in

Carteira cripto para iniciantes: qual escolher?

Dizer que investir em criptomoedas pode ser intimidante seria um eufemismo.

Há toneladas de golpes por aí, e até mesmo a melhor sugestão de sua celebridade ou influenciador favorito pode ser um erro desastroso. É por isso que você deve sempre procurar aconselhamento de um consultor financeiro certificado. No entanto, se você está no processo de realizar a devida diligência e educar-se sobre as melhores oportunidades atualmente disponíveis, este artigo lhe dará um ótimo começo.

Então, o
que exatamente é uma boa carteira de criptografia para um iniciante e como você pode identificar criptomoedas adequadas para investir, especialmente após o enorme crash do mercado de 2022 e início de 2023?

O primeiro passo para construir um portfólio no mercado de criptomoedas é entender que o mercado de criptomoedas é sempre volátil. Simplesmente não há uma bala de prata que possa salvar sua carteira. É por isso que a melhor jogada é diversificar suas participações entre vários projetos promissores.

Aqui está um guia passo-a-passo sobre como construir seu portfólio como iniciante.

Defina metas e determine sua tolerância ao risco

Como mencionado, investir em cripto é tudo menos um passeio no parque, dada a volatilidade do mercado.

Ao construir um portfólio de criptomoedas, determinar seus objetivos de investimento e tolerância ao risco é um primeiro passo crítico. Entender seus objetivos de investimento ajudará você a decidir em que tipo de criptomoedas investir e quanto alocar para cada projeto ou moeda. Simplificando, determinar sua tolerância ao risco irá ajudá-lo a decidir quanto risco você está disposto a assumir para a recompensa potencial.

Portanto, você precisa definir metas de investimento considerando sua situação financeira, horizonte de tempo e objetivos gerais de investimento.

Faça a si mesmo perguntas como: Qual é o propósito do meu investimento? Por quanto tempo pretendo manter essa criptomoeda? Estou investindo para ganhos de curto prazo ou crescimento de longo prazo?

Simplificando, estabelecer uma compreensão clara de seus objetivos de investimento ajudará você a escolher as criptomoedas certas para o seu portfólio.

Escolha a proporção certa para investir

Depois de definir sua meta e estar pronto para fazer uma mudança, certifique-se de alocar não mais do que 5% de sua carteira de investimentos total. Isso ajudará você a minimizar o risco potencial de perder todo o seu investimento de uma só vez.

Os investidores de cripto estabelecidos usam vários cenários e técnicas ao escolher as moedas que desejam manter em seu portfólio. No entanto, como iniciante, Bitcoin, Ethereum e moedas alternativas de alto nível (altcoins) formarão uma boa carteira.

Três cenários populares que você pode considerar incluem:

  • 100% BTC
  • 60% BTC, 40% ETH
  • 50% BTC, 40% ETH 10% ALT

Cada um desses cenários tem seus próprios benefícios e riscos exclusivos, e escolher o caminho certo para você dependerá de suas metas de investimento, tolerância ao risco e preferências de complexidade do portfólio.

Easy Street: uma carteira 100% BTC

O cenário 100% BTC é a carteira mais simples e provavelmente mais segura de construir. Se você está apenas molhando os pés no espaço cripto, o Bitcoin é a melhor opção, pois é uma criptomoeda comprovada que abriu o caminho para toda a revolução cripto e blockchain. Quando o mercado de criptomoedas se move, o Bitcoin tende a liderar o caminho.

Este cenário é recomendado para iniciantes que querem começar com o investimento em criptomoedas, mas ainda não estão prontos para se aventurar em altcoins ou mesmo Ethereum. Esta carteira é considerada a menos arriscada, mas oferece potencial para um crescimento constante a longo prazo. No entanto, esse cenário também é o mais limitado, com todos os investimentos focados exclusivamente no Bitcoin.

Os novos 60-40: 60% BTC e 40% ETH

Depois de realizar uma due diligence no Ethereum e pesquisar os fundamentos que fazem do Ethereum um bom investimento, agora você pode examinar esse portfólio com uma alocação de 40% para Ether e 60% para BTC.

Esse cenário é um portfólio um pouco mais complexo. É uma boa jogada para investidores iniciantes que estão dispostos a assumir um pouco mais de risco em troca de retornos potencialmente mais altos.

Desde o seu lançamento, o Ethereum cresceu para se tornar um blockchain crítico para desenvolvedores que procuram construir aplicativos descentralizados, tokens e NFTs. Algum tempo atrás, a demanda pelo blockchain Ethereum disparou tanto que as taxas de transação da rede dispararam.

Ao incluir o Ethereum no portfólio, os investidores podem se beneficiar do potencial de crescimento do Bitcoin e do Ethereum. No entanto, a adição do Ethereum também adiciona complexidade à carteira, pois o Ether é mais volátil do que o Bitcoin.

Diversificação: 50% BTC 40% ETH e 10% ALT

Este cenário é o portfólio mais complexo dos três cenários, e por uma boa razão. Adicionar uma alocação de 10% às altcoins é um movimento arriscado, já que a maioria das altcoins é mais volátil do que o Bitcoin e o Ethereum. Como iniciante, o melhor movimento é escolher altcoins nas 10 principais categorias de moedas com base na capitalização de mercado e no volume de negociação.

Você pode escolher entre altcoins estabelecidas como a Cardano, que vem construindo sua plataforma blockchain desde 2017. No início, o Cardano custava cerca de US $ 0,02 por ADA e rapidamente experimentou um rali de preços para um preço de US $ 1,33 em janeiro de 2018.

Se você tivesse investido US $ 100
em Cardano no momento de seu lançamento em setembro de 2017, você teria sido capaz de comprar cerca de 4.166 ADA a um preço de US $ 0,024 por ADA. E se você tivesse vendido seu ADA a seu preço máximo de US $ 1,33 em janeiro de 2018, seu investimento de US $ 100 teria valido cerca de US $ 5.541, obtendo um ganho de mais de 5.400%.

Outras altcoins que você pode olhar incluem Polkadot, XRP, Solana e Litecoin. No entanto, certifique-se de fazer uma pesquisa completa antes de investir em qualquer uma dessas altcoins.

Conclusão

Para concluir, investir em criptomoedas pode ser um negócio emocionante e potencialmente lucrativo, mas não é isento de riscos. Para se tornar um investidor de criptomoedas bem-sucedido, certifique-se de fazer sua pesquisa, ficar por dentro dos desenvolvimentos do mercado e desenvolver uma estratégia de investimento sólida que se alinhe com seus objetivos de investimento e tolerância ao risco.

Alguns dos principais pontos incluem diversificar seu portfólio com base na tolerância ao risco, definir metas e planos para o seu investimento, manter-se atualizado e realizar pesquisas sobre os projetos em que você está investindo.

Você também pode usar técnicas de investimento comprovadas, como calcular a média do custo do dólar, em vez de investir grandes somas de dinheiro. Isso pode ajudá-lo a gerenciar o risco enquanto aumenta seu portfólio a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels anna nekrashevich 6802049 scaled

Quais são os limites do Postepay Evolution?

FTX Token e1619788180704

O FTX foi construído para falhar?