in

Bitcoin Lightning Network: o que é e como funciona

A Lightning Network é uma rede de pagamento construída em bitcoin. Mais especificamente, é um protocolo, ou conjunto de regras, que pode ser usado para enviar e receber bitcoins quase instantaneamente e com taxas extremamente baixas. A Lightning Network envolve algumas trocas em comparação com o bitcoin, como segurança e facilidade de uso. No entanto, para pequenos pagamentos diários, a Lightning Network oferece uma excelente experiência ao usuário. Este artigo ensinará por que você precisa da Lightning Network, como funciona e como você pode começar a usá-lo em menos de 5 minutos.

Por que precisamos da rede Lightning?

Existem limitações inerentes em um sistema descentralizado como o bitcoin. Uma dessas limitações é a escalabilidade. Toda transação de bitcoin deve ser recebida e validada por cada nó (computador) na rede para garantir que todas as transações sigam as regras do Bitcoin. Isso porque o bitcoin impõe um limite de cerca de 5 transações por segundo. Isso é parte do que torna o bitcoin descentralizado – o fato de que qualquer pessoa pode usar um computador regular para impor as regras do Bitcoin e garantir que todos os outros estejam jogando por essas regras também.

Quando comparamos os limites de transação do Bitcoin
com os da Visa, vemos que o bitcoin tem um longo caminho a percorrer antes de ser capaz de lidar com esses tipos de volumes de transações. A Visa processa mais de 10.000 transações por segundo, milhares de vezes mais do que o bitcoin é capaz. O Bitcoin terá que aumentar significativamente para poder processar a escala de transações da Visa.

Blocos maiores e escalabilidade fora da cadeia

Existem duas soluções de dimensionamento que são frequentemente mencionadas em relação ao bitcoin: blocos maiores e soluções fora da cadeia. O argumento do “grande bloco” afirma que, para aumentar os limites de transação, devemos permitir que os blocos na blockchain contenham mais dados, permitindo assim que mais transações sejam armazenadas em cada bloco. O problema com grandes blocos é que precisaríamos de blocos de 32GB para atingir a escala de transações da Visa. Isso significaria que a cada 10 minutos, 32 GB de dados seriam transmitidos para cada nó bitcoin que teria que validar todas as transações de 32 GB. Para quem quiser armazenar o blockchain, seria necessário 400 TB de espaço de armazenamento por ano. Em vez de executar seus próprios “nódulos completos”, os usuários de bitcoin seriam forçados a confiar em outros para validar suas transações. Isso derrota todo o propósito do bitcoin, que é enviar e receber pagamentos sem precisar confiar em mais ninguém.

Soluções off-chain, por outro lado, contornam o limite de transações do Bitcoin realizando pagamentos sem registrar todos os pagamentos na blockchain. Os pagamentos individuais são rastreados separadamente (fora da cadeia) e, posteriormente, apenas o saldo final é registrado na blockchain. Por exemplo, você pode fazer cinco pagamentos de US $ 10 para uma loja por mês, registrando apenas uma única transação de $50 bitcoin no início do mês.

Canais de pagamento

Um tipo popular de solução de dimensionamento fora da cadeia é chamado de canal de pagamento. Em um canal de pagamento, dois nódulos trocam pagamentos dentro e volta dentro do “canal” entre si. Esses nódulos registram seu saldo em uma transação de bitcoin em cadeia somente depois de decidirem parar de usar o canal.

Você pode pensar em canais de pagamento como cartões de crédito em uma cafeteria: “abra o canal” dando ao barman seu cartão de crédito, “atualize o saldo do canal” quando você comprar outra bebida, e “feche o canal” assim que a conta for liquidada.

A Rede Relâmpago

A Lightning Network é uma grande rede de canais de pagamento. Esses canais de pagamento não dependem da confiança para trabalhar, pois todo usuário sempre tem acesso aos seus fundos.

Os pagamentos da Lightning Network podem ser “roteados” através da rede. Imagine que Alice tem dois canais abertos, um com Bob e outro com Carol. Mesmo que não haja canal entre Bob e Carol, Bob ainda pode pagar Carol encaminhando o pagamento através do nó de Alice. Isso funciona porque Alice tem canais com Bob e Carol.

O roteamento de pagamentos também fornece um nível de privacidade para usuários da Lightning Network. Um pagamento pode ser encaminhado através de muitos nós, mas cada nó ao longo do caminho não sabe de onde o pagamento se originou ou onde está seu destino final.

Escalas de canais da Lightning Network

Normalmente, os canais de pagamento são iniciados por apenas uma das pessoas envolvidas, como Alice abrindo um canal com Bob. Neste caso, apenas Alice controla os fundos no estado inicial do canal. Alice pode optar por enviar parte de seu saldo de canal para Bob como pagamento. Uma vez que ele recebe este pagamento, Bob verifica alguns fundos no canal e agora pode enviar pagamentos para Alice.

Os fundos dentro do canal que você controla são chamados de capacidade de “saída” ou “local”, pois estão no “seu lado” do canal. Os fundos do outro lado do canal são chamados de capacidade de entrada ou “remota”, já que esse é o valor que você pode receber como pagamentos recebidos. O pagamento mais alto que você pode enviar é controlado pela sua capacidade de saída, e o pagamento mais alto que você pode receber é controlado pela sua capacidade de entrada.

Como funcionam os pagamentos da Lightning Network?

A Lightning Network usa um sistema de pagamento baseado em faturas. Se você quiser enviar um pagamento da Lightning Network, você deve primeiro receber uma fatura de quem você está pagando. As faturas de pagamento às vezes têm um valor definido, então você terá que pagar o valor exato. Outras vezes, as faturas serão deixadas em branco e você pode escolher o valor a ser enviado. Se você quiser receber um pagamento da Lightning Network, você precisará criar uma fatura para solicitar o pagamento e fornecer a fatura para a pessoa que lhe paga.

As faturas de pagamento são uma longa série de caracteres que contém todas as informações necessárias para concluir o pagamento. Às vezes, as faturas de pagamento são exibidas como códigos QR e outras vezes são exibidas como uma longa sequência de caracteres como:

LNBC50U1PWSYHX9pp57ppqvzwex3qapu0wn63v06jzxqdtt46qypks4pnexwrr2ansz9msdqcgejhxctzd
9kxjare23jhxap3cqzysxqy2ljqd47a9cdlnj84cy0a0zg7frd8jnera8fen2du6d2g500wzs7mpsmpqe0c
3DDHRrxPehyhj4C9FwJ3cfr5MVYXCYAAQ98FW39JKETL89CQ0J9HY2

Recomendação de portfólio

Antes de recomendar uma carteira, é importante notar que a Lightning Network ainda está no início de seu desenvolvimento. Certifique-se de usá-lo apenas para pequenas quantidades que você se sente confortável potencialmente perdendo. Isso é especialmente verdade enquanto você está aprendendo a usar a Lightning Network.

Nossa carteira recomendada da Lightning Network para iniciantes é a carteira Phoenix da ACINQ. A ACINQ é uma empresa que tem contribuído para o desenvolvimento do protocolo Lightning Network desde a sua criação. Eles projetaram Phoenix para ser extremamente fácil para usuários de todos os níveis. Atualmente está disponível apenas para Android, mas a ACINQ planeja lançar uma versão para iOS até o final de 2020.

A facilidade de uso de Phoenix vem com alguns compromissos. Uma dessas trocas é o fato de que Phoenix só se conectará com os nódulos da Lightning Network que pertencem à ACINQ. Isso significa que os nós do ACINQ devem permanecer on-line para enviar e receber pagamentos. Mesmo assim, a ACINQ nunca verifica seus fundos, e mesmo que seus nós estivessem offline permanentemente, você ainda poderia recuperar os fundos do seu telefone. Outra compensação é o fato de que a ACINQ terá conhecimento de todas as suas atividades de pagamento através de Phoenix, porque tudo passa por seus nós.

Usar a Phoenix é uma ótima maneira de começar com a Lightning Network, pois elimina a necessidade de gerenciar canais ou se preocupar em se conectar ao nó remoto da Lightning Network. Basta instalar o aplicativo em seu dispositivo móvel, gravar um backup de sua frase semente de 24 palavras e você pode começar a usar Lightning Network imediatamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels pixabay 461593

Brave Browser: Um Guia de Iniciantes

pexels worldspectrum 1097946

EMOÇÕES DO MERCADO DE AÇÕES: tudo o que você precisa saber