No mercado de ações, uma queda de mais de 20% é frequentemente julgada como a marca de uma corrida de ursos. Mas essa definição realmente não se aplica à criptomoeda, pois é tão volátil, os preços podem subir ou cair 20% em questão de dias.
É mais preciso ver um mercado de ursos cripto como um longo período de quedas consistentes de preços. O oposto de um mercado de urso é um mercado em alta – um momento em que os preços estão aumentando e a confiança é alta.
Quedas prolongadas e extremas de preços são algumas das vezes mais difíceis que qualquer investidor pode enfrentar. Especialmente quando os preços das criptomoedas perdem até 50% em questão de meses – como em vários pontos na última década. Mas, infelizmente, os investimentos às vezes diminuem de valor e os mercados de urso são algo com que todos temos que lidar.
Aqui estão quatro movimentos que todo investidor deve fazer quando tudo parece estar no vermelho.
1. Não entre em pânico venda
É extremamente tentador tentar reduzir suas perdas diante de enormes quedas de preços. Mas se você fizer isso, você não vai se beneficiar quando os preços começarem a aumentar novamente. Além disso, vender depois de uma enorme queda voa em face das regras mais antigas de investimento: comprar baixo e vender alto. É certo que isso é mais fácil de dizer do que fazer, pois pode ser difícil cronometrar o mercado. Mas vender com prejuízo vai travar suas perdas.
Respire fundo e lembre-se do porquê você investiu em criptomoedas em primeiro lugar. Talvez você acredite que a tecnologia blockchain pode transformar a maneira como gerenciamos o dinheiro — ou que a Web 3 será a próxima geração da internet. Veja por que os preços caíram, e pergunte a si mesmo se sua tese de investimento original ainda é verdadeira. Se assim for, agora não é hora de vender.
2. Fique de olho no longo prazo
Outra maneira de manter essa última queda de perspectiva é focar em seus objetivos de longo prazo. A criptomoeda é volátil e já vimos quedas como esta antes – e provavelmente vamos vê-los novamente. Mas se você investe com um horizonte de cinco a dez anos, é muito mais fácil de segurar quando os tempos estão turbulentos.
NOSSO MELHOR JOGO DE CRIPTOMOEDAS NÃO É UM TOKEN – EIS POR QUE
Encontramos uma empresa que se posicionou perfeitamente como uma solução de picaretas e pás de longo prazo para o mercado de criptomoedas mais amplo — Bitcoin, Dogecoin e todas as outras. Na verdade, você provavelmente já usou a tecnologia desta empresa nos últimos dias, mesmo que você nunca tenha tido uma conta ou mesmo ouvido falar da empresa antes. É assim que se tornou prevalente.
Inscreva-se hoje no Stock Advisor e tenha acesso ao nosso relatório exclusivo onde você pode obter o furo completo sobre esta empresa e seu lado positivo como um investimento de longo prazo. Saiba mais e comece hoje com um desconto especial para novos membros.
Também ajuda a olhar para o histórico de preços do Bitcoin (BTC). O Bitcoin é a criptomoeda mais antiga e uma olhada em seu gráfico mostra várias quedas significativas de preços. O que é reconfortante é que até agora ele sempre se recupera e passa a atingir novos altos.
3. Use este tempo para pesquisar
Em vez de se concentrar no quanto o mercado caiu, tente usar esse tempo para pesquisar. O tempo gasto aprendendo – seja sobre criptomoedas em geral, ou criptos individuais em particular – nunca é desperdiçado. Se há um setor de criptomoedas que você quer entender melhor, esse é um bom lugar para começar. Ou talvez você queira desenvolver suas habilidades de investimento para que você possa gerenciar o risco de forma diferente no futuro.
Pessoalmente, eu passei este mercado de urso aprendendo mais sobre várias oportunidades de renda passiva. Diante da queda dos preços, acho reconfortante saber que meus ativos cripto estão ganhando retornos anuais de 5% ou mais. Eu tenho algumas moedas apostadas, o que significa que elas contribuem para a segurança geral da rede e pagam retornos constantes. Eu também coloquei uma pequena quantidade do meu portfólio em opções de maior risco, como agricultura de rendimento e piscinas de liquidez.
4. Considere comprar o mergulho
“Compre a queda”, é um grito de protesto nas redes sociais toda vez que os preços caem. E, voltando à lógica de comprar baixo e vender alto que mencionamos anteriormente, pode ser uma boa jogada. Como Warren Buffett disse: “Compre quando houver sangue nas ruas, mesmo que o sangue seja seu.”
Mas não é a opção certa para todos. Para começar, os preços podem cair ainda mais. É por isso que alguns investidores compram quedas em estágios menores – eles podem gastar US $ 100 hoje, e, em seguida, gastar outros US $ 100 na próxima semana se os preços caírem mais. É uma forma de custo em dólar que pode suavizar o impacto de quedas prolongadas de preços.
O maior perigo é que as pessoas se empolgam com a ideia de que a criptomoeda está “à venda”. Como resultado, eles podem gastar dinheiro que não estavam planejando investir em criptomoedas ou dinheiro que precisam para outras metas financeiras. Eles também podem comprar criptomoedas sem fazer sua diligência normal, o que pode prejudicar a longo prazo.
Se você não tem dinheiro de sobra, já tem uma alta exposição a criptomoedas em seu portfólio, ou não tem tempo para pesquisar quais criptomoedas comprar, não tente comprar só porque os preços são baixos. Haverá outros baixos, e talvez da próxima vez você esteja em uma posição melhor para tirar vantagem deles.
Gerenciar riscos é crucial
Os movimentos acima ajudarão você a esperar e potencialmente até mesmo se beneficiar de um mercado de urso. Mas os mercados de urso também são um bom lembrete para gerenciar a quantidade de risco que corremos. Isso significa apenas investir dinheiro que você pode dar ao luxo de perder, então você nunca é forçado a vender em baixa. Também ajuda a garantir que a criptomoeda só compõe uma pequena porcentagem de seus investimentos. Ter uma carteira diversificada significa que se um tipo de ativo tiver um desempenho ruim, não significará desastre financeiro.