, o que aumentará enormemente a velocidade e escalabilidade do Etheruem. Naturalmente, isso deve ter um impacto positivo no preço.

3. Binance Coin

Outro grande nome no espaço da criptomoeda é Binance Coin- o token nativo do Binance Exchange. O Binance Exchange é o maior de seu tipo e é conhecido por lidar com cerca de 1,4 bilhão de transações. Os titulares do BNB podem pagar taxas de câmbio, bem como obter acesso a taxas preferenciais. Naturalmente, isso significa que a Binance Coin vê volumes de negociação extremamente altos.

Em setembro de 2020, a Binance também tinha o binance Smart Chain – uma plataforma altamente avançada que provou ser um sucesso entre os desenvolvedores DeFi que buscavam acesso contínuo ao Binance Exchange. O BSC é provavelmente o maior rival do Etheruem quando se trata de atrair DeFi para sua plataforma, hospedando vários projetos, incluindo Venus, PancakeSwap e Linear Finance.

Binance Coin oferece um grau de estabilidade graças à sua troca pai e o protocolo tem algumas atualizações interessantes no horizonte que podem ajudar a aumentar seu valor até 2022. É também um dos tokens mais amplamente listados, o que o torna uma boa escolha para aqueles que estão apenas começando sua jornada para o investimento em criptomoedas.

4. Dogecoin

Dogecoiné uma espécie de anomalia no mercado de criptomoedas. O projeto foi na verdade iniciado como uma piada, uma forma de satirizar o hype que cercava o mercado de criptomoedas em 2013. No entanto, a marca peculiar e a abordagem despreocupada do Dogecoin não só permitiram que ele fomentasse uma base de fãs notoriamente leal, mas também viram as dez maiores criptomoedas de 2021.

É importante entender que o DOGE é muito impulsionado por sua comunidade e popularidade contínua graças ao apoio de várias figuras de alto perfil, não menos do que Elon Musk da Tesla, que tuitou sobre Dogecoin em várias ocasiões – muitas vezes enviando seu preço simbólico disparando. Embora Dogecoin tenha sólidas credenciais técnicas, ele é um tanto desatualizado quando comparado a outros projetos importantes.

Embora Dogecoin seja provavelmente um investimento de risco mais alto do que os outros tokens que discutimos aqui, é uma opção adequada para novos participantes no mercado de criptomoedas, pois tem um preço de token relativamente baixo. Isso significa que os investidores podem adquirir uma participação maior da DOGE com um gasto mínimo.

5. Ripple

Ripple vezes é conhecida como a criptomoeda dos banqueiros, pois o sistema foi criado para facilitar as transferências internacionais de fundos entre instituições financeiras. Outro esteio das dez principais criptomoedas por valor de mercado, o Ripple pertence e é operado pela Ripple Labs e foi lançado em 2016.

Tal como está, a maioria dos bancos confia no SWIFT para pagamentos inter-moedas, que é um processo bastante complicado e caro, em algum nível envolvendo a compra e venda de moedas. No entanto, o Ripple pode fornecer um serviço muito mais rápido, mais eficiente e, o mais importante, mais barato. Diversas instituições já firmaram parceria com a plataforma, entre elas Santander, Standard Chartered e American Express.

Os benefícios de um protocolo como o Ripple devem ser óbvios. Embora o preço simbólico tenha sofrido um golpe em 2020 devido a algumas dificuldades regulatórias, desde então ele se recuperou bem e muitos analistas estão prevendo um crescimento no futuro próximo. TradingBeasts, por exemplo, tem o preço simbólico de XRP aumentando em até 30% até dezembro.

Como investir em criptomoeda em 2022

Se você decidiu começar a investir em criptomoeda em 2022, há algumas coisas em que precisa pensar – além de realmente escolher quais tokens pretende comprar.

Onde comprar criptomoeda

Nem é preciso dizer que você precisará encontrar uma corretora ou bolsa que lhe dê acesso ao mercado. Existem centenas para escolher e cada um tem diferentes pontos fortes e fracos. Antes de se comprometer com um provedor, você pode querer considerar alguns fatores:

  • Quer comprar criptomoeda e guardá-la em uma carteira?
  • Você planeja negociação day / swing?
  • Seu portfólio incluirá outros ativos financeiros?
  • Qual é o seu nível atual de especialização?
  • Quão experiente em tecnologia você é?

Ao considerar o acima, você poderá ter uma ideia melhor do que precisa de um corretor online. Por exemplo, algumas plataformas oferecem uma interface de usuário simples com ferramentas básicas de negociação. Isso será suficiente para o investidor iniciante, mas os comerciantes de nível profissional provavelmente irão querer uma plataforma que possa oferecer ferramentas de negociação avançadas e os mais recentes sistemas de gráficos.

Uma boa plataforma para a maioria dos traders, no entanto, é eToro. Ele tem uma das melhores reputações do setor e, embora sua plataforma de negociação seja altamente amigável, fornece todas as ferramentas de que você provavelmente precisará para começar a construir seu portfólio de criptomoedas.

Carteiras de criptomoeda

Se você planeja comprar e manter criptomoedas, você precisará de um carteira criptografadapara realmente armazenar seus tokens. Uma carteira é basicamente um lugar onde você guarda suas chaves de criptomoeda – ou seja, os códigos longos que alocam sua alocação de tokens em um blockchain particular.

As carteiras de criptomoedas estão disponíveis em vários formatos. Você pode usar uma carteira de hardware, que é como uma unidade flash super segura, uma carteira de desktop, que é um software baixado para o seu computador, ou uma carteira baseada na web, o que significa manter sua criptografia com uma plataforma online.

Se você pretende investir em criptomoeda em 2022, precisará de uma carteira. Felizmente, plataformas como o eToro oferecem suas próprias carteiras proprietárias como padrão. Isso é particularmente útil para investidores novatos em criptografia, pois significa que você pode comprar, vender e gerenciar seus tokens por meio de uma única plataforma.

Gerenciando Seu Investimento em Criptomoeda

Antes de começar a construir seu portfólio de criptomoedas, é importante que você conduza sua pesquisa completamente e entenda o que está envolvido na compra e venda de diferentes criptomoedas. No entanto, depois de começar a fazer investimentos, é igualmente importante que você fique de olho nas coisas.

Uma parte importante de aprender como investir em criptomoeda em 2022 é entender que o mercado de criptomoeda muda rapidamente. Você precisa aprender sobre o projeto específico em que investe e como eles podem ser afetados por criptomoedas rivais.

Você também precisará ficar atento a quaisquer mudanças regulatórias nas principais economias do mundo. A maioria dos países ainda está descobrindo como lidar com criptomoedas e qualquer nova legislação pode ter um grande impacto no mercado de criptomoedas.

Conforme o tempo passa, você se tornará melhor em detectando tendências – lembre-se de que o mercado de criptomoedas requer atenção constante – independentemente de você estar fazendo HODling ou negociando.

Conclusão

Os próximos doze meses ou mais parecem destinados a ser um período empolgante para a criptomoeda. Houve vários desenvolvimentos ao longo de 2021 que deram uma nova vida à indústria e viram-na crescer a um tamanho sem precedentes. Naturalmente, esse crescimento foi fantástico para quem optou por investir no setor antes do início da corrida recorde de preços no primeiro semestre do ano.

Aprender como investir em criptomoeda em 2022 é o primeiro passo para obter acesso a um dos mercados mais interessantes do mundo. É importante não se apressar nesta etapa. Aproveite o tempo para entender o que os diferentes projetos de criptomoeda fazem, considere seus pontos fortes e fracos e certifique-se de estar ciente de quaisquer rivais em potencial.

Embora seja conhecido por sua volatilidade, o mercado de criptomoedas apresenta uma boa oportunidade de investimento para o futuro e agora é um ótimo momento para se envolver. Ninguém pode dizer com certeza quais criptomoedas explodirão em 2022, mas ao construir um portfólio diversificado e sensato, você estará em boa posição para colher quaisquer recompensas potenciais.

Como acontece com qualquer forma de investimento, nunca se comprometa mais do que pode perder e sempre siga um plano e um orçamento. Nunca fique tentado a fazer investimentos de alto risco na esperança de que eles ofereçam retornos rápidos e sempre garantam que você esteja atualizado com os desenvolvimentos mais recentes do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

28

Por que o Curve (CRV) vai explodir em 2022

bio 46

Rick Hendrick: biografia, família, salário e bens