in

A CFTC está processando a Binance: é hora de encontrar outra bolsa?

A Commodity Futures Trading Commission acusou a Binance de “evasão intencional” da lei de comércio de commodities dos EUA, entre outras supostas violações. Em um mês em que a SEC já ameaçou a Coinbase com uma ação legal, essa última manobra regulatória é um duro golpe para as criptomoedas em geral e para a Binance em particular, com a bolsa enfrentando acusações de alguns crimes muito graves. Isso inclui informações privilegiadas do CEO Changpeng Zhao e tentativas de permitir que clientes sediados nos EUA evitem os requisitos de conformidade.

Ao iniciar sua ação, a CFTC está buscando uma série de punições para a Binance, incluindo “saída, penalidades financeiras civis [e] proibições permanentes de negociação e registro”. Dessa forma, a Binance agora enfrenta uma ameaça potencialmente existencial, com seus clientes já respondendo às notícias das alegações retirando aproximadamente 2 bilhões de dólares em fundos.

Isso significa que a Binance pode falhar? Seus clientes precisam encontrar uma nova plataforma de negociação? Bem, embora alguns de seus clientes aparentemente já tenham chegado a essa conclusão, não é certo que as alegações da CFTC sejam confirmadas no tribunal (neste caso, o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte de Illinois). E mesmo que fossem, uma proibição nos Estados Unidos deixaria a Binance aberta para continuar suas operações no resto do mundo.

A CFTC faz uma lista de supostas violações e delitos da Binance

Nem é preciso dizer que o processo da CFTC no Tribunal Distrital do Distrito Norte de Illinois é uma excelente leitura na hora de dormir (a menos que você seja Changpeng Zhao, é claro). Ele faz as seguintes acusações, o que poderia resultar na punição muito severa da Binance, assumindo que o tribunal decida em favor do regulador.

  • O CEO Changpeng Zhao gerenciou direta ou indiretamente cerca de 300 contas de negociação da Binance, com o objetivo de conduzir atividades de insider trading na bolsa de valores.

  • A Binance aconselhou repetidamente clientes dos EUA (e também seus funcionários) sobre como evitar as verificações de conformidade da CFTC, com a bolsa “nunca tendo sido registrada na CFTC de forma alguma” para prever legalmente a negociação de derivativos baseados em commodities.

  • A bolsa estruturou deliberadamente sua rede de negócios e agências com o objetivo de evitar os requisitos de registro nos Estados Unidos, apesar do fato de 16% de suas contas serem mantidas por clientes que a plataforma identificou como localizados nos Estados Unidos.

  • A Binance ignorou as leis que exigem controles para a prevenção e detecção de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

  • A Binance oculta e ofusca intencionalmente as identidades das entidades de negócios que gerenciam sua plataforma, bem como suas posições.

  • Ela cometeu inúmeras violações do Commodity Exchange Act (CEA), incluindo a busca e aceitação de pedidos de futuros de mercadorias, opções, swaps e transações de varejo de mercadorias, bem como a facilitação de swaps sem ser registrada como uma instalação de execução de swap.

Talvez não seja surpreendente que, para aqueles da própria comunidade de criptomoedas, a acusação sobre abuso de informação privilegiada tenha atraído a maior parte da atenção e a maioria das críticas. Embora para mais do que algumas pessoas, isso não seja realmente uma surpresa.

O que é particularmente prejudicial nas alegações da CFTC é que o regulador de commodities parece ter obtido comunicações internas da Binance, incluindo mensagens de texto e e-mails enviados entre Zhao e vários outros funcionários.

Algumas das mais embaraçosas revelam que a Binance aparentemente estava ciente de que sua plataforma estava sendo usada por terroristas. Por exemplo, o ex-oficial de conformidade da bolsa — Samuel Lim — esteve envolvido em uma conversa em fevereiro de 2019 “sobre transações do Hamas” em sua plataforma, com Lim explicando a seu colega que terroristas geralmente enviam “pequenas somas de dinheiro”, já que “grandes somas constituem lavagem de dinheiro”.

A Binance está com sérios problemas?

Embora tudo isso quase certamente pareça negativo, talvez não seja surpreendente que a própria Binance tenha respondido vigorosamente às ações e acusações da CFTC, com Changpeng Zhao escrevendo um blog no dia em que as alegações foram apresentadas.

Ele o usa para negar as alegações da CFTC, afirmando que a bolsa “não concorda com a caracterização de muitas das questões alegadas na denúncia”. Isso inclui declarações sobre a frouxidão dos controles de KYC e AML e também com relação ao uso de informações privilegiadas, embora também afirme que a bolsa bloqueia “usuários dos EUA por nacionalidade (KYC), IPs (incluindo endpoints de VPN comumente usados fora dos Estados Unidos), operadora móvel, impressões digitais de dispositivos, depósitos e saques bancários, depósitos e saques em blockchain, números de compartimentos de cartão de crédito”.

Obviamente, esta breve postagem no blog não fornece muitas evidências para essas afirmações. Com base em uma rápida leitura dos fatos públicos, é razoável supor que o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte de Illinois acabará por decidir a favor das afirmações da CFTC.

No entanto, isso não significa necessariamente o destino da Binance. Como um pequeno grupo de comentaristas apontou (por exemplo, Matt Levine, colunista da Bloomberg), embora o relatório da CFTC contenha uma grande variedade de declarações e detalhes, as alegações civis reais se resumem a permitir que clientes com sede nos EUA negociem derivativos.

Como tal, a Binance provavelmente enfrentaria duas penalidades: uma multa pesada (incluindo a possível “compensação” das receitas obtidas com as negociações dos EUA) e potencialmente uma “proibição permanente de negociação e registro” (como escreve a CFTC em seu comunicado à imprensa). Essa última punição obviamente significaria a proibição de negociação e registro nos Estados Unidos, o que equivaleria simplesmente a uma confirmação do status quo atual (já que a Binance não está registrada de qualquer maneira para facilitar a negociação nos Estados Unidos).

Em outras palavras, a Binance definitivamente sofrerá um golpe, com a perda de seus (supostos) clientes nos EUA causando uma redução em suas receitas. Mas provavelmente continuará em outras partes do mundo, talvez com mecanismos de triagem mais rigorosos e confiáveis para verificação de clientes, e assim por diante.

Até o mercado parece pensar assim. Embora o bitcoin (BTC) tenha perdido cerca de $1.000 – até $26.800 – em resposta ao lançamento das ações da CFTC, ele se recuperou e agora está cerca de $500 a mais do que era pouco antes da notícia ser divulgada. O BNB da Binance também começou a se recuperar, no momento em que este artigo foi escrito.

Sim, alguns observadores chegaram a dizer inicialmente que a CFTC tem uma “grande chance aqui de derrubar o império Binance” e, sim, alguns clientes retiraram fundos. Mas com a Binance ainda tendo um saldo na cadeia de cerca de $64 bilhões, pode ser necessário mais de um regulador dos EUA para removê-la de sua posição no topo da pirâmide criptográfica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

jievani weerasinghe nhrm1u4gd a unsplash scaled

Quais são as melhores plataformas de negociação online?

soldi scaled

Existe uma maneira legítima de obter retornos de criptomoedas?